Carros novos até R$ 35.000
Up! Take Up! 1.0, a Melhor Compra 2015, escolhida pela QUATRO RODAS, na categoria carros novos até R$ 35.000.
1° Up! Take Up! 1.0 – R$ 32.990
Ao mesmo tempo que os preços aumentaram, o segmento de carros de entrada envelheceu. Apesar de a Chevrolet oficialmente negar, nossas fontes dizem que o Celta deixou de ser fabricado em maio. O Renault Clio já teve seu sucessor apresentado na Índia, o Kwid. Só quem resiste bravamente é o Fiat Palio – e ele deve morrer com a chegada do projeto X1H, no fim de 2016.
Com tantas novidades, o segmento mescla produtos com diferentes níveis de novidade. Bom para o Up!, dono do lugar mais alto do pódio. Com isso, quem herdou o prêmio foi a versão de quatro portas da Take Up!. Por ser o mais básico da linha, ele traz apenas sistema de som, banco do motorista com ajuste de altura e abertura elétrica da tampa traseira.
O Up! não deve seu primeiro lugar apenas ao fato de ser o compacto mais seguro do Brasil, com cinco estrelas no crash test do Latin NCAP. Mas também porque é econômico que ele só. E não apenas em consumo de combustível. Ainda que a Volks insista em exigir revisões a cada seis meses para quem roda pouco e faz as paradas por tempo (e não por quilometragem), a cesta de revisões tem baixo custo – a menor desta categoria. O seguro também é o mais barato do trio. O Up! tem ainda o melhor índice de reparabilidade (11 no Car Group). Mas fique atento no momento da compra, pois na prática ele é o mais caro dos três concorrentes.
| Desvalorização | 10,3% |
| Seguro | R$ 1.523 |
| Rede | 636/92,6 |
| Reparabilidade | 11 |
| Equipamentos | – |
| Amortecedores dianteiros | R$ 596 |
| Pastilhas de freio | R$ 372 |
| Kit de embreagem | R$ 702 |
| Farol esquerdo | R$ 818 |
| Para-choque dianteiro | R$ 671 |
| Retrovisor esquerdo | R$ 208 |
| 10.000 km | R$ 236 |
| 20.000 km | R$ 236 |
| 30.000 km | R$ 466 |
| 40.000 km | R$ 558 |
| 50.000 km | R$ 397 |
| 60.000 km | R$ 650 |
2° Clio Expression – R$ 34.470
Agora o Clio tem ar-condicionado de série. Mas o preço real é um tanto alto para um carro tão obsoleto e mais caro de manter do que o Up!. Mesmo assim, mereceu o louvável segundo lugar, um posto acima do que ele conseguiu em 2014.
O segredo: esqueça o valor de tabela acima. Uma pesquisa na rede autorizada Renault mostra que a realidade é outra. Consultamos diversas concessionárias e o preço médio cobrado foi de R$ 31.000. Ou seja, pode pedir seu desconto de 10%. Além do ar-condicionado, o Clio vem com direção hidráulica, alarme e limpador e desembaçador traseiro. Há ainda travas e vidros (dianteiros) elétricos. Só não esqueça que, mesmo completo, o Clio não oferece sistema de som.
| Desvalorização | 14,2% |
| Seguro | R$ 1.672 |
| Rede | 234/92,9 |
| Reparabilidade | – |
| Equipamentos | AR, DIR, VID |
| Amortecedores dianteiros | R$ 769 |
| Pastilhas de freio | R$ 175 |
| Kit de embreagem | R$ 939 |
| Farol esquerdo | R$ 551 |
| Para-choque dianteiro | R$ 886 |
| Retrovisor esquerdo | R$ 219 |
| 10.000 km | R$ 192 |
| 20.000 km | R$ 429 |
| 30.000 km | R$ 488 |
| 40.000 km | R$ 479 |
| 50.000 km | R$ 355 |
| 60.000 km | R$ 693 |
3° Uno Vivace 1.0 – R$ 30.970
Nosso terceiro colocado conta com uma ampla rede de concessionárias, desvalorização relativamente baixa e um custo de revisões que não é nada absurdo. Por que a lanterna vai para o Fiat Uno Vivace, então? Simples: faltam acessórios. Ele só vem com o que é estritamente necessário. Se airbags e ABS não fossem obrigatórios, nem isso viria no carro.
O Uno é o último fruto de uma safra de automóveis que vinham de fábrica pelados e cobravam por todo e qualquer equipamento extra, uma prática que o Hyundai HB20 tornou obsoleta no segmento de entrada. E não pense em equipá-lo, pois não faz sentido: o valor gasto com opcionais só facilita a revenda, mas não volta para o vendedor.
| Desvalorização | 11,3% |
| Seguro | R$ 1.921 |
| Rede | 600/91 |
| Reparabilidade | 40 |
| Equipamentos | – |
| Amortecedores dianteiros | R$ 509 |
| Pastilhas de freio | R$ 153 |
| Kit de embreagem | R$ 430 |
| Farol esquerdo | R$ 356 |
| Para-choque dianteiro | R$ 583 |
| Retrovisor esquerdo | R$ 155 |
| 10.000 km | R$ 164 |
| 20.000 km | R$ 348 |
| 30.000 km | R$ 516 |
| 40.000 km | R$ 476 |
| 50.000 km | R$ 316 |
| 60.000 km | R$ 1.036 |
Nova Hilux 2027 não é tão nova assim e Toyota se explica
Salão do Automóvel 2025: veja atrações, preço dos ingressos e estacionamento
Honda WR-V 2026 é rápido como um T-Cross e mais confortável que HR-V; veja teste
O que a Ford descobriu após desmontar carros elétricos da Tesla e da Xiaomi







