As melhores picapes médias acima de R$ 300.000 para comprar em 2025
Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

1º – Ford Ranger Limited V6 • R$ 346.600 •
Mais uma Ford Ranger na primeira posição, mas a Limited é tricampeã nesta categoria. O projeto novo, com conforto de rodagem e nível de tecnologia superior, pesa mais que o motor V6 3.0 turbo diesel de 250 cv, que não a faz ser a mais rápida. Não é por acaso que a Ranger vem pouco a pouco se aproximando das vendas da Toyota Hilux, que ainda é líder no mercado brasileiro.
Esta configuração é a Limited de entrada, que não tem piloto automático adaptativo, rodas aro 20, câmeras de visão 360o e quadro de instrumentos digital maior, que custam R$ 20.000 extras e os compradores tradicionais de picapes não costumam escolher.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -3,9% Seguro R$ 6.922 Rede 128 Equipamentos ESP, AB6, ADAS, AUT, EST, MUL, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.802 Pastilhas de freio R$ 1.247 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 4.687 Para-choque dianteiro R$ 8.721 Retrovisor esquerdo R$ 3.158 Total R$ 19.615 |
16.000 km R$ 1.712 32.000 km R$ 2.783 48.000 km R$ 4.054 Total R$ 8.549 |
2º – Mitsubishi Triton KATANA • R$ 335.990 •

Esta é novidade por aqui. Lançada na virada do ano, a Triton representa a nova geração da L200 e, como a Ranger, abriu um espaço frente às concorrentes em termos de conforto e tecnologia. O novo motor 2.4 turbo diesel de 205 cv é muito econômico, mas não faz a Triton ser rápida e algumas peças são caras para um carro montado no Brasil.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -7% Seguro R$ 6.490 Rede 190 Equipamentos ESP, AB7, ACC, ADAS, AUT, EST, MUL, S&S |
Amortecedores dianteiros R$ 1.751 Pastilhas de freio R$ 1.260 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 17.546 Para-choque dianteiro R$ 9.506 Retrovisor esquerdo R$ 8.343 Total R$ 38.408 |
10.000 km R$ 1.379 20.000 km R$ 1.715 30.000 km R$ 1.673 40.000 km R$ 2.095 50.000 km R$ 1.379 60.000 km R$ 2.010 Total R$ 10.251 |
3º – Chevrolet S10 High Country • R$ 334.190 •

A Chevrolet S10 tem chassi antigo, de quase 15 anos atrás, mas melhorou muito nesta atualização. Está mais silenciosa, tem posição de dirigir melhor e o acabamento interno impressiona. O motor 2.8 turbo diesel (207 cv) atualizado e com câmbio de oito marchas faz com que ela só não seja mais rápida que uma Amarok V6.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -6,1% Seguro R$ 6.213 Rede 600 Equipamentos ESP, AB6, ADAS, AUT, EST, MUL |
Amortecedores dianteiros R$ 1.970 Pastilhas de freio R$ 1.653 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 8.744 Para-choque dianteiro R$ 5.877 Retrovisor esquerdo R$ 3.791 Total R$ 22.035 |
10.000 km R$ 848 20.000 km R$ 1.784 30.000 km R$ 1.880 40.000 km R$ 1.812 50.000 km R$ 1.340 60.000 km R$ 2.352 Total R$ 10.016 |
Como ler este guia
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).
REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.