As melhores picapes leves e intermediárias para comprar até R$ 150.000 em 2025
Selecionamos os carros que melhor se equilibram em conteúdo, preço e custos que você precisa considerar antes de ir às compras

1º – Fiat Strada 1.3 Endurance • R$ 111.990 •
Esta é a picape mais vendida do Brasil e, eventualmente, o carro mais vendido do país. Mesmo sendo a versão básica, tem ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo e alívio de peso na tampa da caçamba, mas vem só com a fiação para receber rádio futuramente. É até bem equipada para um carro de trabalho e o motor 1.3 de 107 cv rende melhor que o antigo 1.4 Fire de 86 cv. Esta cabine “Plus” tem algum espaço atrás dos bancos e ainda restam 1.354 l de volume na caçamba, que pode receber 720 kg de carga. A Strada é o típico carro de trabalho resistente, honesto e barato de manter, daí vem o bom histórico que lhe garante tantas vendas.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -4,8% Seguro R$ 2.155 Rede 537 Equipamentos ESP, AB2 |
Amortecedores dianteiros R$ 1.279 Pastilhas de freio R$ 394 Kit de embreagem R$ 1.865 Farol esquerdo R$ 1.630 Para-choque dianteiro R$ 777 Retrovisor esquerdo R$ 502 Total R$ 6.447 |
10.000 km R$ 609 20.000 km R$ 795 30.000 km R$ 626 40.000 km R$ 1.573 50.000 km R$ 660 60.000 km R$ 970 Total R$ 5.233 |
2º – Fiat Strada 1.3 Volcano • R$ 128.990 •

Os elogios à versão com cabine simples se repetem para a cabine dupla, com a diferença que a versão Volcano ainda tem central multimídia, faróis de led (bem caros, por sinal), rodas de liga leve e alguma preocupação com o visual e o acabamento na cabine. É algo esperado, porque esta versão também cai bem como carro de passeio.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -0,4% Seguro R$ 3.842 Rede 537 Equipamentos ESP, MUL, AB4, EST, MUL |
Amortecedores dianteiros R$ 1.235 Pastilhas de freio R$ 394 Kit de embreagem R$ 460 Farol esquerdo R$ 4.427 Para-choque dianteiro R$ 1.499 Retrovisor esquerdo R$ 730 Total R$ 8.745 |
10.000 km R$ 609 20.000 km R$ 795 30.000 km R$ 626 40.000 km R$ 1.573 50.000 km R$ 660 60.000 km R$ 970 Total R$ 5.233 |
3º – Chevrolet Montana 1.2 turbo LT • R$ 145.590 •

A Chevrolet Montana é um pouco maior, equivalente a um SUV compacto, mas ainda não caiu nas graças dos brasileiros. A culpa pode ser dos preços: esta é a versão mais barata com câmbio automático de seis marchas combinado ao motor 1.2 turbo de 141 cv. Os faróis full-led e o para-choque elevam bastante o custo da sua cesta de peças.
BOLSA DE VALORES | PEÇAS | REVISÕES |
Desvalorização -10,2% Seguro R$ 1.882 Rede 600 Equipamentos ESP, MUL, AB6, EST, MUL |
Amortecedores dianteiros R$ 1.668 Pastilhas de freio R$ 1.139 Kit de embreagem R$ 1.795 Farol esquerdo R$ 8.898 Para-choque dianteiro R$ 8.394 Retrovisor esquerdo R$ 1.148 Total R$ 23.042 |
10.000 km R$ 488 20.000 km R$ 1.088 30.000 km R$ 764 40.000 km R$ 1.184 50.000 km R$ 732 60.000 km R$ 1.088 Total R$ 5.344 |
Como ler este guia
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador válido em junho de 2025.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela Mobiauto, a taxa indica quanto um modelo zero-km perdeu valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – O perfil QUATRO RODAS é de homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção e comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Itens de série, indicados pelas siglas ACC (controle de cruzeiro adaptativo), AB (airbag seguido pelo número), ADAS (frenagem de emergência, assistente ou alerta de faixa, alerta de ponto cego, no mínimo dois), AUT (câmbio automático), EST (auxílio de estacionamento, como sensor ou câmera de ré), ESP (controle de estabilidade), MUL (multimídia) e S&S (start-stop).
REVISÕES – Valor das inspeções no plano de manutenção pelo fabricante ou importador considerando todas as revisões necessárias até os 60.000 km. Algumas marcas não estabelecem revisões fixas ou vendem contratos de serviço.