PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um motor consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo?

Sim, consegue. Mas há dois requisitos para que isso possa acontecer

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 14h29 - Publicado em 2 jun 2016, 13h33

Men in Black

Um motor de carro consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo? – Felippe Pellegrino de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Um motor de automóvel à combustão poderia trabalhar sem problema algum nessa posição, a exemplo dos aviões de acrobacia que utilizam motor a pistão, capazes de fazer vôo invertido indefinidamente. Porém há dois requisitos para que isso possa acontecer.

Se o motor trabalhar com carburador, este não pode ser do tipo tradicional, de bóia e cuba de nível constante, mas do tipo de pressão – hoje a injeção eletrônica eliminaria esse problema.

Já a lubrificação deve ser preferencialmente do tipo cárter seco, que simplifica a construção do motor por não ser necessário aplicar defletores no cárter quando este é o próprio reservatório de óleo.

Continua após a publicidade

O tanque também precisaria estar cheio, para que a bomba de combustível possa funcionar mesmo invertida. Justamente por isso, a brincadeira não duraria muito tempo.

Em um automóvel, haveria ainda o problema da refrigeração: motores de aeronaves à pistão capazes de voo invertido geralmente são refrigerados à ar (como os VW e Porsche de antigamente), não água, que depende da gravidade para circular.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.