Um motor consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo?

Sim, consegue. Mas há dois requisitos para que isso possa acontecer

Men in Black

Um motor de carro consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo? – Felippe Pellegrino de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Um motor de automóvel à combustão poderia trabalhar sem problema algum nessa posição, a exemplo dos aviões de acrobacia que utilizam motor a pistão, capazes de fazer vôo invertido indefinidamente. Porém há dois requisitos para que isso possa acontecer.

Se o motor trabalhar com carburador, este não pode ser do tipo tradicional, de bóia e cuba de nível constante, mas do tipo de pressão – hoje a injeção eletrônica eliminaria esse problema.

Já a lubrificação deve ser preferencialmente do tipo cárter seco, que simplifica a construção do motor por não ser necessário aplicar defletores no cárter quando este é o próprio reservatório de óleo.

O tanque também precisaria estar cheio, para que a bomba de combustível possa funcionar mesmo invertida. Justamente por isso, a brincadeira não duraria muito tempo.

Em um automóvel, haveria ainda o problema da refrigeração: motores de aeronaves à pistão capazes de voo invertido geralmente são refrigerados à ar (como os VW e Porsche de antigamente), não água, que depende da gravidade para circular.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s