Clique e assine por apenas 5,90/mês

Um motor consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo?

Sim, consegue. Mas há dois requisitos para que isso possa acontecer

Por Redação - Atualizado em 8 abr 2017, 22h56 - Publicado em 2 jun 2016, 13h33

Men in Black

Um motor de carro consegue funcionar se estiver de cabeça para baixo? – Felippe Pellegrino de Oliveira, Juiz de Fora, MG.

Um motor de automóvel à combustão poderia trabalhar sem problema algum nessa posição, a exemplo dos aviões de acrobacia que utilizam motor a pistão, capazes de fazer vôo invertido indefinidamente. Porém há dois requisitos para que isso possa acontecer.

Se o motor trabalhar com carburador, este não pode ser do tipo tradicional, de bóia e cuba de nível constante, mas do tipo de pressão – hoje a injeção eletrônica eliminaria esse problema.

Já a lubrificação deve ser preferencialmente do tipo cárter seco, que simplifica a construção do motor por não ser necessário aplicar defletores no cárter quando este é o próprio reservatório de óleo.

O tanque também precisaria estar cheio, para que a bomba de combustível possa funcionar mesmo invertida. Justamente por isso, a brincadeira não duraria muito tempo.

Em um automóvel, haveria ainda o problema da refrigeração: motores de aeronaves à pistão capazes de voo invertido geralmente são refrigerados à ar (como os VW e Porsche de antigamente), não água, que depende da gravidade para circular.

Continua após a publicidade
Publicidade