Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Renault Koleos: luxo francês para os emergentes

Produzido na Coréia do Sul, ele será o top de linha da família de SUVs

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 mar 2017, 18h29 - Publicado em 31 out 2016, 11h52
O design da dianteira foi inspirado no sedã Talisman
O design da dianteira foi inspirado no sedã Talisman (divulgação/Renault)

A Renault executa um plano de ampliação de sua gama, que se apoia no conceito SUV para os mercados da América Latina. É nesse contexto que surge o Koleos, mostrado aqui.

No Brasil, o modelo será o topo de uma linha que começará no compacto Kwid (que tem apenas o visual de SUV), Sandero Stepway (aventureiro urbano) e passa por Duster e Captur (que já está sendo vendido no Brasil), antes do Koleos, que deve chegar às lojas no segundo semestre de 2017.

O Koleos é um SUV médio (considerando o Honda HR-V, pequeno, e o Audi Q7, grande). Com 4,67 metros de comprimento, ele tem o porte do Hyundai Santa Fe, que será um de seus rivais em nosso mercado.

Continua após a publicidade
Plataforma é a mesma do Nissan X-Trail atual
Plataforma é a mesma do Nissan X-Trail atual (divulgação/Renault)

A Renault ainda não definiu versões, conteúdos e preços. Mas é possível esperar pelo menos duas configurações no Brasil. As duas serão equipadas com o mesmo motor 2.0 de 175 cv (movido a gasolina – o flex está em estudos, segundo a fábrica), câmbio automático CVT com sete marchas predefinidas e 4×4 sob demanda, mas com pacotes de equipamentos diferentes. Os preços ficariam entre R$ 140.000 e R$ 170.000.

A versão mostrada aqui é a mais completa, que tem entre os itens de série faróis full led, bancos de couro elétricos ventilados e aquecidos, teto solar, seis airbags, sistema de som Bose e central multimídia R-Link 2, a mesma que equipa o Talisman, o sedã mais sofisticado da marca, vendido na França.

Continua após a publicidade
Tablet no centro do console é enorme, mas acabamento poderia ser melhor
Tablet no centro do console é enorme, mas acabamento poderia ser melhor (divulgação/Renault)

Com uma tela de 8,7″, que só perde em tamanho para as dos modelos da Tesla, segundo a Renault, ela é como um tablet com as mesmas funções táteis de zoom, rolagem e arrasto. Além de conexão Bluetooth, comandos de voz e GPS com mapas em 3D, ela permite configurar virtualmente todas as funções do carro, das cores de fundo do painel aos modos de condução.

Plataforma modular

Em nosso contato com o carro, achamos seu visual externo atraente, mas quase exagerado pela quantidade de frisos cromados, vincos, recortes e saliências na carroceria. Por dentro, o estilo é mais discreto.

Continua após a publicidade
Parte central do painel é digital e configurável
Parte central do painel é digital e configurável (divulgação/Renault)

Em relação ao acabamento, ao contrário do que ocorre por fora, poderia haver um pouco mais de sofisticação. E, nesse caso, não estamos falando de adereços mas, especificamente, da qualidade do material na parte baixa do painel, que é nitidamente inferior à da parte de cima. O espaço interno é amplo para cinco ocupantes e o porta-malas conta com 550 litros de capacidade.

Atrás, espaço para três adultos, saídas dedicadas de ar-condiconado e teto solar panorâmico
Atrás, espaço para três adultos, saídas dedicadas de ar-condiconado e teto solar panorâmico (divulgação/Renault)

O test-drive realizado na França incluiu trechos de terra, obstáculos off-road (rampas de 45 graus e inclinação lateral de até 25 graus) e 160 km em estradas. Na terra, sentimos falta de recursos com o ABS off-road e freio de descidas HDC, mas ainda assim o Koleos se saiu bem. Na estrada, o desempenho agradou. O SUV se apoia bem nas rodas, sua direção tem peso adequado e os freios atuam com segurança.

Um dos destaques é o isolamento acústico. As estradas nos arredores de Paris são impecáveis, por isso, a suspensão não precisou se esforçar para filtrar as irregularidades, mas motor e transmissão se mostraram bem silenciosos, assim como a vedação aerodinâmica das portas.

O Koleos é produzido na Coreia do Sul (para a maioria dos mercados) e na China (só para o mercado chinês), sob a plataforma modular CMF C/D, a mesma usada pelos SUV Renault Kadjar e Nissan X-Trail.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

O Koleos será um forte concorrente no segmento. Ele é bonito, espaçoso e, além disso, é dono de motor e câmbio modernos, com equipamentos de última geração.

Ficha Técnica
Motor gas., diant., transv., 4 cil., 2.488 cm3, 16V, 175 cv a 6.000 rpm, 23 mkgf a 4.400 rpm
Câmbio aut, CVT, 7 marchas, 4×4
Suspensão McPherson(diant.) / multilink (tras.)
Freios discos ventilados (diant.), e sólidos (tras.).
Direção elétrica
Rodas e pneus 225/55 R19
Dimensões comp., 467 cm; largura, 185,5 cm; altura, 169,5 cm; entre-eixos, 273 cm; peso, 1.607 kg; tanque, 60 litros; porta-malas, 550 l
Preço (estimado) R$ 170.000
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.