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Impressões ao dirigir: Range Rover Sport SVR

O modelo é o utilitário esportivo mais potente da marca e inaugura a divisão esportiva da empresa britânica

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 27 fev 2017, 15h30 - Publicado em 15 jul 2015, 14h26
O motor é o mesmo do Jaguar F-Type R, um V8 5.0 de 550 cv
O motor é o mesmo do Jaguar F-Type R, um V8 5.0 de 550 cv ()

Se você pedir a uma criança que desenhe um SUV, possivelmente os traços lembrarão um Range Rover Sport. As linhas do modelo são as que mais bem representam a essência da categoria: um veículo grande, espaçoso, elevado e multiuso, feito para ir aonde o dono quiser – daí a alcunha “utilitário esportivo”.

Mas a versão SVR é a menos utilitária de todas. E também a mais esportiva já feita.

Parece que este elefante criado por jaguares não sabe o que é, como a personagem Ellie, do filme A Era do Gelo 2. Sem percepção de seu tamanho, a mamute se comporta como os gambás que a criaram.

De forma semelhante, o Range Rover Sport SVR tem convicção de que é um felino. Vai de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, diz a fábrica, quase o mesmo que seu irmão, o Jaguar F-Type R (4,3 segundos).

Cromados foram substituídos por preto brilhante, mais sinistro
Cromados foram substituídos por preto brilhante, mais sinistro ()
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O parentesco pode não ser óbvio, mas eles dividem o coração: um V8 5.0 de 550 cv. Esse motor tem fôlego para impulsionar os 2 335 kg do monstro com praticamente a mesma agilidade do cupê.

Na pista, o SVR faz jus à genética. Marcou 8min14 em Nürburgring, tempo que lhe permite andar lado a lado com um Mercedes C 63 AMG ou um Porsche Boxster S.

Para transformar o Range Rover Sport em um SUV de corrida, a Land Rover inaugurou a SVO (Special Vehicle Operations), uma divisão criada para concorrer com as preparadoras das marcas premium, como AMG (Mercedes), M (BMW) e RS (Audi).

O Range Rover foi o primeiro a receber o logotipo da SVO
O Range Rover foi o primeiro a receber o logotipo da SVO ()
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Todos os modelos modificados pelo setor receberão o logotipo SVR, atestando a linhagem nobre. E o Range Rover é o primeiro de uma safra esportiva que abrangerá outros modelos, incluindo os Jaguar.

A SVO modificou o acerto do chassi para aumentar a rigidez torcional e trabalhou na suspensão pneumática, visando à redução de rolagem nas curvas. Os freios receberam discos maiores — peças de 15 polegadas na dianteira e pinças de seis pistões fornecidas pela Brembo.

O câmbio automático de oito marchas foi recalibrado para trabalhar com agilidade. Em relação ao Range Rover Sport, a marca divulga que as trocas são 50% mais rápidas. E a caixa é capaz de reconhecer curvas, evitando mudanças dentro delas, situação que poderia desequilibrar a carroceria.

Interior é forrado por couro e fibra de carbono, com painel de instrumentos totalmente digital
Interior é forrado por couro e fibra de carbono, com painel de instrumentos totalmente digital ()
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Além disso, no modo manual, quando o giro do motor chega ao limite de rotação, não há trocas automáticas. Em vez disso, ocorre o corte de giro —como no Jaguar.

Mas a busca pela performance no asfalto não comprometeu a capacidade fora de estrada do veículo. Na lama, o SVR se comporta como um legítimo Land Rover. Com o Terrain Response ajustado para off-road, a suspensão sobe e aumenta o vão livre para 27,2 cm. Assim, esse velocista pode submergir a até 85 cm.

Suspensão a ar eleva o vão livre e encara até lamaçal, se precisar
Suspensão a ar eleva o vão livre e encara até lamaçal, se precisar ()

Em qualquer condição, o motorista não precisa se preocupar com a distribuição de tração entre os eixos. De forma independente, o carro aciona a reduzida e ajusta o regime de tração a cada tipo de piso (lama, pedra, areia ou asfalto). São qualidades comuns aos demais veículos da marca.

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Mas há um comando exclusivo do SVR. Junto ao câmbio, um botão com a gravura de uma saída de escape modifica o som do motor. O recurso incrementa o rugido do mamute, alterando o fluxo de gases de exaustão por meio de um sistema eletromecânico.

O outro dote esportivo está na cabine: os bancos dianteiros e traseiros são do tipo concha. Por isso, os assentos roubam espaço do ocupante do meio. Assim, no Sport SVR, só quatro viajam com conforto.

Bancos concha na frente e na traseira
Bancos concha na frente e na traseira ()

Isso não ocorre no Sport comum, que leva cinco e também não faz feio ao acelerar. Em 2013, QUATRO RODAS cravou 4,9 segundos no 0 a 100 km/h. E com uma ressalva: na época, o V8 5.0 gerava 40 cv a menos.

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Chamativo, o SVR tem cara de mau. Não há cromados. Os faróis de longo alcance nas laterais do parachoque dianteiro deram espaço a uma enorme grade de refrigeração. Os faróis têm máscara negra e as peças plásticas foram cobertas por acabamento preto brilhante, incluindo a inscrição “Range Rover” no capô. Na traseira, o logo da Land Rover dá lugar ao emblema SVR. É um atestado de pedigree. Só falta definir a raça.

VEREDICTO

É o melhor SUV da marca: valente na terra, incrível no asfalto, prazeroso ao volante e muito confortável. Além de oferecer mais exclusividade que um Sport normal.

Motor diant., long., V8, 32V
Cilindrada 4 999 cm³
Diâmetro x curso 92,5 x 93 mm
Potência 550 cv a 6.000 rpm
Torque 69,3 mkgf a 2 500 rpm, supercharger, injeção direta
Câmbio aut. seq., 8 marchas, 4×4
Dimensões comprimento, 485 cm; altura, 184,5 cm; largura, 201,9 cm; entre-eixos, 292,3 cm
Peso 2.335 kg
Tanque 105 litros
Suspensão dianteira braços duplos, molas a ar
Suspensão traseira multilink, molas a ar
Freios discos vent. nas 4 rodas
Direção elétrica
Pneus 275/45 R21
Equipamentos controle de estabilidade ativo, rodas de 21 pol, bancos concha, freios Brembo, couro legítimo
0 a 100 km/h 4,7 s
Velocidade máxima 260 km/h (limite eletrônico)
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