Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

As novas armas da Nissan para o mercado de SUVs

Com o lançamento de dois SUVs e a nova geração da picape Frontier, a marca quer aumentar sua participação no mercado nacional em 2016

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 9 set 2015, 10h33
segredo

Mesmo depois de apresentar o conceito do Kicks no Salão do Automóvel de São Paulo e em outros eventos, como naquele em que o modelo apareceu nas cores da escola de samba carioca do Salgueiro, a Nissan continua afirmando que não existe confirmação do lançamento do SUV, nas ocasiões em que é questionada. A partir de agora, porém, a empresa terá de se render às evidências: seu segredo foi flagrado pelos leitores. A foto abaixo nos foi enviada por Luiz Gustavo Iglesias, de Porto Alegre (RS), enquanto Terêncio Júnior, de Curitiba (PR), escreveu dizendo que “avistou o carro em um posto de gasolina, rodeado de japoneses que também testavam um EcoSport e um HR-V”. O carro em questão ainda não é o Kicks acabado, trata-se de uma mula feita a partir de um Nissan Note hatchback. Para esconder o Kicks sob a lataria do Note, foi necessário emendar a carroceria na dianteira e nos para-lamas.

nissan.png

O Kicks usa a mesma base do Note, só que ele é mais comprido e mais largo. Essa plataforma (denominada V) é compartilhada também por March e Versa, dois modelos que são produzidos pela Nissan em Resende (RJ), de onde sairá o novo utilitário esportivo. Em comum com esses modelos, o Kicks terá ainda o motor 1.6 16V flex de 111 cv.

A Nissan nega, mas o pequeno SUV já tem até data para ser lançado: agosto de 2016. Ele é peça fundamental na estratégia da marca, que pretende conquistar 5% de participação do mercado nacional em 2016. Atualmente, ela tem 2,7% do volume de automóveis e comerciais leves.

Continua após a publicidade
kick22.jpeg

O Kicks não é sua única arma, no entanto. Até o fim de 2015, a Nissan vai lançar outro SUV no Brasil. Será o Qashqai, que virá importado do Japão, provavelmente com motor 1.6 turbo de 163 cv. Ele será o abre-alas da empresa no segmento de utilitários esportivos, preparando a entrada do Kicks na avenida. Além dos SUVs, a Nissan contará também com a nova Frontier. A picape estreia em 2016, na sua terceira geração, apresentada na Tailândia em 2014. Ela será fabricada na Argentina, mas deverá ter motor brasileiro. A Cummins, fornecedora da Nissan em outros mercados, como Estados Unidos e México, não confirma a parceria no Brasil, mas recentemente ampliou sua linha de motores produzidos no país. Entre as novidades há duas opções diesel da família ISF, 2.8 (em cinco configurações, de 109 a 163 cv), que se encaixaria na Frontier, e 3.8 (em três versões de 143 a 167 cv). O câmbio seria automático de oito marchas, da ZF, igual ao que equipa a rival VW Amarok.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.