Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mazda RX-VISION Concept tem visual cativante e motor rotativo

Mostrado em Tóquio, conceitual é visão de futuro da marca japonesa

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 10h15
fabricantes

Muito se falou sobre a novidade que a Mazda preparava para o Salão de Tóquio de 2015. Nesta quarta-feira (28), o mistério foi desfeito e a constatação é de que a espera valeu a pena. O RX-VISION Concept foi apresentado, trazendo um visual bastante interessante e, sob o capô, o motor SKYACTIV-R, com tecnologia rotativa.

Os fãs da Mazda sabem que a montadora é a grande referência quando o assunto é motor rotativo, também chamado de Wankel. Nele, ao invés de peças móveis como pistões, bielas e virabrequins, há apenas um conjunto de rotores. Na prática, é possível obter maior potência com menor deslocamento – o último rotativo da marca, o RX-8, aposentado em 2012, gerava 232 cavalos com apenas 1,3 litro.

mazda-rx-vision-concept-2.jpeg
Continua após a publicidade

Alguns dos modelos mais icônicos da fabricante japonesa, como o RX-7 e o RX-8 (além do carro de competição 787B), eram dotados desse tipo de propulsor. Agora, porém, o conceito foi integrado à tecnologia SKYACTIV, premiada mundialmente por sua eficiência no consumo de combustível (seja a gasolina, seja a diesel). Consumo e emissões, por sinal, sempre foram os pontos fracos dos Wankel.

mazda-rx-vision-concept-3.jpeg

De acordo com o comunicado da Mazda, a montadora jamais parou de desenvolver a tecnologia dos motores rotativos, e o SKYACTIV-R é a prova de que ela tem determinação para se adequar aos desafios das novas tecnologias. Apesar de tudo isso, não foram divulgadas especificações referentes ao bloco que equipa o carro-conceito.

Continua após a publicidade
mazda-rx-vision-concept-4.jpeg

Sobre o protótipo em si, é tratado como uma visão de futuro do design dos modelos esportivos com tração traseira da Mazda, com perspectiva efetiva de que se torne realidade. Sem se alongar, o comunicado menciona que a linguagem KODO, já utilizada na linha atual da marca, foi aplicada ao carro-conceito, o que inclui uma grade frontal generosa, capô ventilado, entradas de ar nos para-lamas, difusor traseiro e ponteira dupla de escapamento.

VEJA MAIS– Mazda trabalha em novo motor rotativo– Mazda Skyactiv ganha prêmio Green Car Vision

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.