Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Mazda RX-VISION Concept tem visual cativante e motor rotativo

Mostrado em Tóquio, conceitual é visão de futuro da marca japonesa

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 10h15
fabricantes

Muito se falou sobre a novidade que a Mazda preparava para o Salão de Tóquio de 2015. Nesta quarta-feira (28), o mistério foi desfeito e a constatação é de que a espera valeu a pena. O RX-VISION Concept foi apresentado, trazendo um visual bastante interessante e, sob o capô, o motor SKYACTIV-R, com tecnologia rotativa.

Os fãs da Mazda sabem que a montadora é a grande referência quando o assunto é motor rotativo, também chamado de Wankel. Nele, ao invés de peças móveis como pistões, bielas e virabrequins, há apenas um conjunto de rotores. Na prática, é possível obter maior potência com menor deslocamento – o último rotativo da marca, o RX-8, aposentado em 2012, gerava 232 cavalos com apenas 1,3 litro.

mazda-rx-vision-concept-2.jpeg

Alguns dos modelos mais icônicos da fabricante japonesa, como o RX-7 e o RX-8 (além do carro de competição 787B), eram dotados desse tipo de propulsor. Agora, porém, o conceito foi integrado à tecnologia SKYACTIV, premiada mundialmente por sua eficiência no consumo de combustível (seja a gasolina, seja a diesel). Consumo e emissões, por sinal, sempre foram os pontos fracos dos Wankel.

Continua após a publicidade
mazda-rx-vision-concept-3.jpeg

De acordo com o comunicado da Mazda, a montadora jamais parou de desenvolver a tecnologia dos motores rotativos, e o SKYACTIV-R é a prova de que ela tem determinação para se adequar aos desafios das novas tecnologias. Apesar de tudo isso, não foram divulgadas especificações referentes ao bloco que equipa o carro-conceito.

mazda-rx-vision-concept-4.jpeg
Continua após a publicidade

Sobre o protótipo em si, é tratado como uma visão de futuro do design dos modelos esportivos com tração traseira da Mazda, com perspectiva efetiva de que se torne realidade. Sem se alongar, o comunicado menciona que a linguagem KODO, já utilizada na linha atual da marca, foi aplicada ao carro-conceito, o que inclui uma grade frontal generosa, capô ventilado, entradas de ar nos para-lamas, difusor traseiro e ponteira dupla de escapamento.

VEJA MAIS– Mazda trabalha em novo motor rotativo– Mazda Skyactiv ganha prêmio Green Car Vision

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.