Financiamento balão: a compra que vira recompra
O financiamento que facilita a troca de carro a cada dois ou três anos ganha força
Inaugurado no fim de 2014, o plano de financiamento balão é comum entre marcas premium como Audi (Audi Pass), BMW (Sign & Go), Mercedes (Flexibility), Jaguar e Land Rover (Access). Mas agora ganha a participação de marcas mais generalistas como Nissan (Nissan Replay) e Volkswagen (Sempre Novo). A Chevrolet, que não adota nome específico, e a Hyundai (Compra Certa) já estavam disponíveis.
Na prática, o plano funciona da seguinte maneira: o comprador dá uma entrada (de 10% a 30%) e paga o saldo em 24 ou 36 parcelas (o caso da Nissan e Volkswagen). A última corresponde de 40% a 50% do valor do veículo, que é a parcela balão.
O que deve estar passando pela sua cabeça é: mas vale a pena deixar um valor tão alto para o final? Caso sua intenção seja trocar de carro em um curto período, vale sim. A parcela balão não precisa ser quitada em dinheiro. O que entra como pagamento é o valor do veículo usado. Parte do dinheiro da venda quita o financiamento e a sobra serve para dar entrada em outro modelo zero-quilômetro (veja quadro abaixo). “Para quem quer trocar de automóvel em um curto período, esse tipo de plano é vantajoso, principalmente por ter uma parcela mais acessível”, diz o consultor Paulo Garbossa.
LEIA MAIS:
>> As armadilhas dos vendedores de carros novos
>> Como gastar menos com o seguro do carro
>> Sete pecados prejudiciais para seu carro
Foi a escolha da assistente financeira Eline de Alencar. “Dei 30% de entrada em um Versa e vou pagar uma parcela R$ 150 mais barata do que em um financiamento tradicional”, conta Eline, que pretende comprar outro zero-quilômetro da mesma marca ao fim do contrato.
O problema desse tipo de financiamento é que ele cobra fidelidade para trazer vantagens. Caso o comprador desista de trocar de carro ou resolva trocar de marca ao fim do financiamento, ele terá que quitar a parcela balão – a marca não irá receber o veículo usado como forma de pagamento.
Sentra | Gol 1.0 | HB20 1.0 | A3 Sedan | C 180 Avantgarde | |
---|---|---|---|---|---|
Preço | R$ 69.990 | R$ 42.690 | R$ 40.545 | R$ 106.990 | R$ 147.900 |
Entrada | R$ 20.997 | R$ 12.807 | R$ 16.218 | R$ 30.000 | R$ 61.462 |
Parcelas | 36 x R$ 1.206 | 36 x R$ 856 | 23 x R$ 647 | 23 x R$ 2.053 | 23 x R$ 2.369 |
Parcela final (balão) | R$ 24.123 | R$ 12.807 | R$ 16.368 | R$ 53.495 | R$ 31.951 |
Valor do usado | R$ 50.533 | R$ 35.048 | R$ 36.004 | R$ 90.407 | R$ 121.131 |
Sobra p/ usar no carro 0 km | R$ 26.410 | R$ 22.241 | R$ 19.636 | R$ 36.912 | R$ 89.180 |