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Dicas milionárias para você conservar seu carro

Quem melhor para ensinar você a cuidar do carro do que Irv Gordon, que rodou com seu Volvo 1966 mais de 5.000.000 km?

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 16 ago 2021, 00h54 - Publicado em 11 dez 2015, 21h28
Irv Gordon
(Reprodução/Internet)

Cuidar da manutenção do seu carro para ele parecer sempre novo é questão de carinho. É assim que se pode resumir as dicas que pegamos com Irv Gordon, um professor de ciências americano aposentado que ficou conhecido no mundo inteiro por ser o dono de um belo Volvo P1800 1966 que já rodou mais de 4,8 milhões de quilômetros.

Se pudesse voar, o cupê sueco teria ido à Lua e voltado seis vezes com essa quilometragem. Ele conta agora os segredos que para deixar seu automóvel com fôlego de novo por muitos e muitos anos.

1. Motor

“Sigo as recomendações do manual e parece ter dado certo até agora”, diz Gordon, brincando. Além do óleo, ele sempre troca o filtro junto. Antes de dirigir, o americano deixa o motor esquentar por cerca de 2 minutos antes de sair.

Em carros modernos, não existe a mesma exigência, mas a recomendação de especialistas é que só se force o motor, com acelerações mais vigorosas, após a temperatura ideal de trabalho ter sido atingida. Ou seja, vale esperar os 2 minutos. “No inverno, espero até um pouco mais para que o fluido da transmissão também se aqueça.”

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Para checar os nível de óleo, água do radiador e de outros fluidos, Gordon tem diferentes recomendações, dependendo do veículo. “Se for antigo, como o meu P1800, o óleo desce rapidamente para o cárter, então não faz muita diferença checar em casa ou no posto. Se for um motor moderno, como o do C70 que a Volvo me deu em 2002, o lubrificante demora mais de 2 horas para drenar até o nível mais baixo. Neste caso, há o risco de colocar óleo demais se não deixar o carro parado por todo esse tempo antes de checar o nível.”

2. Carroceria

“Meu Volvo ficou na rua pelos últimos 47 anos”, diz Gordon, que mora a dois quarteirões do Oceano Pacífico. Para protegê-lo da maresia, ele próprio lava e encera o veículo.

“Faço isso regularmente. Lavo a parte inferior com água quente para manter os buracos de drenagem da carroceria livres de areia e outros detritos. Sempre lavo à mão, pois assim posso ver algum problema na pintura ou lataria antes que ele se agrave.”

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Vermelho, seu cupê mantém a pintura original até hoje. O segredo, segundo Gordon, é apenas água, sabão e cera. “Ele é constantemente lavado e encerado. Assim, o sol não tem chance de oxidar a pintura ou estragar o verniz.”

3. Vidros

Gordon não toma nenhum cuidado específico para preservar palhetas ou os vidros, a não ser um: “Eu uso um líquido repelente de água nos vidros. Assim eu raramente preciso ligar os limpadores. Minhas palhetas, sempre compradas em concessionária, parecem durar por muitos anos.”

O para-brisa não tem a mesma sorte. “Como eu viajo muito, tenho de trocá-lo a cada dois ou três anos devido a pedriscos e tempestades de areia no oeste dos Estados Unidos.”

Irv Gordon
(Reprodução/Internet)

4. Abastecimento

Como vive nos EUA, Gordon tem uma sorte que não temos: ele mesmo pode abastecer. “Sempre encho o tanque, para não ficar parando no posto mais que o necessário, e nunca deixo alguém fazer por mim. A maior parte dos frentistas arranha a área em torno do bocal.”

No nosso caso, a dica é ficar pertinho do frentista enquanto ele abastece – e pedir para deixar que a bomba pare sozinha. O risco de encher até a boca é entupir o cânister, um filtro que recebe os gases de evaporação do tanque.

Quando se enche o tanque até a boca, entra combustível na tubulação que vai até o cânister, o que o inutiliza. Sem falar do perigo de transbordar e afetar a pintura. Nesse caso, lave na hora com água e sabão.

5. Interior

Irv Gordon tem uma regra de ouro: ninguém come ou bebe nada em seus veículos. Ninguém. “A maioria das pessoas é descuidada quando se alimenta. Bebida derramada e comida apodrecendo tornariam o tempo que eu passo no carro insuportável. Se meus passageiros tiverem fome ou sede, terei prazer em parar no restaurante mais próximo.”

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Os bancos do P1800 são de couro, mas aqui Gordon não tem um cuidado especial. “Não faço nada de diferente para mantê-los. Tive de mudar o revestimento de couro desde que eu tenho o carro devido ao sol, que ressecou o couro ao ponto de rachar. Os bancos foram trocados há 15 anos e, desde então, continuam em excelente condição.”

Se você não é muito chegado a reformas, vaselina líquida ou algum hidratante de couro, que pode ser comprado em lojas de artigos de couro, ajudam a preservá-lo.

6. Condução

O grande segredo para o carro durar mais, segundo Gordon, é o jeito de guiar. “Eu sempre tento dirigir da forma mais suave possível. A razão de as pessoas enjoarem no carro normalmente se deve ao cara que acelera e freia rápido demais, várias vezes. Os mesmos motoristas que aceleram muito têm de frear na mesma medida.

A conta desses hábitos ruins de condução vem no desgaste de motor, câmbio e suspensão. Isso sempre exige troca de peças prematuramente.”

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O americano tem a receita certa para a durabilidade. Segundo ele, seu pai o ensinou a dirigir como se houvesse um copo de água sobre o painel. O desafio era não derramar nada. “Sempre tento trocar as marchas e acelerar de um modo que pareça que meu automóvel é automático. Isso ajuda as peças a durarem milhões de quilômetros, exige menos tempo de oficina e permite que eu tenha mais tempo com ele na estrada.”

QUEM FOI IRV GORDON?

Gordon ficou famoso ao entrar para o Guinness Book por se tornar o proprietário que mais rodou com o mesmo automóvel. O americano estabeceleu o recorde em 1998, com 1,69 milhão de milhas (2.700.000 km), e marca não parou de crescer até sua morte, em 2018, quando o P1800 já havia percorrido mais de 5,15 milhões de km.

O motor sempre foi o mesmo, mas foi refeito quando já beirava os 1.100.000 km

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