Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Veja como manter o carro em dia para as férias

Vai viajar? Confira os cuidados para não passar aperto no caminho

Por Abril Branded Content Atualizado em 22 nov 2019, 18h07 - Publicado em 22 nov 2019, 17h28

Chega o verão e, com ele, festas de fim de ano, férias escolares e muitas oportunidades para colocar o carro na estrada. Não é à toa que, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, neste período há aumento no fluxo de veículos em praticamente todas as rodovias e regiões do Brasil.

Seja para trajetos mais longos ou mesmo para aquele bate-volta para aproveitar um fim de semana de sol, viagens de carro exigem cuidados especiais. Além das revisões em dia, vale a pena programar um check-up específico para as exigências da jornada. Veja:

Freios e pneus

Por conta das velocidades mais altas e de situações como trechos de serra, a demanda dos freios é maior em estradas do que dentro da cidade. Por isso, verifique o estado de pastilhas e discos. No manual do carro, confira a calibragem dos pneus indicada para ocupação máxima do veículo e revise o estado de todos – inclusive o estepe. Busque por desgaste excessivo e bolhas, por exemplo. O tread wear indicator (TWI), uma pequena elevação de borracha localizada no sulco do pneu, é um bom indicador para ficar de olho. Se a superfície da banda de rodagem estiver no mesmo nível do TWI, é hora de trocar o pneu.

Para garantir uma viagem tranquila e segura, vale um check-up dos sistemas mais importantes e, se necessária, a realização da troca de peças e fluidos. No caso dos pneus, fique de olho no nível das ranhuras em relação ao TWI (destacado acima) Volkswagen/Divulgação

Alinhamento e balanceamento

Estradas de terra e esburacadas podem comprometer o alinhamento e até amassar as rodas do veículo, influenciando diretamente sua estabilidade e aumentando o risco de acidentes. Como medida preventiva, verifique constantemente se está tudo em ordem e evite surpresas.

Fluidos, vidros e elétrica

Confira o estado do óleo do motor e dos fluidos de freios, embreagem, direção hidráulica e do limpador do para-brisa. Caso seja necessário trocar os líquidos, utilize apenas os produtos originais indicados pela montadora – não vale a pena correr o risco com fluidos de origem duvidosa. Cheque o desgaste das palhetas do limpador do para-brisa e o funcionamento de faróis, luzes de freio, setas e pisca-alerta. Com a segurança do veículo em dia, a tranquilidade para a viagem fica garantida.

Revisão premiada

As concessionárias Volkswagen dispõem de mão de obra qualificada e utilizam apenas peças originais. Além disso, a promoção Oficina de Clássicos oferece um benefício especial para os apaixonados por carros: a cada 600 reais em serviços, o cliente ganha na hora um kit com dois pratos colecionáveis, decorados com ilustrações de modelos clássicos da montadora. Além disso, ele ainda concorre a 12 bicicletas dobráveis Volkswagen e um Virtus zero-quilômetro. Fique de olho e aproveite: a promoção vale de 1º de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020.

Seguindo essas dicas, você estará preparado para curtir sua viagem com tranquilidade e segurança. E, sempre que precisar, há uma concessionária Volkswagen perto de você: são quase 500 espalhadas por todo o Brasil. Pronto para partir?

Estúdio ABC/Abril Branded Content
Continua após a publicidade
Publicidade