Rali dos Sertões mais difícil da história começa nesta semana
Na 30ª edição, o rali deste ano será o mais longo da história e QUATRO RODAS acompanhará a competição in loco
Dia 27 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná, será dada a largada para a 30a edição do Rally dos Sertões, a maior competição off-road do Brasil e que este ano terá o percurso mais longo de todos os tempos, se consagrando como o maior rali do mundo, em trechos cronometrados.
O Sertões vai percorrer 7.216 km, dos quais 4.811 serão cobertos em provas especiais. Haverá oito etapas especiais, sendo uma delas a mais longa de todas já disputadas pelos competidores do rali, com extensão de 601 km.
A equipe de Quatro Rodas acompanhará o Rali dos Sertões 2022 e você poderá conferir os bastidores, as curiosidades e até os perrengues em todas as redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, Facebook). todos os dias, do início ao final da competição. Não perca!
Até então, a maior especial dos Sertões teve 535 km. Aconteceu na edição de 2019, no Jalapão, no estado do Tocantins. O deserto do Jalapão, aliás, é um velho conhecido dos corredores, uma vez que o rali passou por lá outras vezes.
Mas, segundo a Dunas Race, organizadora do Sertões, este ano, além de revisitar alguns trechos já percorridos no passado, os corredores serão surpreendidos por trilhas inéditas.
O roteiro de 15 dias – 14 de competição e um de descanso – vai terminar no dia 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará, passando por 14 cidades, em oito estados (Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará), espalhados pelas cinco regiões do país.
Como em anos anteriores, a prova será disputada por corredores de quatro categorias, de acordo com o tipo de veículo: carro, moto, quadriciclo e UTV (Utility Task Vehicle, ou veículo utilitário multitarefas).
Este ano, a expedição homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada no dia 7 de setembro de 1822.
A caravana vai cruzar o país de um extremo a outro, passando por maravilhas naturais como a Ilha do Bananal (TO), considerada a maior ilha fluvial do mundo; e os Cânions do Viana (PI), um conjunto de centenas de formações rochosas existentes há milhões de anos; além das Cataratas do Iguaçu e da praia de Salinópolis.
Sem competir, aventureiros de plantão podem literalmente acompanhar o rali ou trechos dele, visitando esses lugares, por meio de pacotes turísticos oferecidos por operadoras credenciadas (veja em https://www.sertoes.com).
Como de costume, a organização do Sertões promove ações para beneficiar as cidades por onde passa oferecendo equipes para fazer consultas médicas da população, cursos para os empreendedores locais e atividades com as crianças nas escolas.