Conheça o NX 300h, SUV híbrido de luxo da Lexus

Atualização de modelo da linha mais vendida da montadora japonesa no Brasil conta com três versões e sistema que combina dois motores

Para a Lexus, divisão de luxo da Toyota, o futuro é híbrido – e está cada vez mais próximo.

Comprometida em se tornar a primeira montadora no Brasil a ter um catálogo 100% composto por modelos que combinam motores a combustão e elétricos, a Lexus deu um enorme passo em direção a esse objetivo no segundo semestre de 2018, ao trazer para o país seu primeiro SUV compacto híbrido, o NX 300h.

A linha NX, que desembarcou por aqui pela primeira vez em 2015, é o maior sucesso da Lexus em terras brasileiras, representando mais de 50% das vendas nacionais da marca.

Presente nas três versões à venda – Dynamic, Luxury e F SPORT ­–, o sistema Lexus Hybrid Drive traz um motor a combustão de quatro cilindros e 16 V movido a gasolina e um propulsor elétrico síncrono de ímã permanente, que funciona em conjunto a uma bateria híbrida de níquel.

A composição de um motor à combustão e um propulsor elétrico entregam 194 cv de potência. Um segundo motor elétrico, traseiro, faz parte do sistema de tração AWD

A composição de um motor à combustão e um propulsor elétrico entregam 194 cv de potência. Um segundo motor elétrico, traseiro, faz parte do sistema de tração AWD (Lexus/Divulgação)

Juntos, motor e propulsor entregam potência combinada de 194 cv. O sistema é capaz de acionar um ou outro (e combinar os dois quando necessário) para entregar a potência ideal de acordo com o modo de condução do motorista.

Além disso, um segundo motor elétrico traseiro compõe o sistema de tração All-Wheel Drive. O AWD é acionado automaticamente em situações específicas, direcionando força para duas ou quatro rodas de acordo com a necessidade do momento.

Com o sistema híbrido em ação, a emissão de CO2 diminui em 26% e a redução do consumo de combustível dentro da cidade chega a 52%, segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro – um salto de eficiência em relação ao modelo equipado apenas com o motor a gasolina.

Outro benefício dessa motorização é a possibilidade de escolha entre quatro modos de direção: Normal, Eco (prioriza a economia de combustível), Sport (para uma condução mais ágil), que já existiam na versão anterior, e o novo modo EV, que aciona apenas o motor elétrico e é ideal para trajetos curtos e de baixa velocidade.

Quem optar pelo F SPORT terá ainda o modo SPORT+ à disposição para uma sensação maior de esportividade.

Econômico, sim, luxuoso também

Se por dentro o novo NX 300h segue a tendência global da Lexus de veículos híbridos, por fora o SUV compacto segue outra distinção da marca japonesa: o luxo em todos os detalhes.

As linhas marcantes do modelo anterior se tornaram ainda mais agressivas. Junto com os vincos laterais, os para-choques redesenhados acentuam a ideia de “diamante esculpido”.

Na dianteira, os faróis full LED são acompanhados pela grade tipo spindle nas versões Dynamic e Luxury. Já o F SPORT traz grade em formato de colmeia. Essa configuração, mais esportiva, também traz as rodas 18 polegadas finalizadas em tons de preto e prata. Outra exclusividade dessa configuração é o teto solar panorâmico de 1,1 metro.

A versão F SPORT tem design diferenciado: na dianteira, notam-se a grade em formato de colmeia e as rodas em preto e prata

A versão F SPORT tem design diferenciado: na dianteira, notam-se a grade em formato de colmeia e as rodas em preto e prata (Lexus/Divulgação)

O interior do NX 300h, por sua vez, é marcado pelo espaço interno: são 962 milímetros de distância entre os bancos dianteiros e traseiros – conforto garantido mesmo com o carro cheio.

O sistema multimídia é ancorado pela tela LCD de 8 polegadas na versão Dynamic e 10,3 polegadas nas variantes Luxury e F SPORT. Essa última é equipada ainda com head-up display, que apresenta no para-brisas, em projeção 3D, informações sobre velocidade, áudio, navegação GPS, indicador de direção ECO e força G, além de carregador sem fio para smartphones. No quesito segurança, o destaque fica para a coleção de oito airbags, presente em todas as versões.

Com o NX 300h, a Lexus reforça sua presença no mercado de luxo brasileiro com uma combinação de eficiência, design e tecnologia. As três versões já estão disponíveis na rede Lexus, com preços a partir de 219 990 reais.