Com X80, Lifan é primeira chinesa com SUV de luxo no Brasil

Modelo traz pacote de equipamentos de série, porte avantajado – leva até sete pessoas – e preço competitivo para o segmento

Quinta maior marca em volume de vendas de importados no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), a Lifan está pronta para voos mais altos – e, no caminho, desmitificar a ideia de que carros chineses não podem competir com os melhores.

Em 2018, tornou-se a primeira chinesa a lançar um SUV premium no mercado nacional, o X80.

Por 129 777 reais, o modelo chega quebrando preconceitos e trazendo alta qualidade, luxo e um pacote de equipamentos de série superior ao de outros modelos do segmento.

Com linhas esportivas e perfil robusto, o modelo de grandes proporções – 4,82 metros de comprimento, 2,79 metros de entre-eixos, 1,93 metro de largura e 1,76 metro de altura – permite acomodar até sete ocupantes.

Robusto, modelo tem espaço para até sete ocupantes

Robusto, modelo tem espaço para até sete ocupantes (Lifan/Divulgação)

O assoalho totalmente plano na segunda e terceira fileiras de bancos proporciona amplo espaço para adultos em todas as posições.

No conjunto mecânico, destaque para o motor 2.0 turbo com injeção direta – exclusividade em um modelo chinês –, com potência de 184 cv a 5 000 rpm e 28,6 kgfm de torque entre 1 600 e 3 600 rpm. Por sua vez, o câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas sequenciais pela alavanca e tração dianteira.

A direção com sistema elétrico oferece leveza em manobras de estacionamento e mais firmeza em altas velocidades, proporcionando uma condução confortável e, ao mesmo tempo, dinâmica.

O grande destaque do SUV fica por conta da lista de itens de tecnologia e conforto que vêm de fábrica – estratégia utilizada justamente para diferenciar o X80 de seus concorrentes.

Entre eles estão quadro de instrumentos digital, freio de estacionamento eletrônico, volante com ajuste de profundidade, retrovisor eletrocrômico e rodas liga leve aro 19 polegadas.

O SUV ainda traz bancos dianteiros com ajuste elétrico, teto solar, chave com sensor de aproximação e revestimento de couro ecológico nos bancos e painéis de porta, equipamentos não encontrados em veículos da mesma faixa de preço.

Lista de itens de série, como central multimídia e ar-condicionado digital, é o grande destaque do X80

Lista de itens de série, como central multimídia e ar-condicionado digital, é o grande destaque do X80 (Lifan/Divulgação)

O ar-condicionado digital é outro diferencial do Lifan e merece um capítulo à parte. Automático, oferece regulagem individual por zonas, sendo uma na frente e outra para a parte de trás do veículo, onde as saídas são posicionadas no teto, tanto para a segunda quanto para a terceira fileira de assentos.

A central multimídia tem display de 8 polegadas sensível ao toque, compatível com Apple CarPlay e Android MirrorLink, e espelhamento de tela, além de seis alto-falantes.

Para completar, a Lifan equipou o X80 com um pacote completo de segurança, incluindo seis airbags (frontais e laterais, abrangendo as três fileiras de bancos), Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, cintos de segurança de três pontos e controles de tração e estabilidade, freio de emergência (EBA) e assistente de partida em rampa.

A extensa lista de equipamentos do X80, em conjunto com o motor inédito para modelos chineses, indica a evolução nítida dos veículos da montadora chinesa.