Com novo M5, BMW apresenta o estado da arte da performance

A sexta geração do esportivo estreia o novo sistema M xDrive de tração integral, voltado para máximo desempenho

A nova geração do BMW M5, o modelo mais avançado da divisão de alta performance da BMW, já desembarcou no Brasil. O modelo foi inteiramente reprojetado em relação ao Série 5, que lhe serve de base, visando a mais elevada e refinada performance.

Como manda a tradição da BMW M, o cerne do novo modelo está no desempenho do motor. O coração desse velocista é a nova versão V8 de 4,4 litros, com 600 cavalos de potência (entre 5 600 e 6 700 rpm), que oferece 40 cv a mais que o M5 anterior.

O ganho é fruto do desenvolvimento, entre outras coisas, de novos turbos, sistema de injeção de ar resfriado de alta eficiência e bomba de óleo controlada eletronicamente.

Os engenheiros também aumentaram a pressão da injeção de combustível, visando principalmente ao incremento do torque, que chegou a 750 Nm de pico (70 Nm adicionais) entre 1 800 e 5 600 rpm.

Novo motor V8 oferece 40 cv a mais do que a versão anterior

Novo motor V8 oferece 40 cv a mais do que a versão anterior (BMW/Divulgação)

Essa ampla faixa representa força a qualquer momento, com respostas vigorosas que se refletem em uma condução ainda mais prazerosa e dinâmica.

O motor tem três configurações disponíveis: Efficient (privilegia a eficiência energética), Sport e Sport Plus. O novo M5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos – e atinge os 200 km/h em 11,1 segundos.

Embora a velocidade máxima seja limitada eletronicamente a 250 km/h, ela pode chegar aos 305 km/h com o pacote M Driver. Além da velocidade final, ele oferece aos donos de automóveis M comprados até o fim de 2018 um curso de pilotagem BMW para usufruir todo o potencial do veículo.

Tração nas quatro rodas

A sexta geração do M5 marca a estreia do sistema M xDrive de tração integral de alta performance.

A caixa de transferência usa embreagem multidisco e permite que a distribuição do torque vá de 50% para os dois eixos a até 100% para o traseiro. O motorista tem cinco configurações disponíveis, baseadas na combinação entre os modos do xDrive (4WD, 4WD Sport, 2WD) e o controle dinâmico de estabilidade (DSC ativo, MDM – nível intermediário – e DSC desligado).

No ajuste básico (4WD e DSC ligado), o sistema permite apenas um escorregamento limitado das rodas nas saídas de curvas. Já no modo M Dynamic (MDM e 4WD Sport), o xDrive permite a realização de drifts controlados.

Há ainda três opções com o DSC desligado, indicadas para o uso em pista fechada e que aumentam a proporção da força no eixo traseiro até 100%, permitindo a pilotagem dinâmica em sua forma mais pura.

Sistema permite combinar modos de distribuição de tração e controle de estabilidade

Sistema permite combinar modos de distribuição de tração e controle de estabilidade (BMW/Divulgação)

O câmbio M Steptronic oferece a comodidade das trocas automáticas em “D”, para o uso no trânsito, ou trocas manuais, pela alavanca ou borboletas atrás do volante, para o motorista desfrutar o puro prazer de dirigir.

Da mesma forma, a suspensão com controle variável de amortecimento visa entregar o máximo de tração no uso cotidiano e um excepcional dinamismo na pista – basta selecionar entre os modos Comfort, Sport e Sport Plus.

Design renovado

As mudanças visuais incluem o redesenho dos para-lamas, mais largos, e para-choques dianteiros, com tomadas de ar para a refrigeração de motor e freios. As rodas de 20 polegadas têm design exclusivo M – enquanto a traseira ostenta um difusor que aumenta a pressão aerodinâmica em curvas.

O quarteto de escape do sistema de exaustão M Sport usa flaps para variar a resposta acústica do V8 – mais silencioso ou mais esportivo – e possui coletores cruzados que otimizam o fluxo dos gases para os dois turbos.

Design renovado: novos elementos aerodinâmicos em busca de desempenho e eficiência

Design renovado: novos elementos aerodinâmicos em busca de desempenho e eficiência (BMW/Divulgação)

Por sua vez, o Performance Pack oferece itens exclusivos: teto de fibra de carbono, capa do motor M Carbon, pinças de freio douradas com o logotipo M e discos de freio perfurados M Sport de cerâmica. Além de um visual mais impactante, o pacote reduz o peso total do carro em 21 quilos.

Assistência e conectividade

Além do estado da arte em termos de performance, o novo BMW M5 também possui sistemas de assistência à condução e conectividade.

O Driving Assistant Plus, graças a uma série de sensores e câmeras, emite alertas sobre situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e aproximação frontal, além de realizar intervenções de direção corretivas.

O Parking Assistant Plus faz manobras de estacionamento paralelas ou perpendiculares automaticamente e permite checar em tempo real o entorno ou visualizar a projeção 3D de cima do veículo na tela central sensível ao toque. Já o BMW Night Vision identifica pedestres e animais na pista, emitindo alerta para o motorista e, caso não haja intervenção, os freios são acionados automaticamente.

Esse alerta pode ser visualizado no painel ou por meio do BMW M Head-up display, mais um item exclusivo dos veículos da linha M. Ele projeta imagens coloridas de alta qualidade no para-brisa do veículo, permitindo ao motorista concentrar-se na condução do veículo sem desviar a atenção para checar informações no painel.

Head-up display: exclusividade da linha M

Head-up display: exclusividade da linha M (BMW/Divulgação)

Além dos avisos dos sistemas de segurança, ele exibe dados de velocidade, rotação do motor, indicador de marcha e rpm ideal para as trocas e auxílio para navegação – com setas indicando a distância e o sentido da próxima conversão.

Já o BMW ConnectedDrive oferece serviços como informações do trânsito em tempo real, alerta de manutenção, concierge (sistema que realiza pesquisas em geral e pode indicar informações de restaurantes, voos e eventos, por exemplo) e a Chamada de Emergência Inteligente, acionada pelo motorista ou automaticamente caso uma colisão seja detectada.

Refinamento e conforto

O interior oferece um alto padrão de refinamento, totalmente reformulado, com destaque para o painel com revestimento de couro e volante com design exclusivo M. No console central, detalhes black piano estão presentes na área ao redor da nova manopla de câmbio, com acabamento de cerâmica no iDrive Touch Controller, que controla o sistema de entretenimento e navegação do veículo.

Motorista e passageiros ainda são agraciados com itens como ar-condicionado quadrizone, teto solar elétrico, uma agradável iluminação ambiente interna e bancos dianteiros esportivos, que oferecem regulagens elétricas, memória e opção de ajuste lombar.

Um dos destaques do interior é o sistema de áudio surround Bowers & Wilkins Diamond, de 1 400 W e 16 alto-falantes. Afinal, como mais novo membro da família M, o M5 apresenta alta performance em todos os aspectos.