Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasileiro está preparado para o carro elétrico? Pesquisa inédita mostra

Especial QUATRO RODAS: estudo ouviu a opinião de milhares de brasileiros sobre carros elétricos; veja o resultado

Por Redação
14 Maio 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os motoristas brasileiros são privilegiados por terem à disposição, e com certa folga, diferentes tecnologias de propulsão: motores a gasolina, flex, diesel, GNV e mais recentemente híbridos e elétricos.

    Publicidade

    Nem todos, porém, conhecem as vantagens e as desvantagens de cada alternativa, principalmente quando se fala das novas tecnologias de eletrificação.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    Para conferir o conhecimento e a opinião dos brasileiros em relação a esse tema, fizemos a pesquisa QUATRO RODAS Carros Elétricos.

    Publicidade

    O estudo foi realizado pela Inteligência Abril em parceria com a empresa Mind Miners e ouviu 3.000 pessoas (homens e mulheres maiores de 18 anos) via web, entre os dias 13 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020.

    Top of Mind

    (Arte/Quatro Rodas)

    Tesla e Toyota alternam o primeiro lugar na mente do consumidor

    Publicidade

    Os pesquisadores quiseram saber qual a primeira marca de automóveis que vem à mente do consumidor quando ele pensa em carro elétrico e o nome que surgiu foi o da Tesla, empresa que não atua no Brasil e nem é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, mas se tornou referência quando o assunto é eletromobilidade graças a produtos inovadores como a recém-apresentada picape Cybertruck.

    Continua após a publicidade

    A Tesla foi lembrada por 26% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 18%, veio a Toyota, que é reconhecida mundialmente, e no Brasil também, como fabricante de modelos híbridos como o Prius. Em terceiro, ficou a Fiat, com 6% das citações.

    Publicidade
    (Arte/Quatro Rodas)

    Qual é a primeira marca que vem à sua mente quando pensa em carros elétricos?

    Homens Tesla (41%)
    Mulheres Toyota (17%)
    Pessoas em geral de 18 a 44 anos Tesla (28%)
    Pessoas em geral com mais de 44 anos Toyota (23%)

    Comparativo

    A pesquisa apontou as principais diferenças percebidas pelos internautas entre os carros elétricos e os modelos convencionais equipados com motores que queimam gasolina, etanol ou diesel, sob diversos aspectos como desempenho, rendimento, vida a bordo, custos e impacto ambiental.

    Publicidade

    O aspecto em que houve maior concordância entre o público foi o nível de ruído do carro elétrico, reconhecido como menor por 93% dos entrevistados.

    Acreditam que:

    Continua após a publicidade
    Carros elétricos reduzem a emissão de gases no perímetro urbano, deixando
    a cidade mais limpa
    80%
    É preciso tomar mais cuidado ao dirigir um carro elétrico, pois pedestres e ciclistas podem não ouvir a aproximação do veículo 43%
    Carros elétricos podem poluir mais do que os movidos a combustível 9%

    Comparado ao carro movido a gasolina, etanol ou diesel:

    Carros elétricos são mais silenciosos 93%
    Carros elétricos trazem mais conectividade e tecnologia embarcada 78%
    O gasto com a manutenção de carros elétricos é menor 49%
    Carros elétricos alcançam a velocidade desejada mais rápido 47%

    Os entrevistados acreditam que:

    Carros elétricos têm melhor aceleração que um convencional equivalente 31%
    Carros elétricos NÃO gastam bateria quando estão parados ou no trânsito 19%
    Carros elétricos têm isenção de rodízio na minha cidade

    (São Paulo)

    16%
    Carros elétricos têm desconto do IPVA na minha cidade (estados com desconto) 20%

     

    Cidade e estrada

    Onze por cento dos comentários espontâneos foram relacionados às baterias e à autonomia dos carros elétricos.

    “Os modelos atuais estão projetados praticamente para utilização urbana, esquecendo que em feriados prolongados e férias a maioria tem por hábito viajar de carro com a respectiva família”, disse um dos entrevistados.

    “Acredito que híbridos sejam a melhor alternativa para uso urbano e em viagens longas, podendo usar o motor como gerador e propulsor”, afirmou outro.

    A pesquisa detectou também que os motoristas se sentem inseguros quanto à infraestrutura das cidades. Os mais confiantes são os moradores do Ceará, estado em que 16% afirmaram que sua cidade oferece suporte adequado (postos de recarga, oficinas especializadas etc.).

    E os mais descrentes são os motoristas de Goiás, onde apenas 1% considera a infraestrutura pronta. De modo geral, a maior preocupação dos motoristas recai sobre as viagens mais longas, nas estradas.

    Continua após a publicidade

    E 94% dos motoristas consideram uma autonomia de 300 km suficiente para carros elétricos no uso diário, mas 79% acreditam que esse rendimento fica aquém do necessário nas viagens.

    Os entrevistados declaram que:

    Diariamente, rodam menos que a autonomia dos elétricos* 94%
    Em viagens, rodam mais que a autonomia dos elétricos* 79%

    Os entrevistados acreditam que:

    Carros elétricos ainda NÃO têm autonomia suficiente 35%
    Demoram muito para carregar 32%
    Não é possível viajar com
    um carro elétrico
    16%
    Não atendem às necessidades atuais 12%

    Acreditam que a cidade oferece suporte adequado para carros elétricos (postos de recargas, mecânicos especializados etc.)

    (Arte/Quatro Rodas)

    Preço

    O alto valor de compra dos carros elétricos foi o tema mais comentado espontaneamente pelos entrevistados. Pensando na intenção de compra, a pesquisa levantou qual seria a pretensão dos consumidores em dois cenários: No primeiro, o carro elétrico figurava com preço ao menos 60% mais caro que seu similar convencional.

    O resultado foi que mais da metade do universo dos entrevistados não compraria um carro elétrico. No segundo caso, com o carro elétrico tendo preço equivalente ao de um modelo convencional, 75% dos entrevistados mudaram de ideia, respondendo que provavelmente comprariam.

                       CARRO ELÉTRICO 60% MAIS CARO                COMPRARIAM UM ELÉTRICO        PREÇO EQUIVALENTE: ELÉTRICO VS CONVENCIONAL

    (Arte/Quatro Rodas)

    Conclusão

    A pesquisa dividiu os motoristas em quatro grupos. O grupo Baixo Conhecimento é formado por dois sub-grupos: os que se julgam desinformados, mas acreditam que o carro elétrico será bom para o meio ambiente, e os que desconfiam não haver interesse das empresas e do governo nesse tema.

    Continua após a publicidade

    O grupo Futuro inclui motoristas que entendem que a tecnologia ainda não está consolidada. Entre eles há alguns que são apaixonados pelos roncos dos motores a combustão.

    Os Entusiastas são os que gostam de tecnologia e uma parte deles espera ter um carro assim um dia.

    E entre os Pessimistas há os que acreditam que os carros elétricos não são a solução ideal e os que apostam em outras tecnologias. Os dois primeiros, Baixo Conhecimento e Futuro, são os que reúnem o maior contigente de pessoas, enquanto Entusiastas e Pessimistas são minoria.

    Baixo Conhecimento
    • Não é a solução ideal devido a infraestrutura, matriz energética ou sustentabilidade das baterias
    • Apostam em outras alternativas como híbrido ou hidrogênio
    Futuro
    • Julgam-se desinformados. Em geral, acreditam que será bom para o meio ambiente
    • Julgam que não existe informação por interesse de grandes empresas e governo. São desconfiados e inseguros
    Entusiastas
    • Valor investido precisa diminuir
    • Tecnologia e infraestrutura precisam evoluir
    • Apaixonados por barulho
    Pessimistas
    • Experiência aprovada com elétrico ou híbrido
    • Aguardam a oportunidade para ter o seu elétrico

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.