Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Top Brands: como o brasileiro enxerga marcas como VW, Fiat, Toyota e cia

Pesquisa QUATRO RODAS Top Brands revela as marcas que são referência em 20 categorias. Tem a mais esportiva, tecnológica, segura... E qual é a sua?

Por Zeca Chaves e Daniela Formaio Atualizado em 31 jan 2020, 08h00 - Publicado em 31 jan 2020, 07h00
Arte/Quatro Rodas

Se perguntassem qual é o fabricante de automóveis mais tecnológico do país, o que você responderia? E qual montadora tem a cara do Brasil? Qual é a referência em picapes, SUVs, design, segurança, status ou esportividade?

Para tirar essas dúvidas que alimentam nossas conversas de bar é que nasceu a pesquisa QUATRO RODAS Top Brands. Realizado pela Inteligência Abril, em parceria com a MindMiners, o levantamento avaliou a imagem das marcas automotivas em 20 categorias.

O que você verá a seguir é o retrato da opinião de 3.000 entrevistados, com resultados ponderados para representar fielmente a população brasileira internauta a partir de 18 anos. E será que a opinião da maioria combina com a sua?

Fiat: sinônimo de marca jovem

Divulgação/Fiat

É por causa do design dos seus carros? Ou seria a pegada das suas campanhas publicitárias? Difícil saber a razão exata, mas a única certeza é de que a Fiat foi eleita como a montadora mais jovem pelos entrevistados da pesquisa Top Brands.

Para o público em geral, 15% escolheram a marca italiana contra 12% da Hyundai e 8% da Volkswagen.

O único recorte em que a Fiat não é a preferida foi entre aqueles de 25 a 34 anos. Neste caso, deu Hyundai, com 15% desse público contra 14% da Fiat e 7% da Volks.

Marca %
Fiat 15%
Hyundai 12%
Volkswagen 8%
Chevrolet 6%
Jeep 6%
Caoa Chery 5%
Honda 5%
Renault 5%
Ford 4%
Nissan 4%
Audi 3%
BMW 3%
JAC 3%
Outros: 16%
Sem resposta: 5%

Volkswagen: a cara do Brasil

VW Tiguan
Christian Castanho/Quatro Rodas

Quando perguntaram qual é a marca mais brasileira, o público não teve dificuldade para apontar sua favorita.

A Volkswagen venceu com facilidade, com 31% dos votos totais, distante da Fiat, com 24%, e da Chevrolet, com 16%. Porém, ao analisarmos grupos específicos, nota-se que nem sempre a montadora alemã é o destaque.

Entre as mulheres, por exemplo, quem leva é a italiana: 29% delas escolheram a Fiat e só 25% deles optaram pela Volks. O mesmo ocorre com os jovens entre 18 e 24: aqui 31% preferem a Fiat e só 25%, a VW.

Marca %
Volkswagen 31%
Fiat 24%
Chevrolet 16%
Ford 8%
Gurgel 4%
Honda 3%
Hyundai 2%
Toyota 2%
Troller 2%
Outros: 5%
Sem resposta: 3%

Honda: combina com você

Christian Castanho/Quatro Rodas

Chegamos a uma das categorias mais concorridas. A pesquisa perguntava qual é a marca “que mais combina com você” e aí não houve uma supremacia: venceu a Honda, mas por uma margem apertadíssima.

Ela registrou 10% dos votos, só um pouco à frente de Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas empatadas com 9%.

Ao analisar os questionários, percebe-se que a Volks é a preferida entre os homens e também no público entre 18 e 24 anos. Já entre os respondentes de 25 a 34 anos, a vantagem foi da Fiat.

Marca %
Honda 10%
Chevrolet 9%
Fiat 9%
Volkswagen 9%
Toyota 7%
BMW 6%
Ford 6%
Hyundai 6%
Jeep 6%
Audi 4%
Mercedes 3%
Nissan 3%
Renault 3%
Outros: 16%
Sem resposta: 3%

Chevrolet: ideal para a família

Chevrolet Equinox
Christian Castanho/Quatro Rodas

Se tivesse de escolher uma, qual você diria que é a montadora que mais combina com a família? Quem disse Chevrolet acompanhou o voto da maioria dos brasileiros: 23% indicaram a montadora americana contra 17% da Volkswagen e 15% da Fiat.

Apesar de a diferença para a VW ser maior entre homens e no público mais velho, a Chevrolet ainda assim ganha em todas as quebras, exceto entre aqueles que possuem de 18 a 24 anos e na soma dos residentes das regiões Centro-Oeste e Norte, que elegeram a Fiat. 

Marca %
Chevrolet 23%
Volkswagen 17%
Fiat 15%
Toyota 10%
Ford 9%
Honda 6%
Hyundai 3%
Renault 3%
Volvo 3%
Outros: 9%
Sem resposta: 2%

Jeep: referência entre os SUVs

Christian Castanho/Quatro Rodas

De janeiro a novembro de 2019, os dois SUVs mais vendidos do país foram Renegade e Compass, que juntos são 21,7% do mercado. Assim, não surpreende que a Jeep foi a escolhida por 15% dos entrevistados como referência nesse segmento, seguida por Hyundai (13%) e Honda (12%).

Não por coincidência, o Creta é o terceiro SUV mais vendido (9,45% do mercado) e HR-V é o quinto (8,2% das vendas). Curiosamente, o Kicks foi o quarto, mas a Nissan só ficou em 11º no Top Brands. Entre as mulheres, porém, a Honda passou a Jeep (14% contra 11%).

Marca %
Jeep 15%
Hyundai 13%
Honda 12%
Chevrolet 7%
Land Rover 7%
Toyota 7%
Ford 6%
Fiat 4%
Mitsubishi 4%
Volkswagen 4%
Nissan 3%
Renault 3%
BMW 2%
Kia 2%
Outros: 4%
Sem resposta: 7%

Fiat: as melhores publicidades

Divulgação/Fiat

Na hora de apontar qual montadora tem as melhores campanhas publicitárias, a Fiat conquistou facilmente o coração dos brasileiros.

Atingiu 18% dos votos totais e ficou bem à frente das demais concorrentes: a Volkswagen chegou à vice-liderança, com 13%, seguida por Chevrolet e Renault, ambas empatadas em 12%. Aliás, todos os perfis demográficos dão vitória para a Fiat, uma raridade dentro da pesquisa Top Brands.

E ela consegue ter uma vantagem para o segundo colocado ainda maior entre moradores do Sul do Brasil e entre as mulheres.

Marcas %
Fiat 18%
Volkswagen 13%
Chevrolet 12%
Renault 12%
Hyundai 7%
Ford 7%
Jeep 6%
Honda 4%
Nissan 4%
Toyota 2%
Audi 2%
Caoa Chery 2%
BMW 2%
Outros: 4%
Sem resposta: 5%

Hyundai: design é o seu forte

Fernando Pires/Quatro Rodas

A Hyundai é a marca referência em design para 13% dos entrevistados, o suficiente para ficar à frente de Honda (11%) e BMW (7%).

Mas é importante ressaltar que o levantamento foi realizado pouco antes do lançamento do novo HB20, que começou a ser vendido em meados de setembro e trouxe um desenho considerado, no mínimo, polêmico.

Se fizermos o recorte por idade, veremos a BMW vencer no público de 18 a 24 anos. Já nos entrevistados acima dos 45 anos, a Honda é escolhida por 14%, 1 ponto percentual a mais que a coreana.

Marca %
Hyundai 13%
Honda 11%
BMW 7%
Chevrolet 6%
Fiat 6%
Toyota 5%
Audi 4%
Ferrari 4%
Ford 4%
Mercedes 4%
Volkswagen 4%
Citroën 3%
Peugeot 3%
Renault 3%
Outros: 20%
Sem resposta: 3%

Honda: destaque em tecnologia

Leo Sposito/Quatro Rodas

Em nenhuma outra categoria da pesquisa Top Brands assistimos a uma competição tão acirrada quanto a de montadora mais tecnológica. A Honda conquistou o lugar mais alto do pódio, com 11% da preferência do público total, porém ficou só 1 ponto percentual à frente de Hyundai, Toyota e Volkswagen.

Portanto, é natural que esse favoritismo mudasse em função do perfil de público analisado: entre os homens, a Volks foi a eleita, enquanto nas duas faixas etárias mais jovens (18 a 24 e 25 a 34) acabou dando Hyundai.

Marca %
Honda 11%
Hyundai 10%
Toyota 10%
Volkswagen 10%
Chevrolet 8%
Fiat 6%
Ford 6%
BMW 4%
Citroën 4%
Mercedes 4%
Tesla 4%
Volvo 4%
Audi 3%
Nissan 3%
Outros: 11%
Sem resposta: 2%

Mercedes-Benz: luxo e requinte

Pintura especial varia de tom conforme a variação de lux
Marco de Bari/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A Mercedes é o nome que simboliza  luxo e requinte para o brasileiro: 19% ante 11% da BMW. O curioso é que Toyota e Honda são tão bem-vistas pela população em geral que beliscaram o terceiro e o quarto lugares.

Apesar de disputar o mesmo mercado de Mercedes e BMW, a Audi ficou bem atrás, em sétimo, com 4%. No entanto, quando analisamos só as mulheres, a BMW empata com a Mercedes na liderança e a Rolls-Royce, favorita para 10% dos homens, só é lembrada por 1% do público feminino.

Marca %
Mercedes 19%
BMW 11%
Toyota 7%
Honda 6%
Rolls-Royce 6%
Ferrari 5%
Chevrolet 4%
Audi 4%
Ford 3%
Hyundai 3%
Land Rover 3%
Volkswagen 3%
Bentley 3%
Jaguar 3%
Outros: 19%
Sem resposta: 1%

Chevrolet: força digital

Fernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas

Pela grande distribuição dos votos entre as montadoras, fica claro que nenhuma delas se destacou quando a pesquisa perguntou qual é a marca de automóveis mais digital. A Chevrolet conquistou 10% dos votos, seguida de pertinho pela Volkswagen, com 9%.

Depois, três montadoras empataram em terceiro, com 8%. As coisas mudam um pouco de figura se separarmos os favoritos por sexo. As mulheres demonstram uma clara preferência pela Hyundai (11% contra 9% da Honda) e os homens fazem Chevrolet (13%) e VW (12%) se distanciarem dos demais.

Marca %
Chevrolet 10%
Volkswagen 9%
Fiat 8%
Honda 8%
Hyundai 8%
Ford 6%
Tesla 5%
Toyota 5%
BMW 4%
Renault 4%
Outros: 25%
Sem resposta: 8%

Toyota: amiga do ambiente

Marco de Bari/Quatro Rodas

A Toyota foi eleita a marca mais sustentável em uma categoria que apresentou a maior ausência de respostas. Ou seja, 14% dos entrevistados não conseguiram sugerir nenhum nome quando questionados.

Entre as mulheres, por exemplo, uma a cada cinco respondentes não soube citar uma montadora. Nesse cenário, uma marca que teve pouquíssimas citações em outras categorias ganhou destaque aqui: a Tesla, fabricante de elétricos nos EUA, ficou em terceiro, com 9%, atr��s da Fiat, com 11%.

Marca %
Toyota 15%
Fiat 11%
Tesla 9%
Honda 7%
Volkswagen 7%
Chevrolet 6%
Ford 5%
Nissan 4%
BMW 3%
Hyundai 3%
Renault 3%
Volvo 3%
Jeep 2%
Outros: 8%
Sem resposta: 14%

Fiat: melhor valor de mercado

Fiat Cronos
divulgação/Fiat

Poucas categorias revelaram variações tão grandes ao se analisar os diferentes perfis de público como nesta, da marca com o melhor valor de mercado. Entre os homens, Toyota (23%) fica à frente de Volks (21%) e Fiat (13%).

Para as mulheres, a Fiat dispara (26%), seguida por Volks (15%) e com a Toyota quase esquecida (7%). Já entre os entrevistados mais jovens, só deu Fiat (ganhou fácil de 18 a 24 anos e de 25 e 34), que perdeu para a VW nas faixas etárias superiores. Assim, o saldo geral é a vitória apertada da Fiat sobre a Volks: 19% x 18%.

Marca %
Fiat 19%
Volkswagen 19%
Toyota 15%
Chevrolet 11%
Honda 9%
Ford 5%
Hyundai 4%
Renault 4%
Outros: 9%
Sem resposta: 6%

Volvo: segurança em 1º lugar

Volvo XC40 T4
Christian Castanho/Quatro Rodas

A hegemonia da Volvo (22%) sobre a Volkswagen (12%) é a segunda maior vantagem de um líder na pesquisa Top Brands: 10 pontos percentuais na categoria de marca que tem os carros mais seguros.

Mas, se a empresa sueca é sempre a mais citada em todas as faixas etárias, na divisão por sexo a situação é outra: teve o voto de 34% dos homens (contra 12% da VW), mas só 11% das mulheres (ante 12% da VW).

Marca %
Volvo 22%
Volkswagen 12%
Toyota 11%
Chevrolet 7%
Fiat 7%
Ford 6%
BMW 3%
Mercedes 3%
Hyundai 3%
Jeep 2%
Renault 2%
Audi 2%
Outros: 7%
Sem resposta: 4%

Hyundai: a mais inovadora

Fernando Pires/Quatro Rodas

A pergunta era direta: qual é o fabricante de carros mais inovador. A resposta dos brasileiros não podia ser mais clara: a Hyundai foi a escolhida por 13% dos entrevistados, com uma folgada vantagem sobre as três marcas que ficaram empatadas em segundo lugar: Chevrolet, Fiat e Volkswagen, todas com 9%.

Porém, a Volks ganha na opinião dos homens, a Chevrolet vence na faixa mais jovem (de 18 a 24 anos) e o pódio na Região Sul é dividido entre Fiat, Hyundai e VW.

Marca %
Hyundai 13%
Chevrolet 9%
Fiat 9%
Volkswagen 9%
Honda 8%
Toyota 8%
Ford 5%
Tesla 5%
Nissan 4%
BMW 3%
Renault 3%
Jeep 3%
Citroën 3%
Outros: 16%
Sem resposta: 2%

Toyota: a marca mais confiável

Christian Castanho/Quatro Rodas

A Toyota é um nome forte quando se pede para apontar a montadora mais confiável. Vence em quase todos os recortes de idade e região, em especial no Norte/Centro-Oeste (24% para Toyota e 12% para VW) e no Sul (18% x 12%), além do grupo de 25 a 34 anos (18% x 13%) e 35 a 44 anos (20% x 15%).

Ela só se dá mal na guerra dos sexos: se para os homens a Toyota bate a VW (23% x 15%), para elas a Honda vence as demais (15%, contra 13% de VW e 11% de Toyota). No geral, porém, a Toyota levou a melhor: 17% contra 14% da alemã.

Marca %
Toyota 17%
Volkswagen 14%
Honda 13%
Chevrolet 10%
Fiat 7%
Ford 6%
Mercedes 5%
Volvo 5%
BMW 4%
Hyundai 3%
Audi 2%
Jeep 2%
Nissan 2%
Renault 2%
Outros: 5%
Sem resposta: 3%

Mercedes: o maior status

NetCarShow/Reprodução

As duas empresas alemãs se revezaram na liderança entre as que dão mais status, dependendo do segmento de público. Para os homens, a Mercedes (21%) derrota fácil a BMW (14%). Para as mulheres, é a BMW (16%) que bate a Mercedes (11%).

Nas faixas etárias, a BMW é a preferida dos mais jovens: 17% x 7% de 18 a 24 anos; 17% x 14% de 25 a 34 anos. A Mercedes dá o troco entre os mais velhos: 19% x 14% de 35 a 44 anos; 21% x 14% a partir de 45 anos. No final, uma vitória apertada da Mercedes, com 16% contra 15%.

Marca %
Mercedes 16%
BMW 15%
Ferrari 10%
Toyota 7%
Honda 6%
Audi 4%
Chevrolet 4%
Land Rover 4%
Ford 3%
Fiat 3%
Hyundai 3%
Jeep 3%
Hyundai 3%
Porsche 3%
Volkswagen 3%
Outros: 13%
Sem resposta: 3%

BMW: sonho de consumo

Divulgação/BMW

Aqui fica muito claro que não há uma marca que seja um sonho de consumo para a grande maioria da população, já que as opiniões foram bem pulverizadas. A BMW ganhou por pouco, com 9% dos votos, logo à frente de Honda e Toyota, com 8%.

Diante de uma disputa tão apertada, é natural ter variações conforme o recorte do público. As mulheres preferiram a Honda e a Jeep, enquanto os mais velhos (a partir de 45 anos) elegeram a Honda.

Marca %
BMW 9%
Honda 8%
Toyota 8%
Jeep 7%
Mercedes 6%
Audi 5%
Porsche 5%
Land Rover 5%
Volkswagen 4%
Ford 4%
Hyundai 4%
Chevrolet 4%
Fiat 4%
Outros: 25%
Sem resposta: 2%

Ford: referência em picapes

Fernando Pires/Quatro Rodas

A Ford venceu facilmente (26% contra 19% da Toyota) como a referência em picapes. Pode ser coincidência, mas é ela que produz a Ranger, vencedora da pesquisa Os Eleitos 2019 na categoria Picapes Médias. É tão hegemônica que as diferenças (mínimas) só aparecem por estado: no Rio de Janeiro, a escolhida é a Toyota (que fabrica a Hilux, o modelo mais vendido do segmento) e, em Santa Catarina, deu a Chevrolet (que faz a vice-líder de vendas, a S10).

Marca %
Ford 26%
Toyota 19%
Chevrolet 15%
Fiat 9%
Mitsubishi 7%
Jeep 6%
Volkswagen 6%
Nissan 2%
Outros: 7%
Sem resposta: 3%

Ferrari: auge da esportividade

Divulgação/Ferrari

Que nome representa potência e esportividade? O brasileiro não tem dúvida: é a Ferrari, com 14% da preferência. BMW vem depois com 9%, empatada com a VW. A surpresa talvez seja a Porsche estar tão atrás (6%) ou mesmo a Audi (4%).

Em todos os públicos a italiana vence, exceto entre as mulheres, onde Jeep aparece em primeiro lugar (12%), deixando a Ferrari em segundo (11%). Muito diferente do público masculino, que elege a Ferrari com 17% e a BMW com 12%.

Marca %
Ferrari 14%
BMW 9%
Volkswagen 9%
Chevrolet 8%
Ford 7%
Jeep 7%
Honda 6%
Porsche 6%
Fiat 5%
Audi 4%
Toyota 4%
Hyundai 3%
Outros: 17%
Sem resposta: 1%

Jeep: o ícone do off-road

Divulgação/Jeep

Não foi uma vitória, foi uma surra. O público não teve dúvidas em indicar a Jeep como a montadora mais off-road do Brasil, com
a maior vantagem de um vencedor sobre o segundo colocado. Ela obteve 31% dos votos contra 9% da Mitsubishi, uma diferença de 22 pontos percentuais. O fato mais curioso talvez tenha sido a Ford. Com 8%, empatou com a Land Rover, que produz veículos 4×4 desde sua origem, em 1948, e superou a Troller (6%), que só fabrica jipes.

Marca %
Jeep 31%
Mitsubishi 9%
Ford 8%
Land Rover 8%
Troller 6%
Chevrolet 5%
Fiat 5%
Toyota 5%
Volkswagen 4%
Renault 3%
Honda 2%
Hyundai 2%
Nissan 2%
Outros: 4%
Sem resposta: 6%

 

Continua após a publicidade

Publicidade