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VW Tiguan Allspace é usado espaçoso e bem equipado, mas exige cuidados

Fora de linha, ela ainda conquista quem procura eficiência e sete lugares, mas é preciso cuidado com o histórico de manutenção

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2023, 11h53 - Publicado em 21 ago 2023, 08h15
Tiguan
Apesar da fábrica no Brasil, esta versão veio importada da Alemanha (Xico Buny/Quatro Rodas)
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Baseada na plataforma MQB, a segunda geração do Volkswagen Tiguan foi apresentada em 2018 e ganhou o sobrenome Allspace para reforçar suas dimensões: 4,70 m de comprimento e 2,79 m entre os eixos, suficientes para acomodar sete ocupantes em três filas de bancos.

Foram oferecidas duas configurações mecânicas: a 350 TSI no Tiguan R-Line, com motor 2.0 turbo e tração integral e a 250 TSI no Tiguan Comfortline e na versão básica, com motor 1.4 turbo e tração dianteira.

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Duas saídas de escapamento passam recibo de esportividade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mesmo mais cara, a R-Line é a favorita do mercado. Os 220 cv e 35,7 kgfm do motor EA888 de terceira geração (a gasolina) são enviados às quatro rodas através da rápida transmissão sequencial DQ500, a DSG de dupla embreagem e sete marchas.

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Tiguan R-Line (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O conjunto impulsiona muito bem seus 1.785 kg: 0 a 100 km/h em 7 s e máxima de 233 km/h. Pisando leve é possível atingir médias superiores a 8 km/l na cidade e 11 na estrada. Traz de série rodas aro 19, faróis de led com assistente dinâmico, piloto automático adaptativo e sistema autônomo de frenagem.

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Mais civilizado, o Tiguan Comfortline é embalado pelos 150 cv e 25,5 kgfm do motor EA211 flex, acoplado ao câmbio DQ250, também com dupla embreagem mas de seis marchas. É o bastante para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com máxima de 198 km/h. E sem abrir mão do consumo de 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

VW Tiguan
O espaço para cabeça e ombros é similar ao dos rivais Equinox e CR-V (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Bem equipada, traz rodas aro 18, faróis e luzes diurnas de led, bancos revestidos de couro com aquecimento (o do motorista com ajustes elétricos e memória), painel de instrumentos com tela central colorida, mesinhas tipo avião atrás dos bancos dianteiros e câmera de ré. Ambas as versões se destacam pela capacidade do porta-malas: são 686 litros com cinco ocupantes e 216 litros com sete.

VW Tiguan
A cabine, assim como as medidas externas, cresceram (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Considere a versão básica do Tiguan Allspace apenas se a intenção for adquirir um crossover eficiente e espaçoso: ela perde os sete lugares e as rodas aro 18, mas mantém o ar-condicionado trizona, o multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas, seis airbags e controles de tração e estabilidade. A supressão da terceira fileira de bancos resulta em um porta-malas com 710 litros.

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VW Tiguan
Nova geração do Tiguan tem espaço para sete ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Um dos poucos defeitos é o elevado custo de manutenção na rede autorizada, motivo pelo qual a maioria dos proprietários migra para oficinas independentes logo após o término da garantia de três anos. A maioria das peças é encontrada no mercado paralelo, mas um bom histórico de manutenção é indispensável.

Tiguan
(Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Principais problemas do Volkswagen Tiguan

  • RUÍDOS INTERNOS – O próprio fabricante reconheceu a presença de rangidos e chiados no sistema de direção. O problema costuma ser resolvido sem ônus para o proprietário, nas concessionárias.
  • TETO SOLAR – Quando instalado, exige limpeza e lubrificação a cada 10.000 km e por isso requer mão de obra especializada. A negligência na manutenção abrevia a vida útil do equipamento.
  • PREPARAÇÃO – Os motores EA888 e EA211 são velhos conhecidos das oficinas especializadas em remapear a central eletrônica para aumentar a pressão de trabalho do turbo. A alteração gera ainda mais torque e potência, mas pode comprometer a vida do motor.
  • TRANSMISSÃO – A falta da manutenção periódica envolvendo substituição de fluido, filtros e retentores pode resultar em danos severos ao sistema de dupla embreagem do câmbio DSG.
  • RECALL – Verificou-se a necessidade de substituir o chicote elétrico da iluminação interna de 1.255 unidades do modelo 2018 produzidas entre outubro de 2017 e junho de 2018. O recall envolve os chassis não sequenciais JM067487 a JM183498.
VW Tiguan
Seletor de tração do Tiguan fica próximo à alavanca de câmbio (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O que dizem os donos do Volkswagen Tiguan?

O que eu adoro:

“Além de muito espaçoso, ainda conta com a conveniência dos sete lugares. O conforto é reforçado pela ergonomia e leveza dos comandos e o motor tem reserva de torque e potência em qualquer situação.”

O que eu odeio:

“A suspensão apresenta alguns ruídos indesejados em pisos irregulares. E mesmo após muito tempo de convivência não consegui me acostumar com o sistema de frenagem autônoma.”

Nome: Maria Fernanda P. de Marchi Patricio
Idade: 46 anos
Profissão: advogada
Cidade: São Paulo (SP)

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VW Tiguan
Painel digital é exclusivo da versão 350 Si (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Preço médio dos Volkswagen Tiguan Allspace usados (KBB)

MODELO 2018 2019 2020 2021
250 TSI R$ 124.505 R$ 134.016 R$ 150.749
250 TSI Comfortline R$ 134.422 R$ 141.583 R$ 158.583
350 TSI R-Line R$ 179.301 R$ 186.411 R$ 207.411 R$ 219.546

Preço das peças do Volkswagen Tiguan Allspace

ORIGINAL PARALELO
Farol R$ 4.550 R$ 2.500
Jogo de amortecedores R$ 5.659 R$ 2.378
Par de discos dianteiro R$ 2.500 R$ 1.320
Jogo de pastilhas dianteiro R$ 1.119 R$ 399,99
Para-choque dianteiro R$ 5.899 R$ 1.300

Nós dissemos

Quatro Rodas 708
(Reprodução/Quatro Rodas)

ABRIL DE 2018  “E nunca é demais lembrar: no caso de convidados, há dois bancos extras escamoteáveis no porta-malas, cuja capacidade varia entre 216, 686 e 1.761 litros. (…) O elevado nível de força a baixíssimas rotações (a apenas 1.600 rpm, o torque máximo já está disponível) mais o trabalho rápido e inteligente do câmbio DSG (com dupla embreagem banhada a óleo e com sete marchas) se traduzem em um esportivo tamanho família.”

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Pense também em um:

Peugeot 5008
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

PEUGEOT 5008  O irmão alongado do 3008 embala sete ocupantes graças ao motor 1.6 THP, mantendo boas médias de consumo: 10,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Outra vantagem é o interior com bancos removíveis, fazendo com que o porta-malas varie de 237 a 1.940 litros. Apenas a Griffe Pack traz piloto automático adaptativo, sistema ativo de permanência em faixa, leitor de placas de velocidade, frenagem ativa de segurança e alerta de ponto cego.

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