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Volkswagen Nivus usado é SUV completo que parte de R$ 89.000

O pioneiro dos SUVs cupês compactos reúne as virtudes de Polo, Virtus e T-Cross. A versão mais procurada é a Highline que oferece ACC e VW Play

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 abr 2025, 17h03 - Publicado em 10 abr 2025, 13h51
Volkswagen Nivus Highline
Nivus Highline não só tem faróis de leds, como também faróis de neblina e luzes de conversão de leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Diz o dito popular que “quem tem um não tem nenhum”. Talvez essa tenha sido a motivação da VW ao criar o Nivus, o SUV que pegou carona no sucesso do irmão mais velho T-Cross e que hoje figura entre os cinco mais vendidos do segmento.

A principal diferença do Nivus é a ênfase no estilo: o balanço traseiro mais pronunciado, aliado ao caimento suave do teto, fez dele uma ousada versão SUV cupê. Apesar de ser maior que o T-Cross (4,26 m contra 4,19 m) sua distância entre os eixos é menor (2,56 m contra 2,65 m). Em razão disso, ele oferece menos espaço para os ocupantes e mais porta-malas que o T-Cross (415 l contra 373 l).

O Nivus é impulsionado pelo motor EA211 de três cilindros em linha e 1 litro, com injeção direta e turbo. Gera 128/116 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm e está sempre associado a um câmbio automático de seis marchas. Não chega a ser um foguete, mas dá conta dos seus 1.199 kg: vai de 0 a 100 km/h em 10,9 s e alcança a máxima de 189 km/h. As retomadas são rápidas: 60 a 100 km/h em 6 s e 80 a 120 km/h em 7,3 s. O consumo é de 12,6 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada.

NIvus
Com foco no estilo, o VW caiu no gosto do mercado com o perfil de SUV cupê (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todo Nivus conta com faróis full- led, lanternas traseiras de led, sensores de estacionamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, piloto automático e seis airbags: dois frontais. Também traz freios a disco nas quatro rodas e ESP, assistente de partida em rampas e o bloqueio eletrônico do diferencial.

A versão mais procurada é a topo de linha Highline, que se destaca por oferecer piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital e multimídia VW Play como itens de série.

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Também oferece chave presencial, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento dianteiros, rodas aro 17, indicador de controle de pressão dos pneus e volante de couro com borboletas para trocas de marchas.

NIvus
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Vale a pena considerar a versão Comfortline apenas se ela vier com o pacote de opcionais VW Play & Tech, que além da multimídia VW Play com tela de 10” traz o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e o volante multifuncional de couro com borboletas para trocas de marcha.

Desconto ainda maior pode ser negociado na versão Sense, voltada ao público PcD: além do visual pré-reestilização, ela perde câmera de ré, carregador de celular por indução, monitoramento de pressão dos pneus.

O Nivus conquistou seu espaço no mercado e tem boa reputação entre os mecânicos por não apresentar problemas crônicos.

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Problemas no Volkswagen Nivus

Piloto automático  O módulo do controle adaptativo do piloto automático (ACC), instalado em posição vulnerável, atrás do emblema da grade dianteira. Certifique-se de que o sistema está 100% operacional.

Remapeamento  Muitos recorrem a alterações no gerenciamento eletrônico para ganhos expressivos de torque e potência: essa modificação pode abreviar a vida útil tanto do motor quanto do câmbio.

Arrefecimento  Fique atento à estanqueidade da bomba d´água, que pode apresentar falhas de vedação na junta ou folga no eixo. A correia Poli-V, responsável por seu acionamento, também deve ser verificada.

Cabeçote  A vida útil estimada da correia dentada e seu respectivo tensor é de 120.000 km ou quatro anos e meio (o que ocorrer primeiro). As peças não são caras, mas a mão de obra sim: a substituição não sai por menos de R$ 2.500.

Suspensão dianteira  É robusta, mas vale a pena verificar o estado dos amortecedores, batentes e buchas. Atenção especial às bieletas que ligam a barra estabilizadora às bandejas: componentes do mercado paralelo costumam durar menos que as originais.

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A voz do dono

Nome: Miriam Marques Silveira
Idade: 60 anos
Profissão: Adm. de Comércio Exterior
Cidade: São Bernardo do Campo (SP)

O que eu adoro:

“A beleza e a praticidade. Mesmo com o peso da blindagem ele é ágil no trânsito e faz 12 km/l de gasolina na cidade. O espaço interno é bom e o porta-malas bem maior que o do Polo.”

O que eu odeio: 

“A multimídia VW Play deixa a desejar na conexão sem fio com o iPhone, e o carregador sem fio tem funcionamento irregular. Sinto falta de mais potência na estrada, quando preciso fazer uma ultrapassagem.”

Preço médio dos Volkswagen Nivus usados* (tabela KBB Brasil)

Usado do mês – VW NIVUS
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Volkswagen Nivus:

Peças Nivus
(Reprodução/Quatro Rodas)
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Nós dissemos:

Nivus
(Reprodução/Quatro Rodas)

Pense também em um:

Pulse
(Divulgação/Quatro Rodas)
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