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Toyota Yaris é usado confiável, ótimo de pós-venda e faz 16 km/l

Não é um Toyota Corolla, mas o conforto, a confiabilidade e eficiência fazem jus à boa fama do sedã - custa bem mais barato

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 ago 2024, 20h14 - Publicado em 21 ago 2024, 20h14
Automóvel Yaris, da Toyota, testado pela revista Quatro Rodas.
 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Apresentado em junho de 2018, o Toyota Yaris hatch chegou com novo design, motores atualizados, câmbio CVT e um padrão superior de acabamento que o colocaram no mesmo nível de concorrentes como VW Polo e Fiat Argo.

Sendo compacto ele surpreende pelo espaço: são 2,55 metros entre os eixos e o conforto do quinto ocupante é garantido pelo assoalho traseiro plano. O porta-malas comporta 310 litros e o tanque de 45 litros indica baixo consumo de combustível.

Toyota Yaris
Rodas de liga leve são item de série na versão XL Plus Tech (Christian Castanho/Quatro Rodas)

E ele é de fato baixo: 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com o motor 1.5 flex de 110/105 cv, o único disponível para a versão topo de linha XLS, sempre com sete airbags. O câmbio CVT Multidrive conta com borboletas para troca de marchas no volante, similar ao que equipou a geração anterior do Corolla.

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Melhores versões do Toyota Yaris

É bom o nível de equipamentos do Yaris XLS: teto solar, sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, faróis com máscara negra e led nas luzes de posição e lanternas. Mas cuidado: no modelo 2019 a central multimídia não tem Android Auto e Apple CarPlay.

Essa interface com sistemas operacionais dos celulares chegou na linha 2020 nas versões XL Plus (que substituiu a XL Plus Tech com motor 1.3 de 101/98 cv), XS, XLS e X-Way, todas com motor 1.5 flex e CVT.

Automóvel Yaris, da Toyota, testado pela revista Quatro Rodas.
Pós-venda e oferta de peças são pontos favoráveis (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mais simples, o Yaris XL Plus Connect traz partida por botão, chave presencial e ar digital automático. A XS Connect acrescenta rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos e couro no volante, manopla do câmbio e parte dos bancos.

Exclusiva para o Yaris hatch, a versão aventureira X-Way ficou posicionada entre a XS e a XLS e talvez por isso não fez muito sucesso. Traz decoração externa com apliques plásticos nos para-choques, arcos dos para-lamas e no acabamento do rack do teto.

Yaris
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Outra versão interessante é a esportiva S. Baseada na XS Connect, ela foi limitada a 450 unidades e tem rodas exclusivas de 16 polegadas, teto solar, piloto automático, lanternas de led e detalhes vermelhos nos faróis, na carroceria e nos bancos de couro.

O Yaris 2023 incorporou os sete airbags mesmo nas versões mais básicas e aposentou o motor 1.3 e o câmbio manual que equiparam as versões de entrada XL e XL Live: a demanda por motor mais fraco e pedal de embreagem é mínima (motivo para se pechinchar um desconto).

Talvez os preços caiam assim que a próxima geração do Yaris for apresentada, mas isso não muda o fato de que se trata de um modelo com muitas virtudes e poucos defeitos. A qualidade do produto é reforçada pelo pós-venda e pela grande oferta de peças a pronta entrega.

Toyota Yaris
Bancos de couro: só na versão XLS (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Problemas e defeitos do Toyota Yaris

  • Cabeçote – O problema é geralmente causado por combustível adulterado, com resíduos acumulados nas sedes de válvulas, comprometendo a compressão.
  • Injetores – Dificuldades na partida costumam ser causadas por falha no regulador de pressão de combustível e injetores com atomização prejudicada por resíduos. A troca do regulador e limpeza do sistema resolvem o problema.
  • Câmbio CVT – O Manual estabelece que, em condições de uso severo, a troca do fluido a cada 80.000 km ou 4 anos. Também vale investir na troca do filtro da transmissão.
  • Regulador de voltagem – Um dos problemas mais comuns nos modelos 2019 e 2020 é a bateria descarregada por falha no regulador de voltagem, componente que acerta a tensão de saída da energia enviada pelo alternador.
  • Acabamento – Rígidos demais, os plásticos tornam-se fonte de barulho. Confira o estado geral de difusores de ar, laterais de porta, maçanetas internas e botões.
  • Teto solar – Verificar se o vidro bascula livremente. Mofo e oxidação nos mecanismos são indícios claros de problemas de vedação.

A voz do dono

Nome: Edson Fernando de Oliveira
Idade: 34 anos
Profissão: empresário
Cidade: Contagem (MG)

O que eu adoro: 

“O conforto de rodagem está acima da média da categoria: não é um Corolla, mas filtra bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade. A confiabilidade da marca também é um ponto positivo.”

O que eu odeio: 

“A qualidade dos plásticos do acabamento interno deixa a desejar: ele realmente não é um Corolla. E falta potência ao motor: o CVT ajuda, mas não faz milagres.”

Preço médio dos Yaris usados (KBB)

Yaris-USADOs Tabela
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Yaris

YARIS PECAS Valor
(Reprodução/Quatro Rodas)

Nós dissemos

QR_710_CARRO_YARIS HATCH E SEDAN
(Reprodução/Quatro Rodas)

Julho de 2018 “Os motores são os mesmos do Etios, com melhorias que elevaram a potência em 3 cv. No 1.3 a força subiu de 98 para 101 cv e no 1.5, de 107 para 110 cv. (…) O interior é bem-acabado, com peças bem confeccionadas e encaixadas. (…) O espaço interno na dianteira é compatível com o porte do carro. Atrás, dá para acomodar as pernas com folga, com o benefício do piso plano. (…) O porta-malas do hatch leva 310 litros.”

Pense também em um

POLO
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

VW Polo usado: Apesar de ser mais curto, ele tem praticamente a mesma distância entre os eixos, suficiente para acomodar quatro adultos. A capacidade do porta-malas também é ligeiramente menor. Sua maior virtude está na disposição do motor TSI, com 20,4 kgfm e 128 cv. O câmbio automático de seis marchas não oferece a mesma suavidade do CVT, mas a suspensão macia não compromete a estabilidade mesmo no limite da aderência.

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