Peugeot 3008 usado anda bem, gasta pouco e surpreende na manutenção
A antiga minivan ganhou aspecto de SUV em sua segunda geração, lançada no Brasil em 2017
A segunda geração do Peugeot 3008 chegou ao mercado brasileiro em 2017 e abandonou os ares de minivan em favor de um visual típico de SUV. É difícil ficar indiferente diante do avanço futurista dos faróis inspirados nas garras de um felino e das belas lanternas inseridas na traseira.
O requinte se repete no interior, marcado pelo i-Cockpit, com o painel de instrumentos posicionado acima do aro do volante achatado. A versão única Griffe traz central multimídia compatível com CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, ar-condicionado bizona, bancos dianteiros elétricos com massageador e memória de posição e teto solar panorâmico.
Revestido de couro, o interior acomoda cinco adultos e o banco traseiro conta com saídas de ar-condicionado. Suas suspensões proporcionam um rodar macio e silencioso, típico de automóvel de passeio, e contam com o apoio do controle de estabilidade. A lista de itens de segurança traz seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis full-led.
Sob o capô está o motor 1.6 THP de 165 cv, casado com o câmbio automático de seis marchas com modo Sport de condução e possibilidade de trocas manuais por aletas nas laterais do volante. Vai de 0 a 100 km/h em 9,8 s e retoma de 60 a 100 km/h em 5,4 s sem abrir mão dos 10,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Em 2018, a Peugeot apresentou a versão Griffe Pack, que acrescentou teto e retrovisores na cor Black Diamond e um pacote de tecnologias semiautônomas como frenagem automática de emergência, alerta de colisão, alerta de mudança involuntária de faixa, detector de fadiga, leitor de placas de velocidade, piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego.
No ano seguinte, surgiu a versão de entrada Allure, que substituiu os faróis full-led em favor de unidades halógenas, maiores que as originais. Também foram eliminados os bancos com ajustes elétricos e o carregador de celular por indução. O único opcional é o teto solar.
Na reestilização lançada no Brasil em 2021, passou a seguir a identidade visual mais recente da marca, marcada pelas luzes diurnas que atravessam o para-choque dianteiro, imitando garras de um leão. A grade foi completamente redesenhada, ficou maior, perdeu a moldura prateada e ganhou efeito 3D com várias aletas que a compõem.
Com os novos faróis passou a ter iluminação full LED adaptativa na versão topo de linha, batizada de GT Pack. Há ainda a função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h. A assinatura das garras de leão também está está presente na traseira com lanternas inteiras de LEDs e com setas sequenciais.
O Peugeot 3008 deixou de ser vendido no Brasil em 2024, quanto apenas 32 unidades ainda remanescentes em estoque foram emplacadas. Uma nova geração é esperada para 2025.
Independente da versão, o Peugeot 3008 é um veículo com vocação familiar, com espaço para cinco adultos, sistema Isofix para cadeirinha e porta-malas de 521 litros. O motor THP e o câmbio automático Aisin AT6 são bem conhecidos dos reparadores e não apresentam problemas crônicos.
Outro fator que surpreende positivamente é o valor das peças de reposição, mesmo na rede autorizada. Também vale a pena considerar o histórico de manutenção: atenção redobrada com exemplares que tiveram o chip do motor reprogramado para gerar mais potência.
Principais problemas e defeitos
Freios: O sistema dá conta de conter os 1.567 kg do 3008, mas cobra seu preço no elevado consumo de discos e pastilhas. Por outro lado, são componentes facilmente encontrados a pronta entrega mesmo no mercado paralelo.
Motor: Conhecido dos reparadores, o motor THP não admite negligência com as trocas de óleo: excesso de fumaça em marcha lenta ou no intervalo entre as trocas de marcha indicam danos no turbocompressor, reparo que em muitos casos ultrapassa os R$ 10.000.
Suspensão: É robusta, mas o curso curto e a calibração firme abreviam a vida útil de componentes como buchas e batentes. E atenção: o controle de estabilidade não é capaz de conter a oscilação excessiva causada por amortecedores sem ação.
Teto solar: Oxidação, odor de mofo e estalos durante a abertura e o fechamento indicam que os mecanismos precisam de uma revisão completa. Verifique se não há trincas no vidro causadas por mau uso ou choque térmico.
Recall: Foram dois, envolvendo falha no posicionamento da tubulação de combustível (chassis não sequenciais de HS003128 a JSO13554) e falha no chicote elétrico do motor de arranque (HS003128 a JS007249). Em ambos os casos existe risco de incêndio.
A voz do dono
Nome: Luis Otávio Duarte
Idade: 25 anos
Profissão: consultor automotivo
Cidade: Pelotas (RS)
O que eu adoro: “Extremamente bem equipado e espaçoso. A combinação do motor THP com o câmbio de seis marchas torna o carro ágil tanto na cidade quanto na estrada, sem contar a visibilidade com os faróis full-led.”
O que eu odeio: “Um carro tão equipado e não conta com GPS integrado: a única forma de utilizar o recurso é com um celular conectado à central multimídia. Outra incoerência é a ausência da abertura elétrica do porta-malas.”
Preço médio dos Peugeot 3008 usados (tabela KBB Brasil)
2018 | 2019 | 2020 | 2022 | 2023 | |
3008 Griffe 1.6 THP | R$ 122.980 | R$ 134.980 | – | R$ 185.465 | R$ 197.790 |
3008 Griffe Pack 1.6 THP | – |
R$ 135.675
|
R$ 148.990
|
R$ 201.120 | – |
3008 Allure 1.6 THP | – | – | R$ 132.206 | – | – |
3008 GT Pack 1.6 THP | – | – | – | – | R$ 208.470 |
Preço das peças do Peugeot 3008
Nós dissemos
“[…] os bancos são revestidos de couro legítimo, coisa cada vez mais rara no segmento do 3008 […]. No que diz respeito à segurança, a lista segue com seis airbags, ESP (…). O 3008 traz o motor 1.6 THP com turbo, injeção direta de gasolina e 165 cv de potência. O câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas no modo manual no volante.”
Pense também em um…
Audi Q3 A maioria é impulsionada pelo motor 2.0 TFSI (com potência variando de 170 cv a 220 cv dependendo da versão) com câmbio S Tronic de sete marchas com dupla embreagem e tração integral quattro com Drive Select. Para gastar menos, opte pelas versões que trazem o motor 1.4 TFSI de 150 cv com câmbio S Tronic de seis marchas e tração dianteira.