Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nissan Versa usado é sedã potente, econômico, espaçoso e fácil de manter

Ainda pouco conhecido pelo mercado, ele é um sedã com várias qualidades: barato, potente, econômico, espaçoso e fácil de manter

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2024, 14h05 - Publicado em 2 jun 2024, 09h00
Nissan Versa
Versão sedã do March, o novo Versa lembramais o Sentra | Leia mais (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

 

Encontrar um sedã zero-quilômetro abaixo de R$ 30.000 tornou-se missão impossível: cientes disso, os consumidores voltaram os olhos aos seminovos, entre os quais o Versa ganhou destaque.

Importado do México, ele chegou ao Brasil no fim de 2011 (já linha 2012), com excelente custo-benefício proporcionado pela isenção do imposto de importação. Derivado do March, ele também adota um estilo controverso, priorizando a funcionalidade típica dos carros japoneses.

Nissan Versa SL 1.6

 

Com pouco mais de 1.000 kg, ele oferece ótimo desempenho e baixo consumo, graças ao motor HR16DE: bloco em alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente, 1,6 litro, 111 cv e 15,1 mkgf.

Com 1,69 m de largura e 2,6 de entre-eixos, o espaço interno é generoso até para cinco adultos, além de um farto porta-malas de 460 litros. O acabamento é superior ao do March: tem arremates bem-feitos e bom isolamento acústico. Airbags e cintos com pré-tensionador são padrão.

Nissan Versa SL 1.6

Continua após a publicidade

 

Cuidado com a versão básica S: tem ABS de série só a partir do modelo 2014 e o ar-condicionado era opcional. Mas há trava elétrica, alarme, computador de bordo e direção elétrica, elogiada pela leveza. A SV traz ar, vidros e espelhos elétricos, maçanetas cromadas, Isofix, abertura interna do porta-malas e cintos traseiros com três pontos.

A partir do 2014, ganhou o painel Fine Vision (velocímetro e conta-giros simétricos) e ABS com distribuição e assistência de frenagem. Dê prioridade à top SL, com assistência de frenagem desde o 2012, além de rodas de liga, faróis de neblina. Bluetooth e volante multifuncional chegaram na versão 2014.

Nissan Versa SL 1.6

A reestilização veio na linha 2016 (não houve a 2015), já como nacional (ele é feito em Resende, RJ) e com a opção do mesmo motor de três cilindros, 1 litro e 77 cv do March.

O Versa é uma das compras mais racionais entre os sedãs usados: os mais novos ainda estão na garantia (três anos), sua manutenção não dá trabalho e as peças de maior desgaste são facilmente encontradas a pronta entrega na rede por valores justos.

Continua após a publicidade

Nissan Versa SL 1.6

A VOZ DO DONO

Nome: Maria Lúcia Schiavinato

Idade: 55 anos

Profissão: funcionária pública

Cidade: Rio Claro (SP)

Continua após a publicidade

O que eu adoro: “Oferece muito espaço para os passageiros e o acabamento é bem-feito. Tem um motor potente, econômico e silencioso: a dirigibilidade é favorecida pela estabilidade e pela direção elétrica.”

O que eu odeio: “Faltam equipamentos como sensor de estacionamento, central multimídia e volante multifuncional. A manutenção é barata, mas algumas peças não são encontradas a pronta entrega.”

Nissan Versa SL 1.6

ONDE O BICHO PEGA

Volante – Problema crônico já abordado na seção Autodefesa: o revestimento do volante se desgasta e começa a descascar com pouco tempo de uso. O problema foi reconhecido pela Nissan, que vem substituindo a peça em garantia.

Recall – Unidades produzidas entre julho de 2011 e setembro de 2014 apresentaram falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases. Consulte a numeração do chassi (3N1CN7AD4EK390001 a 3N1CN7AD1CL864719) e confira se o reparo foi efetuado.

Continua após a publicidade

Câmbio – Verifique o engate de todas as marchas, especialmente a ré e a quinta: em alguns casos o trambulador pode apresentar problemas, comprometendo o correto funcionamento da transmissão.

Suspensão – Fique atento a vazamentos nos amortecedores, batentes, buchas e bieletas. Oscilações na carroceria e ruídos anormais são indícios de que esses componentes chegaram ao fim da vida útil.

Embreagem – Não costuma apresentar problemas crônicos, mas o desgaste excessivo do material de atrito do disco é facilmente identificado pela trepidação excessiva nas arrancadas.

Preço médio dos usados (FIPE)
2012 2013 2014
Versa S 1.6 16V R$ 29.230 R$ 31.910 R$ 34.833
Versa SV 1.6 16V R$ 29.899 R$ 35.041 R$ 36.200
Versa SL 1.6 16V R$ 31.560 R$ 35.315 R$ 37.138
Preço das peças
Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 599 R$ 440
Farol (cada um) R$ 653 R$ 480
Retrovisor (cada um) R$ 381 R$ 330
Discos de freio (par) R$ 398 R$ 180
Pastilhas de freio (jogo) R$ 155 R$ 140
Kit de embreagem R$ 807 R$ 700
Amortecedores (os quatro) R$ 1.475 R$ 1.350
Continua após a publicidade

NÓS DISSEMOS…

Dezembro de 2011 – “Ele não tem espaço interno tão amplo quanto o Cobalt nem vem com ABS de série, como o Logan. Mas o Versa foi superior na maioria dos outros aspectos analisados. Seu motor 1.6 fez valer o cabeçote multiválvulas e os 111 cv de potência (com etanol ou gasolina) e andou na frente dos rivais.”

PENSE TAMBÉM EM UM…

Chevrolet Cobalt – É a resposta da GM para o Versa: a versão LTZ traz computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e Bluetooth. Mas a básica LS já vem com ar e direção. O motor 1.4 é só mediano: o 1.8 é bem superior em torque (17,1 x 13 mkgf). Oferece ainda 563 litros de porta-malas e opção de câmbio automático. Clique aqui para ler nosso Guia de Usados com ele.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.