Melhor Revenda 2024: os híbridos e elétricos mais valorizados do ano
Confira quais carros híbridos e elétricos tiveram a menor desvalorização entre 2023 e 2024
Em sua quinta edição, o Prêmio Melhor Revenda é referência em apontar os modelos menos desvalorizados do mercado, para ajudar o leitor a fazer o melhor negócio quando for trocar ou comprar um veículo.
Confira a seguir os carros elétricos e híbridos usados com a menor desvalorização no último ano. Os percentuais são calculados pela Kelley Blue Book (KBB), empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de veículos, e considera os preços iniciais de cada versão dos modelos vendidos zero-km em janeiro de 2023 com seu espectivo Preço de Troca KBB, em janeiro de 2024.
Esse índice da empresa calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista. Assim, chega-se aos índices de desvalorização que você confere a seguir.
Híbrido de acesso com melhor revenda
1° – Kia Sportage: 20,5%
De terceiro lugar dos SUVs médios em 2023, o Kia Sportage passa a campeão entre os híbridos de acesso, à frente dos Toyota Corolla e Corolla Cross – e com uma vantagem significativa para os japoneses. Apesar de seu conjunto mecânico ser diferente: ele tem um híbrido leve, com sistema elétrico de 48 volts, menos eficiente que nos Toyota.
2º – Toyota Corolla: 27%
3º – Toyota Corolla Cross: 31,6%
SEGMENTO: Caoa Chery Arrizo 6, Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro, Kia Sportage, Toyota Corolla, Toyota Corolla Cross
Híbrido de referência com melhor revenda
1° – BMW X3 – 25,6%
No segundo ano desta categoria, o campeão se repete: o BMW X3 é o híbrido de referência com Melhor Revenda de 2024. Do tipo plug-in, que necessita de recargas em redes elétricas, ele combina um motor a gasolina e um elétrico, com 292 cv totais. Em terceiro lugar, a BYD faz sua estreia no ranking do Melhor Revenda com o SUV híbrido plug-in Song Plus.
2º – Volvo XC60 – 25,6%
3º – BYD Song Plus – 31,7%
SEGMENTO: BMW X4, BMW X3, BYD Song Plus, Volvo XC60
Híbrido premium com melhor revenda
1° – Audi A5: 22,7%
Em uma das categorias mais concorridas deste ano, a Audi faz uma dobradinha em primeiro e terceiro lugares, com A5 e A4, respectivamente. Ambos os sedãs têm motorização híbrida leve, combinando um motor 2.0 turbo a gasolina e um sistema elétrico primário de 12 volts, o mais simples e barato deste tipo. São 204 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.
2º – Discovery Sport: 23,1%
3º – Audi A4: 26%
SEGMENTO: Audi A4/A5/Q5/Q8, BMW Série 5, BMW X5, Discovery Sport, Range Rover Velar, Mercedes-Benz C 200, Porsche Panamera
Elétrico de superacesso com melhor revenda
1° – Renault Kwid E-Tech: 33,3%
Primeiro degrau dos elétricos no Brasil, a nova categoria de Superacesso tem, por enquanto, dois concorrentes – o que foge às regras da premiação. Dada a importância do segmento, que em 2025 terá vários outros participantes, foi aberta uma exceção. Com isso, o Kwid E-Tech leva o prêmio por ter uma rede mais robusta, além de maior espaço interno e quatro portas.
2º – Caoa Chery iCar: 39%
SEGMENTO: Caoa Chery iCar, Renault Kwid E-Tech
Elétrico de acesso com melhor revenda
1° – Peugeot e-208 GT: 23,8%
Alguns fatores contribuem para que o Peugeot e-208 GT, configuração elétrica do hatch, faça sua estreia já com título de campeão: design atraente, acabamento caprichado, boa lista de itens tecnológicos e uma autonomia superior à dos concorrentes. O Mini tem bom conjunto, mas pouco alcance e duas portas. Já o Leaf perde por ser um projeto já defasado.
2º – Mini Cooper S E: 34,5%
3º – Nissan Leaf: 44,9%
SEGMENTO: Mini Cooper S E, Nissan Leaf, Peugeot e-208 GT
Elétrico de referência com melhor revenda
1° – Volvo XC40: 31,8%
Todos os oponentes deste segmento ficaram muito próximos na depreciação, mas a Volvo levou a dobradinha dos lugares mais altos. Na liderança, o XC40 (que passará a se chamar EX40 em breve) se beneficia por já ter sido o elétrico mais vendido no país (posto tomado pelo BYD Dolphin) e por ter ganhado versões mais baratas com motor único.
2º – Volvo C40: 32,4%
3º – BMW iX3: 33,4%
SEGMENTO: BMW iX3, Volvo C40, Volvo XC40
Elétrico premium com melhor revenda
1° – Jaguar I-Pace: 30,8%
No topo do mercado de elétricos, o Jaguar I-Pace surpreende à frente. Parte da primeira leva de elétricos, o modelo teve menor depreciação que os concorrentes mais modernos, como BMW iX e Porsche Taycan. Ele é equipado com motores que somam 400 cv e pode ir de 0 a 100 km/h, segundo a Jaguar, em 4,8 segundos. Sua autonomia é de 362 km, no ciclo do Inmetro.
2º – BMW iX: 32,6%
3º – Porsche Taycan: 33,1%
SEGMENTO: Audi e-tron, BMW iX, BYD Tan, Jaguar I-Pace, Porsche Taycan