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Honda Civic G10 tem espaço e desempenho e é mais barato que City novo

Substituído pelo City, Honda Civic usado se destaca pela qualidade e robustez, além da facilidade de revenda e baixa desvalorização

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 16 Maio 2024, 10h48 - Publicado em 16 Maio 2024, 07h00

O Honda Civic é um dos modelos de maior sucesso no mundo. Nascido em 1972, logo se popularizou em vários mercados e já chegou a nada menos que dez gerações. No Brasil foi nacionalizado em outubro de 1997 e a produção parou no fim de 2021, em décima geração (lançada por aqui em agosto de 2016).

Hoje o Civic é importado da Tailândia, na versão híbrida e:HEV, e do Japão, na versão esportiva Type R. Nenhuma delas tem a mesma popularidade que o Civic já teve no Brasil. Pelo contrário: teve apenas 478 unidades emplacadas de janeiro a abril.

A linha do Civic G10 se dividia em quatro versões: Sport (única com possibilidade de câmbio manual de seis marchas e grade preta), EX (grade cromada, couro, faróis com sensor), EXL (ar automático, painel TFT, multimídia de 7 polegadas), todas equipadas com o motor R20Z1 2.0 i-VTEC FlexOne de até 155 cv. Só a versão topo de linha, Touring, tinha o motor L15 1.5 turbo de até 173 cv. Nas versões automáticas, o câmbio é do tipo CVT, com sete velocidades simuladas.

Honda Civic Touring
Apesar da idade, seu visual ainda é bonito e chama atenção por onde passa (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O porta-malas de 519 litros resolvia um dos grandes problemas das antigas gerações. E as vantagens continuavam, como a excelente dirigibilidade, robustez, maior rigidez estrutural (uma vez que recebeu carroceria completamente nova), suspensão traseira multibraço, economia, conforto e ausência de problemas crônicos graves.

Aliás, outra característica revelada posteriormente foi a boa aceitação no mercado de usados, com liquidez e manutenção do valor de revenda. Ainda assim, é mais barato que um Honda City sedã zero-km.

Honda Civic Touring
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Dentre os pontos negativos, que são poucos e pontuais, destaque para o câmbio CVT, um tanto lento nas respostas. Além disso, são objeto de reclamação: a defasada central multimídia, o ar-condicionado fraco, a facilidade com que a traseira raspa no piso quando carregada, o acabamento um tanto simples e a quantidade limitada de itens de série.

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Essas constatações não são oriundas de todos os proprietários, mas há uma grande incidência delas, assim como os pontos destacados abaixo.

civic
(Arte/Quatro Rodas)

Desde o lançamento do G10 no Brasil, pouca coisa mudou no carro. Pequenos detalhes estéticos e de equipamentos marcaram as mudanças da linha. O fato mais relevante, talvez, tenha sido a extinção da versão equipada com câmbio manual, além do surgimento de uma nova versão de entrada, denominada LX.

civic
No porta-malas cabem 519 litros de bagagem (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Dentre todas elas, historicamente – e como carro zero-km –, a que sempre ofereceu  a melhor relação custo/benefício é a EX, que visualmente não perde quase nada, assim como em termos de equipamentos.

Civic
Civic Sport, EX e EXL (Divulgação/Honda)

Mas no mercado de seminovos a EXL se revela uma compra mais vantajosa, pois conta com faróis de led, mais equipamentos e, no frigir dos ovos, custa mais ou menos a mesma coisa que um EX. Então vá para a EXL, que só fica abaixo da Touring.

Problemas e defeitos do Honda Civic G10

Civic
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Travas de pastilhas – Sua função é manter as pastilhas na posição correta, mas com o tempo podem apresentar folga, o que gera ruído desagradável, principalmente em pisos irregulares, que pode ser confundido com problemas no escape ou mesmo na suspensão.

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Bieletas – Podem apresentar folgas precoces, que por sua vez também geram ruídos em pisos ruins. Essas peças estão localizadas na suspensão dianteira e são motivo de reclamações recorrentes, mesmo em carros no período de garantia.

Teto solar – Nas versões Touring é comum haver reclamações no mecanismo do teto solar. Esses ruídos não têm prazo certo para surgir, mas, da mesma forma que as bieletas, apareceram em vários carros ainda em período de garantia.

Rolamentos – Os rolamentos das rodas traseiras podem apresentar desgaste prematuro e, como consequência, ruídos. Esse é um barulho chato, contínuo, como se houvesse alguma coisa pegando no cubo da roda o tempo todo. E aumenta proporcionalmente à velocidade.

Limitadores – As portas dianteiras têm limitadores que podem apresentar estalos ao abrir ou fechar e devem ser trocados. Assim como outros problemas relatados acima, apareceram em vários carros que ainda estão no período de garantia.

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honda Civic

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A VOZ DO DONO

Nome: Fabricio Cassio Silva
Idade: 48 anos
Profissão: comerciante
Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro

“Eu tenho um Touring 2017e o carro anda bem e é econômico. Além disso é muito ágil, excelente para usar no dia a dia e não desvaloriza muito. Sem contar o fato de que continua bonito e atual.”

O que eu odeio

“Acho a suspensão um tanto dura e é muito comum sentir pancadas secas em buracos e irregularidades. E o sensor dianteiro acusa presença falsa quando chove (e não consigo resolver).”

Preço médio dos Honda Civic G10 usados (KBB Brasil)

Tabela usados Civic 10
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Honda Civic G10

Peças Civic 10
(Reprodução/Quatro Rodas)

Ficha Técnica – Honda Civic 1.5 Turbo

Motor: flex, diant.,  transv., 4 cil., turbo, inj. direta, 16V, 1.498 cm3, 16V, 173 cv a 5.500 rpm, 22,4 mkgf entre 1.700 e 5.500 rpm
Câmbio: autom. CVT, 7 m, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.)/multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.)/sólido (tras.)
Direção: elétrica, 10,9 m (diâm. giro)
Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R17
Dimensões: largura, 180 cm; comprimento, 463,7 cm; altura, 143,3 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.326 kg; tanque, 56 l
Equipamentos de série: 6 airbags, ESP, HSA, sensor de estacionamento (diant./tras.), ar-condicionado dual zone e sistema Econ

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Desempenho e consumo do Honda Civic 1.5 Turbo

Aceleração
0 a 100 km/h: 7,9 s
0 a 1.000 m: 28,7 s – 184,7 km/h
RETOMADA
D 40 a 80 km/h: 3,3 s
D 60 a 100 km/h: 4,2 s
D 80 a 120 km/h: 5,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h – 0 m: 15,4/27,1/64,8 m
Consumo (G)
Urbano: 11,9 km/l
Rodoviário: 15,3 km/l

Nós dissemos

Quatro Rodas 678
(Reprodução/Quatro Rodas)

Janeiro de 2016 “A chata suavidade do CVT conversa bem com a brutalidade do turbo, entregando respostas amigáveis, sem trancos, mas com acelerações sempre fortes e progressivas… Nos trechos de asfalto irregular, percebe-se um conjunto de suspensão (McPherson na frente e multilink atrás) mais firme do que antes, que não chega a ser desconfortável.”

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Toyota Corolla 2014
Leia mais” data-image-title=”” title=”Toyota Corolla 2014″ data-image-source=””> Linha de frente: faróis ousados e grade cromada | Leia mais (Diego Souto)

Toyota Corolla  Tal como times de futebol, ele e o Civic têm suas próprias torcidas, o que se justifica pelo caráter diferente dos dois carros, mesmo sendo dois tradicionais sedãs japoneses. O Civic é mais ousado, o Corolla é mais conservador, oferece mais facilidade para entrar e sair e também é avesso às oficinas.

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