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VW Fusca TSI é usado com desempenho e carisma, mas caro de manter

O desempenho está à altura do carisma de todo Volkswagen Fusca, mas não tenha pressa em escolher: a manutenção pode sair bem cara

Por Felipe Bitu
Atualizado em 1 abr 2024, 14h11 - Publicado em 1 abr 2024, 14h00
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  • Após o New Beetle veio o Fusca, com teto mais baixo e visual agressivo
    Após o New Beetle veio o Fusca, com teto mais baixo e visual agressivo (Acervo/Quatro Rodas)

    Ter um Fusca sempre foi um exercício de paciência: o original nunca foi exemplo de agilidade e o New Beetle pouco melhorou nessa área. O VW só assumiu um caráter esportivo na linha 2013, repleto de torque, potência e um notável comportamento dinâmico.

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    Vinha do México em versão única: 2.0 TSI com turbo e injeção direta de 200 cv e 28,5 mkgf a apenas 1.700 rpm. Quase todos tinham o câmbio sequencial DSG de dupla embreagem, com seis marchas e borboletas para trocas no volante.

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    Fusca 2.0 TSI
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    É justamente esse câmbio que torna o Fusca tão prazeroso: as trocas são feitas em giro mais alto, com um estouro no escapamento, como nos carros de corrida ou nos esportivos da Audi. Embora mais barata, a versão com câmbio manual traz apenas o ronco encorpado no escape.

    Desempenho do Fusca TSI

    Aerofólio é parte integrante do novo Fusca, que deixou de ser importado em 2016
    Aerofólio é parte integrante do novo Fusca, que deixou de ser importado em 2016 (Acervo/Quatro Rodas)

    E não fica só no barulho. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 s e chega aos 223 km/h sem comprometer o consumo, com de 9,7 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada no nosso teste.

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    Números piores que os do Jetta 2.0 TSI, mas aceitáveis devido à aerodinâmica inferior. Mesmo firme, a suspensão não compromete o conforto e traz controles de estabilidade e tração.

    Volkswagen Fusca
    Aerofólio e escapamento duplo são de série, mas as rodas de liga leve aro e 18 bicolores são opcionais, por 2 050 reais (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    São de série airbags frontais e laterais, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas aro 17, computador de bordo, piloto automático e multimídia com tela touch e Bluetooth.

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    Painel do Fusca brincava com suas linhas externas arredondadas
    Painel do Fusca brincava com suas linhas externas arredondadas (Acervo/Quatro Rodas)

    Além do DSG, os melhores opcionais são ar digital bizona, couro, retrovisor eletrocrômico, teto solar, roda aro 18 com pneu 235/45, sensor de chuva, faróis bixenônio com DRL de led, GPS e sistema de som Fender.

    Volkswagen Fusca
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

     

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    O espaço é adequado para quatro pessoas, mas não se iluda: o estilo dos anos 30 se sobrepõe à função e o porta-malas, de 310 litros, acaba com  qualquer uso familiar.

    O volante de aro fino e o acelerador ancorado no assoalho são detalhes saudosistas que compensam essas limitações.

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    Volkswagen Fusca
    Atrás, lugar para dois convidados (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A principal novidade do modelo 2014 foi a troca do motor EA888 de primeira geração (CCZA) pelo de segunda (CPLA): foi a 211 cv em função da redução do atrito interno e revisão da eletrônica.

    O pacote R-Line entrou na lista de opcionais, adicionando sensor de pressão de pneu, retrovisores pretos, para-choques redesenhados e detalhes exclusivos no interior.

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    Volkswagen Fusca
    Porta-malas de 310 litros é equivalente ao de um HB20 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Na linha 2015, passou a vir só com DSG e, em 2016, a importação cessou.

    É fácil comprar um Fusca em bom estado graças à enorme (e cara) rede autorizada e ao conhecimento das oficinas independentes. Mas atenção com o DSG, que requer cuidados especiais de manutenção, e com as peças da embreagem da versão manual, caras e difíceis de achar. 

    Problemas e defeitos do VW Fusca TSI

    Câmbio DSG do Fusca 2.0 TSI
    Câmbio DSG do Fusca 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Volkswagen Fusca
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    Nome: Leandro Bertotti
    Idade: 35 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: Chapecó (SC)

    O que eu adoro: “Além de bonito, ele tem um motor muito eficiente, com baixo consumo e desempenho empolgante. O nível de equipamentos também agrada, com ar digital bizona, faróis de xenônio e teto solar panorâmico.”

    O que eu odeio: “A rigidez da suspensão reduz o conforto em vias mal pavimentadas e as rodas aro 18 exigem cuidado redobrado com buracos. Fazem falta retrovisores rebatíveis e bancos com ajustes elétricos.”

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    Volkswagen Fusca
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Preço dos VW Fusca TSI usados

    Modelo 2013 2014 2015 2016
    SPORT 2.0 TSi Manual
    R$ 107.500
    R$ 117.500
    R$ 118.000
    SPORT 2.0 TSi DSG
    R$ 97.000
    R$ 105.900
    R$ 115.000
    R$ 138.000
    SPORT R-Line 2.0 TSi DSG
    R$ 110.000
    R$ 122.000
    R$ 127.000

    * Valores em reais calculados pela KBB Brasil para a compra pelo particular

    Preço das peças

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro R$ 3.492 R$ 1.430
    Farol completo (cada um) R$ 2.394 R$ 740
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 1.390 R$ 1.070
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 712 R$ 370
    Amortecedores (os quatro) R$ 6.316 R$ 2.200

    Nós dissemos

    Guia de usados: VW Fusca tem desempenho e carisma, mas para manter
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Dezembro de 2012: “As trocas acima de 4.000 rpm são seguidas de um pipoco típico de carros de pista ou dos esportivos de sangue quente do Grupo Volkswagen, como o Audi TTS. Essa sonoridade, no entanto, se faz mais presente nos Fusca equipados com DSG (o câmbio com dupla embreagem da marca, com trocas super-rápidas).”

    Pense também em um…

    Guia de usados: VW Fusca tem desempenho e carisma, mas para manter
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Citroën DS3/DS 3: O hot hatch francês é outra boa opção para quem não precisa dar carona. Seu 1.6 THP com turbo e injeção direta de 165 cv e 24,5 mkgf vem acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Na nossa pista, ele foi de 0 a 100 km/h em 7,6s, mas, em ritmo manso, bebe pouco: faz 11,4 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

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