Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Jetta é um baita sedã para comprar usado – sem o motor de Santana

Sóbrio e conservador, este pacato sedã médio faz BMW 320i, Audi A4 e Mercedes-Benz C 200 comerem poeira na versão 2.0 TSI

Por Felipe Bitu
Atualizado em 7 jan 2024, 12h21 - Publicado em 6 jan 2024, 20h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Jetta

    Apresentado em 2011, o Jetta de sexta geração trouxe duas configurações: a sofisticada Highline (motor 2.0 turbo e suspensão traseira multilink) e a básica Comfortline (motor 2.0 de aspiração natural e suspensão traseira por eixo de torção).

    A Highline é, de longe, a preferida do mercado. Com 200 cv e 28,5 mkgf a 1.700 rotações, o motor EA888 está acoplado à rápida transmissão sequencial DSG de dupla embreagem, com seis marchas e borboletas para trocas manuais no volanteo novo Jetta receberá câmbio de oito marchas.

    Jetta TSI, modelo 2011 da Volkswagen, durante teste comparativo da revista Quatr
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Seu desempenho é imbatível no segmento: 0 a 100 km/h em 7,1 s e máxima de 238 km/h. Pisando leve é possível atingir médias superiores a 10 km/l na cidade e 14 na estrada.

    Interior do Jetta TSI
    Interior do Jetta TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

     

    De série, tem ar bizona, couro, ESP, seis airbags, rodas aro 17, sensores de farol e chuva, piloto automático, volante multifuncional, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro). Teto solar e banco do motorista elétrico eram opcionais.

    Continua após a publicidade
    Motor do Jetta 2.0 TSI
    Motor do Jetta 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Um Highline 2.0 TSI da primeira fornada já pode ser encontrado por menos de R$ 60.000. No modelo 2014, o motor EA888 de primeira geração (CCZA), conhecido por ser problemático, foi substituído pelo de segunda (CPLA): a potência saltou para 211 cv graças à redução do atrito interno e revisão de itens eletrônicos. Reestilizado em 2015, o Jetta Highline ganhou ainda novos painel e volante.

    Banco dianteiro do Jetta TSI
    Banco dianteiro do Jetta TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Bem mais civilizada, a Comfortline tinha o fraco motor EA113 , 2.0 com 8 válvulas. É a mais indicada para quem vê no Jetta só as virtudes de um bom sedã médio, como a distância entre-eixos de 2,65 metros e o porta-malas de 510 litros.

    Carros que menos desvalorizam
    Volkswagen Jetta Comfortline 2.0 (divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Apesar de flex, o EA113 rende só 116/120 cv, pouco para seus 1.346 kg. Está combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático sequencial de seis (Tiptronic). São facilmente encontrados por menos de R$ 40.000.

    Volkswagen Jetta 2.0 Comfortline
    Motor 2.0 derivado do AP gerava apenas 120 cv, e com álcool (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mais interessantes são as versões Trendline 2.0 (descontinuadas em 2016) e Comfortline oferecidas a partir da linha 2016 com o motor EA211, o famoso 1.4 TSI que já equipava o Golf.

    VW Jetta 6ª geração
    Visual do Jetta mudou em 2015, quando ganhou novos faróis e grade (João Mantovani/Quatro Rodas)

    Movido apenas a gasolina, sua potência salta para bons 150 cv, mas o destaque é o torque máximo de 25,5 mkgf a 1.500 rpm. Em ambas as versões, o ESP é de série.

    Continua após a publicidade
    VW Jetta
    Conjunto ótico foi atualizado, assim como a tampa do porta-malas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Um dos poucos defeitos do Jetta é o alto custo de manutenção na rede autorizada. Mas, após tantos anos no mercado, já é possível optar por oficinas independentes e peças de boa qualidade no mercado paralelo.

    Problemas e defeitos do VW Jetta 

    Jetta 2.0T 16V - ed. 7/2011
    Câmbio automatizado DSG de dupla embreagem é o destaque mecânico do Jetta, mas requer atenção (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Caixa de direção: Ruídos anormais são provocados por folga excessiva nos mancais dos motores elétricos responsáveis pela assistência da direção. O problema costuma ser sanado com o simples reaperto dos parafusos de fixação.

    Preparação: Nos 2.0 TSI, evite carro que sofreu remapeamento e mudança na pressão do turbo. Isso gera mais potência, mas pode comprometer a vida do motor.

    Continua após a publicidade

    Cabeçote: Atenção ao tensionador da corrente dos comandos: em caso extremo pode causar o choque entre válvulas e pistões. Outro problema em motor de
    injeção direta é a carbonização das válvulas de admissão, devido à recirculação de gases provenientes da queima de gasolina com elevado teor de enxofre.

    Câmbio: DSG A troca do óleo deve ser feita a cada 60.000 km ou na sexta revisão, o que ocorrer primeiro. Por ser um procedimento caro (R$ 1.700) muitos deixam de fazê-la.

    Suspensão: Verifique buchas, batentes e bieletas, que costumam fazer barulho no final da vida útil. Ruídos na traseira costumam ser solucionados com o kit de molas 5C511115A fornecido pela rede.

    Recalls: Foram cinco em carros produzidos entre 2010 e 2015. Eles envolvem galeria de combustível, eixo traseiro, airbag do motorista, comando de válvulas e cabeçote.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Jetta 2.0 Comfortline
    Painel do Jetta Comfortline (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    O que eu adoro – “Excelente para o dia a dia: espaçoso, prático e com diversos itens de segurança ativa e passiva. O conjunto de motor 2.0 turbo e câmbio DSG é excepcional em conforto e performance.”

    VW Jetta 6ª geração
    Painel do Jetta Trendline (Arquivo/Quatro Rodas)

    O que eu odeio – “O acabamento interno deixa a desejar para um sedã médio, principalmente quando comparado ao Jetta antigo. Os valores cobrados por peças e serviços na rede autorizada são equivalentes ao de um sedã de luxo.”

    Volkswagen Jetta 2021
    Volkswagen Jetta 2.0 TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Quanto vale um VW Jetta usado (KBB)

    Versão do Jetta 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017
    Comfortline 2.0 flex manual
    R$ 51.659
    R$ 55.641 R$ 61.595
    R$ 63.904
    Comfortline 2.0 flex tiptronic
    R$ 53.652
    R$ 56.635 R$ 63.300
    R$ 67.000
    R$ 70.700
    R$ 76.500
    Trendline 2.0 flex tiptronic
    R$ 65.565
    R$ 70.000
    Trendline 1.4 TSI manual gasolina R$ 69.000 R$ 74.000
    Trendline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 72.000 R$ 76.500
    Comfortline 1.4 TSI tiptronic gasolina R$ 77.728 R$ 83.480
    Highline 2.0 TSI 
    R$ 58.900
    R$ 69.000 R$ 72.259
    R$ 76.016
    R$ 83.759
    R$ 90.667
    R$ 97.621

    VW Jetta

    Preço das peças do VW Jetta

    Peças Original Paralelo
    Para-choque (dianteiro) R$ 2.590 R$ 1.800
    Farol completo (cada um) R$ 1.859 R$ 1.739
    Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 503 R$ 430
    Disco de freio (par dianteiro) R$ 980 R$ 459
    Amortecedores R$ 2.630 R$ 2.574

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.