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Suzuki Jimny usado é jipe 4×4 raiz que cabe em qualquer lugar

O pequeno fora de estrada agrada pelo tamanho, robustez e adaptabilidade na cidade, mas tem suas limitações

Por Da Redação
Atualizado em 3 abr 2024, 08h15 - Publicado em 15 abr 2022, 14h01
Jimny pesa mais de 1 tonelada a menos que o T4
Versão 4Sport tem pneus lameiros e para-choques de uso off-road. Snorkel é opcional (Marcos Camargo/Quatro Rodas)
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Criado para atender a limitações de espaço impostas pelo governo japonês para a concessão de determinados benefícios, o Suzuki Jimny cumpriu tão bem a função de utilitário urbano que virou sucesso no mundo, e no Brasil conquistou uma pequena comunidade de fãs.

Virtudes para essa admiração não faltam: o pequeno tamanho e o excesso de plásticos sugerem fragilidade, mas quem conhece o Jimny logo descobre que ele é uma evolução do jipe Samurai.

A tração 4×4 e o chassi de longarinas sobre dois eixos rígidos o colocam na mesma categoria do Toyota Bandeirante, esbanjando uma rusticidade que só é suavizada por mimos como direção hidráulica e ar-condicionado.

Tampa traseira do Jimny é pesada para abrir
Tampa traseira do Jimny é pesada para abrir (Marcos Camargo/Quatro Rodas)

Ágil, econômico e fácil de estacionar, boa parte deles sequer viu lama, circulando só nos centros urbanos, onde seu tamanho compacto (25 cm menor que um Gol) e imunização frente aos buracos são elogiáveis.

O Jimny chegou ao Brasil em 1998, deixou de ser importado em 2003, voltou ao país em 2009 e passou a ser fabricado localmente no final de 2012 pelo grupo Souza Ramos, o mesmo que controla as operações da Mitsubishi no país.

Motor 1.3 a gasolina do Jimny acelerou de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos
Motor 1.3 16V tem apenas 85 cv, mas não nega fogo (Marcos Camargo/Quatro Rodas)
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Em todo esse tempo, pouca coisa mudou. O motor 1.3 com 16 válvulas e comando variável tem apenas 85 cv e 11,2 mkgf de torque, mas é suficiente para impulsionar os 1.050 kg do carro – em nosso último teste, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

O sistema de tração conta com reduzida, roda livre pneumática e engates eletrônicos, feitos por meio de botões no painel. Na posição 2WD, a tração é apenas traseira.

A até 100 km/h, o 4×4 pode ser engatado em pisos de baixa aderência, enquanto a reduzida exige que o carro esteja parado. Sem um diferencial central, os modos 4×4 devem ser evitados no asfalto, pois podem abreviar a vida útil dos componentes da transmissão.

Botões de acionamento da tração 4x4 ficam abaixo do ar-condicionado
Botões de acionamento da tração 4×4 ficam abaixo do ar-condicionado (Marco de Bari)

É sobre pisos ruins e de baixa aderência que o pequeno se sente à vontade, embora não desaponte em pisos lisos – desde que a velocidade seja baixa.

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Na estrada, acima dos 110 km/h, é suscetível a ventos laterais e a direção recebe a vibração vinda dos pneus, no entanto a suspensão de eixo rígido com molas helicoidais na frente e na traseira mostra competência em ambas as situações.

Por dentro, a simplicidade remete aos anos 1990. Embora carregue quatro, apenas os passageiros da frente viajam com conforto. O banco traseiro não chega a ser desconfortável, mas acessá-lo requer elasticidade de criança. Como está instalado sobre o eixo, os trancos de obstáculos maltratam quem está nele.

Banco traseiro é rebatível; espaço é apertado e com pouco conforto
Banco traseiro é rebatível; espaço é apertado e com pouco conforto (Marco de Bari)

No porta-malas o espaço também é restrito, mas o rebatimento do encosto compensa essa limitação. Aliás, é possível unir o encosto do banco dianteiro ao assento traseiro, formando uma cama improvisada – apesar da pequena carroceria.

Dando preferência aos modelos nacionais, o Jimny pode ser encontrado em três versões principais: a básica 4Work, a intermediária 4All e a mais completa 4Sport – houve também a versão 4Sun, semelhante à 4All, mas com teto solar e a 4Street.

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Todas já saíam de fábrica com direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos e ar-condicionado. Mas atenção: somente os modelos de 2014 para frente possuem airbags e freios ABS.

jimny
Robusto, Jimny é um típico off-road de raiz (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A opinião dos donos do Suzuki Jimny

“Eu precisava de um carro pequeno para usar no dia a dia e acabei gostando muito do SuzukiJimny. Ele é um carro bem prático e econômico, cabe em qualquer vaga e se iguala à minha picape Mitsubishi L200 em capacidade fora de estrada. A única reclamação vai para o barulho de vibração das portas e dos bancos.” – James Gomes da Silva, contador, São Paulo (SP).

O que eu adoro: “O Jimny é pequeno e muito ágil na cidade, além de ter uma ótima capacidade em trilhas de terra. Oferece um ótimo desempenho no asfalto ou fora dele.” – Aluizio Berezovsky, engenheiro eletricista, Vila Velha (ES).

O que eu odeio: “As concessionárias não são bem preparadas. Disseram que eu poderia usar a tração 4×4 em dias chuvosos para ter mais aderência e acabei quebrando o diferencial.” – Carlos de Souza Almeida, engenheiro de produção, Rio de Janeiro (RJ).

Suzuki Jimny
Leia mais” data-image-title=”” title=”Suzuki Jimny” data-image-source=”Suzuki”> Luzes sinalizam o engate da tração | Leia mais (Marcos Camargo/Suzuki)

Os defeitos mais comuns do Suzuki Jimny

Sensor de rotação: nos motores 1.3 16V, o sensor de rotação do virabrequim costuma falhar, principalmente quando exposto a muita sujeira e umidade. Trata-se de um problema de difícil diagnóstico e que só é solucionado com a troca do sensor, localizado atrás do alternador.

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Caixa de transferência: a tração 4×4 é acionada através de uma corrente que fica dentro da caixa de transferência. Se a corrente estiver gasta, ela vai escapar e a tração dianteira não irá funcionar corretamente, problema que só é solucionado com a substituição da corrente.

Suspensão: o Jimny tem dois eixos rígidos, fixos ao chassi por braços longitudinais. Se o embuchamento dos braços estiver gasto, o veículo apresentará ruídos na suspensão e uma vibração na direção entre 60 e 80 km/h, conhecida como “shimmy”. A troca das buchas resolve o problema.

Modificações: Uma das principais características do jipinho sempre foi sua flexibilidade quanto à customização. Além de acrescentar equipamentos, o comprador pode ter modificado a suspensão, o tipo e o tamanho dos pneus e até alargar as caixas de roda. Tudo isso pode influenciar no preço, mas também demanda mais cuidado com o estado de conservação.

Jimny frente
Jimny enfrenta as trilhas com valentia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Preço médio dos usados (KBB-Abril de 2022)

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2011
Jimny 4All 1.3 16v R$ 63.800 R$ 63.990 R$ 64.718 R$ 65.130 R$ 73.396 R$ 78.930 R$ 82.202 R$ 91.154 R$ 97.825 R$ 101.972
Jimny 4Sport 1.3 16V R$ 59.793 R$ 66.450 R$ 67.590 R$ 72.930 R$ 78.173 R$ 84.960 R$ 89.595 R$ 94.013 R$ 106.427 R$ 110.945
Jimny 4Street 1.3 16V R$ 61.550
Jimny 4Sun 1.3 16V  – R$ 68.140 R$ 68.500 R$ 71.150 R$ 71.680
Jimny 4Work 1.3 16V R$ 61.130 R$ 68.635 R$ 72.790 R$ 92.900 R$ 95.190 R$ 99.080 R$ 106.330

 

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