Não parece, mas o Hyundai HB20 foi lançado no Brasil há 10 anos. Nesse meio tempo, ganhou facelift, uma nova geração e até mais um facelift para corrigir um visual que não agradou tanto aos brasileiros. Isso, porém, não desmerece os carros usados dos primeiros anos.
É um fato que poucos carros criaram tanto frisson quanto o Hyundai HB20. Lançado em 2012 (já linha 2013), o hatch provocou uma corrida às lojas, que nunca parou: ele permaneceu entre os carros mais vendidos do Brasil desde então e chegou a liderar entre os automóveis.
É fácil entender seu sucesso: os primeiros carros ainda têm projeto atual, belo estilo e padrão de qualidade acima da média, criando assim um carro que agradou até aos mais exigentes. Para ajudar na aceitação dos usados, o compacto sempre teve garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. Por isso, o HB20 não esquenta vaga: basta anunciar que vende, mesmo os mais velhinhos.
Considerando a primeira geração, vendida até 2018, a versão básica era a Comfort. Já enchia os olhos: ar, direção, airbags, Isofix, computador de bordo e alarme. Mas ela é preterida pelo mercado pela falta de travas e vidros elétricos.
É por isso que a Comfort com pacote Style é a mais procurada (e rara): inclui ainda ABS, volante multifuncional com ajuste de altura e distância, espelhos elétricos, faróis de neblina, rodas de liga aro 14 e CD com MP3.
Sob o capô, um competente 3-cilindros 1.0 de 80/75 cv que é usado até hoje com poucas mudanças. Se você não abre mão de desempenho, leve o HB20 Comfort 1.6 16V, de 128/122 cv: ele acelerou no nosso teste de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Rápido, tem ABS de série: travas e vidros elétricos, alarme e desembaçador são do pacote Plus – há também a configuração Style e a opção de câmbio automático de quatro marchas.
O câmbio automático de seis marchas só foi lançado na reestilização de 2015, quando o câmbio manual também passou a ter seis marchas. Foi a partir deste momento que a central multimídia se tornou mais comum, mas ainda era opcional mesmo nas versões mais caras.
A versão mais cara Premium (sempre 1.6), que ganha rodas aro 15, volante e manopla de couro, sensores de faróis e de ré e banco traseiro bipartido. É um conjunto parecido com o HB20 R-Spec, que tinha proposta esportiva garantida pelo visual exclusivo.
Como uma resposta ao desempenho do Volkswagen Up! TSI, em 2016 surgia o Hyundai HB20 1.0 Turbo. Diferentemente do motor da geração atual, este ainda não tinha injeção direta e, por isso, sua potência era limitada a 105/98 cv e 15 kgfm. Com câmbio manual de seis marchas, seu consumo era quase igual ao do HB20 1.0 aspirado, mas fazendo 0 a 100 km/h em cerca de 11,5 segundos. Era um meio termo entre o 1.0 e o 1.6, mas não colou. Este motor se tornou raridade e é menos interessante que os 1.6.
Há inúmeras séries especiais. Ocean, Spicy, For You e Copa do Mundo são algumas, sempre baseadas em versões intermediárias mas com extras das versões mais caras. E podem valer muito a pena justamente por isso: muitas vezes o adicional era central multimídia com Android Auto e Apple Carplay.
Em comum, todas as versões oferecem o mesmo padrão de construção e acabamento, dirigibilidade dócil e confortável (sem comprometer a estabilidade) e o bom porta-malas de 300 litros. Robusto, o Hyundai HB20 resistiu bem ao nosso teste de Longa Duração, figurando entre os mais bem avaliados ao longo de 60.000 km.
Os defeitos do Hyundai HB20
- Direção – Ruídos ao esterçar vêm da má fixação da airbag no interior do volante. A rede autorizada adotou medidas paliativas de lubrificação e fixação para solucionar o problema, que acaba retornando.
- Amortecedores – Mesmo robusta, a suspensão do HB20 tem pouco curso, o que pode acarretar desgaste acentuado dos amortecedores. Fique atento a ruídos e oscilações excessivas da carroceria, que podem indicar o final de vida útil das peças. Carros da primeira fase costumam ficar com a traseira arriada com o tempo.
- Faróis – Podem embaçar por condensação de vapor ou infiltração de água. O primeiro era considerado normal pela rede, enquanto o segundo exige a troca, por falha de vedação ou trinca na peça. Lâmpadas fora de especificação podem agravar o defeito.
- Câmbio automático – Veja se a alavanca corre perfeitamente pelo canal de seleção das marchas e se as trocas ocorrem de forma suave. Trancos ou retenção indevida de marchas indicam necessidade de resetar ou reprogramar o módulo.
- Pintura – A seção Autodefesa da edição de abril de 2015 mostrou relatos de falhas na pintura, mesmo em garagens cobertas. Fique atento, pois não há uma solução oficial para o problema.
O que dizem os donos do Hyundai HB20?
Nome: Amauri Alves de Oliveira
Profissão: autônomo
Cidade: Joinville (SC)
O que eu adoro: “Sua dirigibilidade inspira confiança: o 1.6 16V tem fôlego de sobra e a estabilidade garante segurança sem sacrificar o conforto. Tem bom porta-malas, estilo arrojado, ótimo acabamento e é muito silencioso.”
O que eu odeio: “O espaço interno poderia ser melhor e o estofamento claro suja com facilidade. Também peca um pouco no consumo e na iluminação no porta-malas: o soquete está lá, mas a lâmpada foi suprimida.”
Preço médio dos Hyundai HB20 usados (KBB)
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | |
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Comfort 1.0 12V | R$ 41.803 |
R$ 43.380
|
R$ 45.131
|
R$ 51.738
|
R$ 54.290 |
R$ 56.454
|
Comfort 1.6 16V |
R$ 44.059
|
R$ 46.456
|
R$ 49.011
|
– | – | – |
Comfort Plus 1.6 16V |
–
|
–
|
–
|
R$ 54.602
|
R$ 56.719
|
R$ 59.872
|
Comfort Plus 1.0 Turbo |
–
|
–
|
–
|
–
|
R$ 59.210
|
R$ 59.877
|
Comfort Plus 1.6 16V Aut. |
R$ 49.267
|
R$ 51.718
|
R$ 54.630
|
R$ 60.758
|
R$ 63.204
|
R$ 66.821
|
Comfort Style 1.6 16V Aut. |
R$ 48.519
|
R$ 50.655
|
R$ 52.880
|
R$ 55.617
|
R$ 57.052
|
R$ 66.993
|
Premium 1.6 16V | R$ 45.791 |
R$ 48.719
|
R$ 51.482
|
– | – | – |
R-Spec 1.6 16V | – |
–
|
–
|
R$ 56.029
|
R$ 59.053
|
– |
Premium 1.6 16V Aut. |
R$ 49.692
|
R$ 52.932
|
R$ 55.707
|
R$ 62.369
|
R$ 65.097
|
R$ 69.272
|
PENSE TAMBÉM EM UM… Chevrolet Onix
Chevrolet Onix: Ele também cativou pelo estilo e pelos itens de série: o LS traz um 1.0 de 80/78 cv, mais direção hidráulica, airbag e ABS. O ar é opcional exclusivo do LT, que também traz o bom 1.4 (106/98 cv) e um automático de seis marchas. Mas o Onix tem 3 estrelas no Latin Ncap (contra 4 do HB20) e seu porta-malas é menor.