Barato, Fiat Palio usado é líder de vendas; veja qualidades e defeitos
Fiat Palio saiu de linha há alguns anos, mas ainda é procurado por ser barato de comprar; custa entre R$ 30.000 e R$ 50.000
Pedra no sapato do Volkswagen Gol, o Fiat Palio cresceu em tamanho e nas vendas até que conseguiu desbancar o rival em 2014 – apesar de os números serem de duas duas gerações somadas. Isso só reforçou seu bom valor de revenda e a alta liquidez entre os usados que perdura até hoje, 5 anos após ter saído de linha no Brasil.
A segunda geração do Palio foi lançada no Brasil no final de 2011. Atualizada a partir de um monobloco mais forte e leve, ficou maior e mais seguro, apesar de ABS e airbag terem sido opcionais até o lançamento da linha 2013.
O tamanho favoreceu o espaço no banco traseiro, com 10 cm a mais para esticar as pernas. O acabamento do Fiat melhorou e o porta-malas também cresceu (de 275 para 280 litros).
Com uma direção rápida e suspensão mais firme, o Fiat Palio ganhou boa dirigibilidade sem abdicar do conforto, sua principal característica. A direção hidráulica é de série desde a básica Attractive, disponível tanto com o motor 1.0 Evo (75 cv) quanto com 1.4 Evo (88 cv).
O motor 1.6 16V E.torQ (117 cv) é exclusivo dos Palio Essence e Palio Sporting, ambas com câmbio automatizado Dualogic como opcional.
O Fiat Palio Attractive ainda tem computador de bordo, faróis com temporizador, abertura interna do porta-malas e do tanque e comando interno dos retrovisores. Entre os opcionais, ar-condicionado, vidros elétricos, rodas de liga, faróis de neblina, volante multifuncional, acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa e chave tipo canivete.
Se você faz questão de segurança, comece pelo Palio Essence, que tem airbags laterais como opcional. Nela o ar-condicionado é de série, ao lado das rodas de liga aro 15, do banco do motorista com regulagem de altura e dos cromados no acabamento interno.
A versão Sporting é a mais adequada para quem aprecia uma tocada mais nervosa: rodas aro 16 com pneus 195/55, apêndices aerodinâmicos, faixas decorativas, saias laterais, faróis máscara negra e volante revestido de couro.
Para atender à legislação, a linha 2013 passou a contar com airbags dianteiros e os freios ABS, enquanto a Attractive recebeu um novo aplique de painel. Entre os opcionais, surgiu um novo rádio com streaming de áudio, que se conecta via Bluetooth para reproduzir as músicas armazenadas no celular, e o teto solar Sky Wind.
Depois disso, o Fiat Palio teve poucas alterações até 2017, quando ganhou o mesmo painel do Grand Siena, com saídas de ar centrais horizontais. O hatch compacto deixaria de ser fabricado em novembro daquele mesmo ano, já ofuscado pelo lançamento do Fiat Argo cinco meses antes.
Bem-equipado e fácil de manter, o Palio tem peças disponíveis em pronta entrega e há boa margem de negociação para descontos nas autorizadas, facilitando ainda mais sua manutenção. Os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo continuam em produção até hoje para os Fiat Mobi, Strada e Fiorido, além do Peugeot Partner Rapid.
Original | Paralelo | |
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Para-choques dianteiro: | R$ 661 | R$ 950 |
Farol (cada um): | R$ 452 | R$ 420 |
Retrovisor (cada um): | R$ 368 | R$ 270 |
Disco de freio (par): | R$ 360 | R$ 230 |
Pastilhas de freio | R$ 196 | R$ 80 |
Atenção na hora de comprar um Fiat Palio
Carros originalmente emplacados em outros estados podem indicar que pertenciam a locadoras (e que têm menor valor de revenda). Se o preço estiver muito baixo, cheque a placa, que costuma ser do Paraná (AAA a BEZ), Minas Gerais (GKJ a HOK) e Tocantins (MVL a MXG).
Quais os problemas do Fiat Palio?
- Câmbio Dualogic – As versões Essence e Sporting fabricadas de julho a novembro de 2014 sofreram um recall para sanar falha no atuador de embreagem, que compromete o acoplamento do disco de embreagem
- Suspensão – São comuns os casos de barulhos metálicos na suspensão da segunda geração, que já foi alvo da seção Autodefesa. Até agora não foi identificada uma causa específica. Por isso, antes da compra faça sempre a verificação de buchas, batentes, bieletas e demais componentes de desgaste normal.
- Acabamento interno – Por causa dos plásticos de baixa qualidade em difusores de ar e outras partes internas, é comum encontrar essas peças riscadas ou quebradas. Elas podem indicar alta quilometragem, incompatível com a registrada no hodômetro.
- Faróis e lanternas – Procure por indícios de umidade nas lentes, sinal claro de infiltração de água. Não sendo possível reparar a falha de vedação, a única solução é a troca do conjunto.
- Sistema de ventilação – Certifique-se de que tudo funciona: ventilador, ar quente e difusores de ar. Os botões não podem ser reparados individualmente, o que obriga a trocar todo o comando, nem sempre substituído em garantia.
Quanto custa um Fiat Palio?
Fonte: KBB | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 |
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Attractive 1.0 EVO | R$ 31.880 | R$ 33.200 |
R$ 35.345
|
R$ 38.201
|
R$ 40.675
|
R$ 42.876
|
Attractive 1.4 EVO | R$ 34.472 |
R$ 37.549
|
R$ 38.933
|
R$ 41.256
|
R$ 43.541
|
R$ 45.718
|
Essence 1.6 16V E.torQ | R$ 34.684 |
R$ 37.017
|
R$ 39.159
|
R$ 42.091
|
R$ 43.120
|
R$ 47.034
|
Essence 1.6 16V E.torQ Dualogic | R$ 35.718 |
R$ 38.123
|
– |
R$ 43.350
|
R$ 44.786
|
– |
Sporting 1.6 16V E.torQ | R$ 40.533 |
R$ 42.343
|
R$ 44.863
|
R$ 47.734
|
R$ 53.122
|
R$ 54.431
|
O que dizem os donos do Fiat Palio?
“É um carro que cativa pela racionalidade: bem-equipado, muito confortável, com amplo espaço interno e um motor que anda bem, apesar de ser 1.0. Não tenho do que reclamar do Palio: o pós-venda é bom, mas os acessórios originais oferecidos pela rede autorizada são caros demais.” Stella Saggiorato, 23 anos, jornalista, São Bernardo do Campo (SP)
O QUE EU ADORO
“Além de bonito, surpreende pelo desempenho: nem parece que é 1.0. O acerto da suspensão é um dos pontos fortes, pois absorve bem as irregularidades sem comprometer a estabilidade.” Pedro Bittencourt, 19 anos, estagiário, Belo Horizonte (MG)
O QUE EU ODEIO
“Apesar do bom desempenho, o consumo do 1.6 16V E.torQ é alto. Os plásticos poderiam ser melhores: botões do ar e maçaneta do porta-luvas quebram com facilidade.” Arthur Amado, 28 anos, advogado, Recife (PE)
NÓS DISSEMOS – Novembro de 2011
“O Palio cresceu nas três direções (comprimento, altura e largura). Além disso, sua estrutura foi reforçada, com o emprego de aços de alta resistência, ao mesmo tempo que ficou 15% mais leve. E todos os sistemas (suspensão, direção e freios) foram ajustados para melhorar o comportamento dinâmico do carro. (…) Em comparação ao antigo, a única semelhança é a posição de dirigir. O espaço interno aumentou, os novos bancos apoiam melhor o corpo e a ergonomia foi aprimorada, com o deslocamento das saídas de ventilação para o alto do console, mas a postura do motorista em relação ao volante e aos pedais é idêntica.”
Pense também em um Volkswagen Gol G5
Após cinco recalls nos três primeiros anos de produção, o Gol perdeu a fama de inquebrável e a preferência do mercado, pondo fim a um reinado de 27 anos na liderança de vendas. Ainda assim, ele manteve outras virtudes: dirigibilidade agradável, manutenção barata e liquidez de cheque ao portador. A maior parte foi equipada com ar-condicionado, roda de liga, vidros e travas elétricos, computador de bordo e rádio com Bluetooth, mas vale investir tempo para achar carros com airbags e ABS.