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Fiat Uno é carro usado popular fácil de manter; veja qualidades e defeitos

O compacto da Fiat se destaca pela economia e poucos defeitos graves, mas sofre com o acabamento; veja quanto custa um Fiat Uno

Por Alexandre Ule Ramos
14 jul 2023, 22h15

O nome Fiat Uno tem uma longa história no Brasil, mas não com o mesmo carro literalmente falando. O “original”, com design do italiano Giorgetto Giugiaro, foi lançado em 1984, sendo a versão brasileira do carro apresentada na Itália um ano antes.

Mas em maio de 2010 foi lançado um novo Uno, que conviveu com o antigo até dezembro de 2013, quando o primeiro deixou de ser produzido. Assim o projeto 327, também conhecido como Uno Evo, desenhado pelo Centro Estilo Fiat e cuja plataforma era baseada na então utilizada no Palio, ganhou as ruas.

Fiat UNO

Inicialmente contava com os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo, nas versões Vivace, Attractive e Way, sempre com quatro portas. O Sporting, com motor 1.4, só viria em dezembro de 2010, e a carroceria de duas portas em fevereiro de 2011.

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O carro permaneceu em linha sem grandes mudanças ao longo dos anos, com o surgimento de várias séries especiais para ajudar nas vendas, como a Itália, de novembro de 2012, e a pouco conhecida Interlagos, feita sobre o Sporting 1.4 um mês depois, entre outras.

Fiat UNO
Painel do Uno Evolution 1.4, modelo 2015, da Fiat, automóvel testato pela Revista Quatro Rodas. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2013, é lançada a versão Furgão, sem os bancos traseiros e voltada para carga e com opção de motor 1.0 ou 1.4. Em 2015, o carro é reestilizado pela primeira vez desde o lançamento, num processo denominado pelas montadoras como LCC (Life Cycle Change), mais popularmente conhecido como “facelift”.

E realmente não parecia, mas a frente inteira tinha mudado. Na parte interna as mudanças foram bem profundas também, mas muito mais visíveis, com painel remodelado.

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Fiat Uno
a um Mille de 1990 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Dois anos depois, para a linha 2017, o carro passa por novas atualizações visuais, num processo bastante incomum na indústria (por conta do tempo exíguo entre um e outro). Assim, uma nova grade e para-choque dianteiro foram usados para diferenciar a linha 2017.

Fiat Uno Way 1.3

Mas a maior mudança estava na nova motorização, com o emprego dos Firefly 1.0 de três cilindros e 77 cv, além do 1.3 de quatro cilindros e 109 cv. Com eles, o Fiat Uno consegue números de consumo de até 17 km/l.

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Desempenho e consumo dos Fiat Uno Firefly

Teste de pista (com gasolina)
Uno Attractive 1.0 Uno Way 1.3
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,6 s 12,5 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,8 s – 137 km/h 34 s – 152,1 km/h
Velocidade máxima 154 km/h 177 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 9,7 s (em 3ª) 8,9 s (em D)
Retomada de 60 a 100 km/h 13,1 s (em 4ª) 13,1 s (em D)
Retomada de 80 a 120 km/h 27,7 s (em 5ª) 25,9 s (em D)
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,3 / 29,3 / 69,4 m 16,5 / 30,6 / 69,7 m
Consumo urbano 13,7 km/l 13,0 km/l
Consumo rodoviário 16,9 km/l 17,0 km/l

Para a linha 2018 a Fiat desfere um golpe de marketing para transformar o mal-afamado Dualogic em GSR. E em dezembro de 2021 o Uno deixa de ser definitivamente produzido, em uma versão de despedida: Uno Ciao.

fiat uno
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É um carro simples e robusto, com bom valor de revenda e liquidez, mesmo já fora de linha. Tem no acabamento simples sua maior fragilidade, mas no geral não apresenta falhas graves e custosas de reparar. E deve permanecer ainda “bom de mercado” por um bom tempo pela frente. É uma opção a ser considerada.

Uno
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Principais defeitos do Fiat Uno

  • Evaporador que vaza – Equipado com ar-condicionado, o evaporador pode apresentar vazamentos. Não é um conserto fácil e nem barato.
  • Maçanetas frágeis – Por causa da qualidade do plástico envelhecido, as maçanetas internas quebram com muita facilidade.
  • Alarme – Funciona sem motivo, em muitos casos. E o pior, as portas ficam destravadas quando o problema ocorre.
  • Indicador de direção –  Outro problema causado pela falta de qualidade de alguns plásticos e peças internas. O pisca para de funcionar, sendo necessário, em alguns casos, trocar a alavanca de acionamento.
  • Ruídos de suspensão – Notado em carros mesmo com quilometragens mais baixas, é uma reclamação recorrente dos donos de Uno. Buchas de bandeja estão entre os principais vilões desse defeito.
  • Ruídos internos – A baixa qualidade dos materiais empregados no acabamento faz com que o carro apresente rangidos variados, mesmo quando ele roda em pisos bem conservados. Esse problema exige paciência do motorista e é bem trabalhoso de resolver.

A voz do dono

Nome: Geraldo Alves Garcia Pereira
Idade: 38 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

O que eu adoro:

“É confiável e econômico. O seguro é barato. E, mesmo sendo compacto, não é tão apertado por dentro. Como saiu de linha, vou até trocar o meu por um mais novo, pois o Mobi não me atende.”

O que eu odeio:

“O acabamento é péssimo, os plásticos são rígidos e depois de um tempo tudo quebra. As grades de ventilação e as maçanetas já quebraram. O banco traseiro e os forros das portas rangem…”

Preço médio dos Fiat Uno usados* (KBB Brasil)

Usados Uno Evo
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Fiat Uno

Preço das peças Uno

Nós dissemos

Novembro de 2016  “O Uno de segunda geração chegou com tudo […]. A segunda e atual geração teve apenas uma reestilização, em 2016, mas foi profunda. Mudou faróis, grade, para-choques, rodas e por dentro o painel foi inteiramente renovado, além da adoção de equipamentos importantes como controle de tração, ESP e auxiliar de partida em rampas.”

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Pense também em um…

VW UP!
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

VW UP!  Apesar do modelo da VW tradicionalmente ser mais caro, o Up! tem motor 1.0 de três cilindros flex, sem necessidade do tanquinho de combustível, de 82 cv. Tem na agilidade e economia de combustível pontos muito positivos e ainda conta com direção elétrica de série. Tem porta-malas compatível com a proposta do carro, com 285 litros de capacidade.

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