Lançada em 2012 (já como linha 2013), a Chevrolet Spin chegou com a árdua tarefa de, numa só tacada, substituir dois carros da Chevrolet que saíram de linha: a Meriva e a Zafira. E foi outro sucesso que, por conta do preço e da confiabilidade, é uma excelente opção de carro usado com 7 lugares.
A versão mais procurada é a Spin LTZ com sete lugares e câmbio automático de seis marchas: é a caixa GF6, bem escalonada e que consegue explorar as limitações do arcaico motor 1.8 Econo.Flex, com razoáveis 17,1 kgfm e parcos 108/106 cv (etanol/gasolina).
Entre os equipamentos não há opcionais: tem de série ar, direção, trio, ABS, airbag duplo, rodas de liga, computador de bordo, sensores de ré, volante multifuncional e regulagem de altura para volante e banco do motorista.
A dica é pagar um pouco mais (veja tabela de valores abaixo) pelos modelos 2014 em diante, que já trazem a valorizada central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque.
Importante lembrar que a terceira fileira de bancos da LTZ acomoda bem crianças ou adultos baixinhos, mas decepciona pelo rebatimento difícil e por ocupar 157 litros no porta-malas. Por isso, a Spin LT de cinco lugares satisfaz quem prioriza porta-malas (são 710 litros). Na comparação com a LTZ, a LT perde computador de bordo, sensor de ré e volante multifuncional.
Baseada na LT, a série Advantage estreou em 2014, sempre na cor cinza Mond e com decoração externa própria, faróis de máscara negra e rodas mais escuras.
Em 2015, foi a vez da pseudoaventureira Spin Activ, muito bem aceita, com seu estepe externo, apliques na carroceria e acabamento exclusivo. O conjunto mecânico não mudou, mas o vão livre do solo aumentou 8 mm em função das rodas de 16 polegadas e dos pneus 205/50. Mas até 2018 esta versão tem apenas 5 lugares.
O câmbio automático GF6-2 foi a maior novidade da linha 2016, 50% mais rápido nas trocas de marchas. Quem faz questão do câmbio manual deve escolher a 2017 em diante, que passou a ter seis marchas para reduzir consumo e ruído na estrada. O motor foi recalibrado para 111 cv. O MyLink foi atualizado no modelo 2018, aceitando Android Auto e Apple CarPlay.
A única reestilização foi apresentada em meados de 2018: faróis mais refinados com filetes de led, lanternas avançando sobre a tampa e segunda fileira de bancos que desliza sobre trilhos. A Activ perdeu o estepe na traseira e assim ganhou a companhia da Activ 7, com sete lugares. Além disso, a segunda fileira de bancos passou a correr 6 cm em trilhos, melhorando o aproveitamento de espaço.
Ao longo dos anos, a Spin ficou devendo um motor mais atual, mais airbags e o ESP (que só estreou em junho de 2020), indispensáveis em um carro com proposta familiar.
Dicas para comprar uma Chevrolet Spin
- Tome cuidado só com as Chevrolet Spin com kit GNV: os que foram instalados pela própria rede de concessionárias Chevrolet preservam a garantia total de três anos do veículo.
- Evite a rara versão básica LS: é facilmente identificada pela ausência dos vidros elétricos e em muitos casos vinda de frotas governamentais sem um bom histórico de manutenção.
Defeitos mais comuns da Chevrolet Spin
- Câmbio: O câmbio automático GF6 requer troca de fluido a cada 80.000 km sempre que tiver uso severo (engarrafamentos frequentes ou trajetos diários muito curtos). Alta vibração e trancos nas trocas são indícios de problemas mais sérios, abordados na seção Autodefesa: reparo caro e que exige mão de obra própria.
- Chicote: Quedas na aceleração é resultado de mau contato no conector do chicote do acelerador ou danos por vazamento de solução da bateria. O defeito é seguido do código 84 no painel de instrumentos.
- Embreagem: Seu funcionamento irregular ocorre em função da entrada de ar no atuador hidráulico. A falha costuma ser sanada com a troca da peça (R$ 370, sem mão de obra) e sangria do circuito hidráulico.
- Suspensão: O problema mais comum é o desgaste dos coxins dos amortecedores dianteiros. Por serem baratos, vale a pena verificar o estado geral dos amortecedores e outros itens como coifas, batentes e bieletas.
- Ar-condicionado: Veja se não ocorrem falhas intermitentes na refrigeração, quase sempre geradas pela bobina do compressor. Nos casos extremos, é necessária a substituição completa do compressor.
- Recalls: Foram sete. Fixação do powertrain, filtro e bomba de combustível, respiro do tanque, entrada de ar abaixo do para-brisa, caixa de fusíveis e relê da caixa de fusíveis.
A voz do dono
Nome: Vânia Fernandes
Idade: 54 anos
Profissão: funcionária pública
Cidade: Petrópolis (RJ)
O que eu adoro: “Gosto da posição elevada de dirigir, que ajuda na visibilidade e no acesso ao interior. Tem todo o espaço de que uma família precisa e é muito prática para o uso diário, sendo fácil de dirigir e de estacionar.”
O que eu odeio: “O isolamento acústico não é bom: motor, câmbio e freios formam uma sinfonia constante. Os plásticos do acabamento interno deixam a desejar e o consumo do modelo 2014 é alto sobretudo na estrada.”
Quanto custa a Chevrolet Spin usada* (tabela KBB Brasil)
Modelo | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 |
LS manual |
39.670 |
– | – |
50.549 |
50.670 |
59.408 |
64.440 | 70.959 |
LT manual | 43.085 | 45.752 |
47.923 |
55.540 |
59.556 |
65.203 |
73.705 | 79.678 |
LT automática |
46.923 |
49.247 | 50.771 | – | – | 68.739 | 74.773 | – |
LTZ manual |
49.430 |
52.112 | 57.675 | 56.281 |
61.423 |
73.430 |
– | – |
LTZ automática |
51.984 |
55.430 | 58.388 | 60.648 |
67.836 |
78.227 |
– | – |
Activ automática | – | 52.020 | 55.715 | 61.727 |
67.702 |
81.963 |
76.890 | – |
Activ7 automática | – | – | – | – |
– |
78.291 |
81.741 | 94.638 |
* Valores em reais calculados pela KBB brasil para A compra pelo particular
Preço das peças da Chevrolet Spin
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque dianteiro | R$ 405 | R$ 375 |
Farol completo (cada um) | R$ 1.929 | R$ 1.315 |
Disco de freio (par dianteiro) | R$ 506 | R$ 420 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | R$ 389 | R$ 331 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.236 | R$ 1.160 |
Kit de embreagem | R$ 982 | R$ 735 |
Fotos da Chevrolet Spin
Nós dissemos
Julho de 2012
“Para armar a terceira fileira de bancos da Spin, basta puxar duas tiras na parte de trás. A primeira rebate o encosto e a segunda move o conjunto todo para a frente. Três problemas: o conjunto não é bipartido, a tira elástica que prende o conjunto no apoio de cabeça da fileira central só alcança o do lado direito e, apesar de escamoteável, o banco extra não pode ser retirado.”
Pense também em um…
Fiat Doblò
Tem 18 anos de mercado e a última reestilização ocorreu há uma década: sobrevive em função de um projeto maduro, que não apresenta defeitos e pela versatilidade dos sete lugares (exceto na versão Adventure, com seis lugares em função do estepe externo). Como ele pesa no mínimo 1.250 kg, priorize sempre as versões com motor E.torQ 1.8 16V de 130/132 cv.