PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Autodefesa: problemas no câmbio de Cruze e Spin

Proprietários relatam trancos e travamento da transmissão automática de Chevrolet Cruze e Spin

Por Alexandre Ule Ramos
Atualizado em 3 Maio 2021, 14h28 - Publicado em 22 jun 2016, 16h22

Autodefesa: câmbio do Cruze e Spin

Trancos, hesitações, travamentos. Essas palavras assustam quando associadas a um câmbio automático, que por definição deveria funcionar sozinho e sem problemas. Mas é o que tem ocorrido com a caixa de seis marchas GF6, da Chevrolet, segundo donos principalmente de Spin e Cruze – apesar de ela equipar também Cobalt e Sonic.

E não são apenas os modelos com alta quilometragem que entram na lista: há veículos menos rodados que apresentam um ou mais dos defeitos acima. Como o Cruze LT 2013 do empresário Leandro de Souza Paes, que tem apenas 26.000 km. “Notei os trancos e a demora de engate da ré desde que ele era novo. Mas a concessionária sempre dizia que era característica do carro.” Recentemente, ele estava numa rodovia quando o câmbio entrou em modo de emergência: não saía da terceira. “A autorizada pediu R$ 18.000 para a troca da caixa”, conta o empresário, que acabou fazendo o serviço numa oficina particular ao custo de R$ 5.500.

Entre os mais rodados, está o taxista Mário de Castro Ferreira da Silva, proprietário de uma Spin LTZ, há três anos na praça e com pouco mais de 100.000 km. “Mas desde zero-quilômetro, ela vem dando trabalho. Só que no início eram trancos mais fracos, não tão constantes, principalmente nas reduzidas e retomadas”. Ao contrário de muitos colegas que têm o mesmo problema, Mário fez todas as revisões na concessionária. “Quando eu ia lá, era a mesma história: que era normal, uma característica do carro.”

O caso não é só conhecido na rede autorizada como na internet (o site Reclame Aqui registra mais de 30 reclamações) e oficinas especializadas em transmissão automática, como a do técnico Adriano Manhani Martins. “Já atendi cerca de 40 câmbios em dois meses. E não são veículos maltratados, mas de gente que os usa normalmente no dia a dia.”

Consultada, a GM diz que “não é possível identificar ou avaliar o fato relatado” sem antes entrar em contato com os clientes entrevistados, o que não foi autorizado por eles.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“Quando eu ia à autorizada, era a mesma história: que o carro era assim, que era  característica do veículo.” – Mário de Castro Ferreira da Silva, taxista, dono de uma Spin LTZ 2014.

“Começa com trancos, depois há os problemas nas reduzidas e a seguir vem a perda de força. Além disso, apresentou problemas na refrigeração, o que culminou com a troca do radiador.” – José Ferreira Filho, taxista, dono de uma Spin Advantage 2014.

“Meu carro com 26.000 km entrou em modo de emergência e não saiu mais. Tive de trocar o câmbio por R$ 5.500.” – Leandro de Souza Paes, empresário, dono de um Cruze LT 2013.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.