Chevrolet Onix automático faz 16 km/l e usado parte dos R$ 50.000
Primeira geração do Chevrolet Onix ajudou a popularizar o câmbio automático de seis marchas e hoje é uma opção racional entre os usados
A primeira geração do Chevrolet Onix foi um grande acerto. Estreou em 2012 para substituir o Corsa, apagado no mercado, e se tornou o carro mais vendido do Brasil em 2015. Só foi perder esse posto em 2020, já em sua segunda geração geração. Mas já havia feito seu nome.
Foi o maior sucesso da GM nos últimos anos. Se não era referência entre os hatches compactos, reunia qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média. Especialmente a partir de 2014, quando o foi lançado o Chevrolet Onix automático.
O câmbio automático de seis marchas, o mesmo GF6 de Cobalt, Spin e do primeiro Cruze, era sempre combinado ao motor 1.4 8V com 106/98 cv e 13,9/13 kgfm. Nem tão potente e nem tão fraco, tinha desempenho aceitável: o zero a 100 km/h ficava ao redor dos 13 segundos.
A reestilização do Onix 2017 ainda trouxe evoluções com os motores chamados SPE.4, com novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada, que melhoraram o consumo. Ainda teve a troca da direção hidráulica pela elétrica e a redução da altura livre do solo, tudo pensando na redução de consumo, que chegou aos 18%, de acordo com a fabricante.
Desta forma, o consumo do Chevrolet Onix automático fica nos 12,9 km/l em regime urbano e 15,9 km/l no circuito rodoviário nos testes da Quatro Rodas, sempre com gasolina.
Melhores versões do Chevrolet Onix
Com a plataforma do Chevrolet Cobalt e o bom acerto da suspensão, elevou o nível da categoria: o Onix demonstra comportamento ágil e seguro sem comprometer o conforto. Para um carro lançado há mais de dez anos, o acabamento exibe tecidos de boa qualidade e plásticos bem encaixados.
O bom nível de equipamentos vem do fato de todos os Chevrolet Onix 1.4 LT automáticos terem freios ABS, airbags, direção com regulagem de altura, painel digital e banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, além de rodas de liga leve aro 15. O aclamado MyLink, central com tela de 7 polegadas sensível ao toque, era opcional.
A propósito, a reestilização do Onix corrigiu alguns pênaltis. Por dentro, os puxadores internos da porta passaram para a posição convencional, aposentando a antiga alça em posição excessivamente baixa. Já a central multimídia MyLink trocou os comandos abaixo da tela por botões mais visíveis de volume, sintonia e seleção de faixas musicais e passou a ter Android Auto e Apple Carplay.
Pode ser interessante considerar o Chevrolet Onix Activ, versão aventureira que surgiu após a reestilização. É identificada pelos adereços de plástico preto espalhados pela carroceria e pelas barras longitudinais no teto.
Além do estilo off-road light, a suspensão foi recalibrada e, graças também aos pneus maiores, a altura em relação ao solo cresceu 30 mm. A cabine que é bem exótica, pelos detalhes e partes do painel na cor laranja no primeiro ano de produção.
Problemas e defeitos do Chevrolet Onix
Câmbio – Robusto e confiável, o câmbio automático de seis marchas pode apresentar problemas como a demora para engate das marchas após a seleção na alavanca, especialmente ré. O conserto exige mão de obra especializada e raramente fica abaixo dos R$ 5.000.
Direção hidráulica – Preste atenção em ruídos anormais ao esterçar o veículo: o problema é causado pela entrada de ar no sistema, que com o tempo acaba danificando a bomba hidráulica. A direção elétrica foi incorporada em 2017.
Recall 2 – Os modelos 2014 e 2015 sofreram problemas de fabricação no filtro de combustível envolvendo as unidades fabricadas entre outubro de 2013 e abril de 2014. Os chassis vão de EG200546 a FG117462.
Preço médio dos Chevrolet Onix automáticos usados (tabela KBB)
Modelo | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
LT 1.4 8V AT |
R$ 49.900
|
R$ 52.200 | R$ 53.600 |
R$ 59.800
|
R$ 65.800 | R$ 68.900 |
LTZ 1.4 8V AT | R$ 53.700 |
R$ 55.500
|
R$ 59.000
|
R$ 63.000
|
R$ 70.500
|
R$ 70.470
|
Advantage 1.4 8V AT | – | – | – |
–
|
R$ 62.800 |
R$ 66.500
|
Activ 1.4 8V AT | – | – | – | R$ 66.328 | R$ 67.168 |
R$ 71.900
|
Preço das peças do Chevrolet Onix
Original | Paralelo | |
---|---|---|
Para-choque (dianteiro) | R$ 1.364 | R$ 810 |
Farol (cada um) | R$ 1017 | R$ 750 |
Discos de freio (par) | R$ 416 | R$ 125 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 217 | R$ 130 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.421 | R$ 940 |
Teste de pista (com gasolina) – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT
Onix Advantage | |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 13,2 s |
Aceleração de 0 a 1000 m | 35 s – 146,3 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h | 5,7 s |
Retomada de 60 a 100 km/h | 7,6 s |
Retomada de 80 a 120 km/h | 10,1 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,9/29/66,6 m |
Consumo urbano | 12,9 km/l |
Consumo rodoviário | 15,9 km/l |
Ficha técnica – Chevrolet Onix Advantage 1.4 AT
Onix Advantage | |
Motor | flex, diant., transv., quatro cilindros, 1.389 cm³, 8V, 106/98 cv a 6.000 rpm, 13,9/13 mkgf a 4.800 rpm |
Câmbio | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) |
Direção | elétrica, diâmetro de giro 10,3 m |
Rodas e pneus | aço, 185/65 R15 |
Dimensões | comprimento, 393,3 cm; largura, 170,5 cm; altura, 147,6 cm; entre- -eixos, 252,8 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 280 l |