Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Xiaomi piorou o sedã SU7 Ultra de propósito pela internet, mas voltou atrás

Atualização remota estava reduzindo a potência em 650 cv de carros cujos proprietários não comprovaram suas habilidades

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 Maio 2025, 13h59
Xiaomi SU7 Ultra
Xiaomi SU7 Ultra (Xiaomi/Divulgação)
Continua após publicidade

Você pode já ter tido a impressão de que o seu smartphone ficou mais lento ou com menos autonomia de bateria após a instalação de uma atualização, mas é difícil provar. No caso do Xiaomi SU7 Ultra, a versão mais extrema do primeiro carro desta fabricante de smartphones, a mais recente atualização que chegou pela internet piorou o carro de propósito.

O Xiaomi SU7 Ultra é um sedã elétrico com quatro motores que totalizam 1.548 cv. Ele foi anunciado como um rival para o Porsche Taycan Turbo GT que custa um quarto do preço do carro alemão. Mas a fabricante impôs algumas barreiras para que os proprietários pudessem comprovar a aceleração de 0 a 100 km/h prometida em 1,89 s.

Xiaomi SU7 Ultra
Xiaomi SU7 Ultra (Xiaomi/Divulgação)

Para começar, os compradores deveriam estar suficientemente aptos a alcançar um tempo de qualificação dentro de um circuito para “desbloquear” os 1.548 cv. Do contrário, apenas 888 cv estariam disponíveis.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Xiaomi SU7 Ultra
(Xiaomi/Divulgação)

Além disso, teriam que esperar 60 segundos com o carro parado até que o controle de largada fosse ativado, condição que permite cumprir o 0 a 100 km/h tão rápido. Tudo isso foi imposto pela versão 1.7.0 do software do carro, que é feita pela internet do carro. 

Continua após a publicidade

A Xiaomi alegou que todas essas restrições para o seu carro mais potente tinham como objetivo garantir a segurança dos usuários, pois o desempenho máximo do carro só está adequado ao uso em pista e por pilotos capazes de lidar com tanta potência.

Xiaomi SU7 Ultra
(Xiaomi/Divulgação)

Alguns proprietários até concordaram com a preocupação maternal da Xiaomi, mas muitos recorreram a fóruns online para reclamar que seus carros elétricos tão potentes estavam mais fracos e que eles haviam pago pelo carro com o desempenho que fora anunciado pela empresa. Depois disso, a Xiaomi voltou atrás e prometeu que terá comunicação mais direta nas próximas atualizações do carro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.