VW ID.UNYX 08 é maior que Touareg e promete 700 km de autonomia
Exclusivo do mercado chinês, SUV tem 5 m de comprimento e segue à risca a filosofia "na China, para a China" da joint venture formada entre VW e JAC
Na China, a Volkswagen está lançando um novo SUV elétrico para grandes distâncias e grandes famílias. O ID. UNYX 08 é um utilitário de grande porte, com 5 m de comprimento e 3,03 m de entre-eixos, sendo maior até que o Touareg europeu.
Se não fosse pelo emblema da montadora alemã, ficaria difícil acreditar que trata-se de um VW. Seu design foge bastante da filosofia de design da marca, até mesmo para outros modelos criados na China, como o Tayron. Isso acontece porque o ID. UNYX 08 é fruto da joint venture Volkswagen Anhui, criada em parceria com a JAC.
Isso explica o design mais “à moda chinesa” do SUV, sendo praticamente idêntico ao carro-conceito ID. EVO apresentado em maio deste ano, e que segue à risca a filosofia “na China, para a China” adotada pela Volkswagen Anhui.
Na frente, há finos DRLs de led em uma posição elevada que servem como. Os faróis principais tem um nicho próprio horizontal, que se estende até depois das rodas dianteiras.
A traseira também tem lanternas afiladas, que percorrem toda a extensão do porta-malas e invadem a lateral. Elas são separadas pelo logo iluminado da Volkswagen. O nome do carro fica destacado logo abaixo do logotipo.
Visto de perfil, o destaque para as maçanetas retráteis e a coluna A pintada em preto, aplicando um efeito de teto flutuante. Pelas imagens divulgadas, podemos ver duas rodas distintas: uma com raios mais volumosos e largos, e outra composta por cinco hexágonos.
De acordo com dados divulgados pelo MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China), o ID. UNYX 08 terá versões com um e dois motores. Na mais simples, o propulsor elétrico entrega 312 cv. Quando equipado com dois motores, o traseiro entrega os mesmos 312 cv, enquanto o dianteiro tem 190 cv.
A bateria é de lítio-ferro-fosfato (LFP) e fornecida pela CATL, mas ainda não teve sua capacidade divulgada. Mas podemos esperar uma bateria grande, uma vez que as informações do MIIT garantem até 700 km de autonomia pelo otimista ciclo de medição chinês, CLTC. O carregamento será bem rápido, graças à arquitetura de 800V do SUV, que promete recuperar 300 km de alcance em apenas 5 minutos.
Toda a arquitetura eletrônica do ID. UNYX 08 foi feita em parceria com a montadora chinesa, XPENG. Entre os recursos apresentados no SUV, destaca-se o assistente de condução nível L2++, com recursos de direção autônoma para zonas urbanas e rodovias. Ele também traz atualizações de software over-the-air e uma IA interativa para auxiliar o motorista através de comandos por voz.
Aapesar do tamanho avantajado, ele tem configuração para apenas cinco passageiros, reforçando a proposta anunciada anteriormente de que esse é um SUV para o público jovem, e não para grandes famílias. Até o momento, não há fotos da cabine do SUV.
Esse é o segundo lançamento da Volkswagen Anhui. O primeiro, foi o sedã ID. UNYX 08, baseado no conceito ID. AURA. Ainda há mais um modelo para chegar ao mercado chinês, o ID. UNYX 06, completando assim o ciclo de lançamentos representado pelos três conceitos apresentados em março no Salão de Xangai.
Novo Chery Tiggo 8 entre em pré-venda com preço de Renault Kwid
Longa Duração: revisão do Citroën C3 assusta com orçamento de R$ 11.000
Chevrolet Sonic é o nome do novo SUV que vai brigar com Tera, Pulse e Kardian
Salão do Automóvel: Fiat prepara conceito que antecipa próximos lançamentos no país
R$ 144.990: Honda WR-V 2026 é mais barato que o HR-V e mais espaçoso que o Fit







