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Volvo cobrará energia mais cara do Brasil dos elétricos de BYD e GWM

Com milhares de carregadores instalados no Brasil desde 2017, a Volvo sabe que mais de 75% dos usuários tem carros de BYD, GWM, BMW e Chery

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 jul 2024, 14h14 - Publicado em 3 jul 2024, 14h00
Carregador Volvo
Carregador da Volvo (Divulgação/Volvo)
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Enquanto outras fabricantes de carros elétricos lançam carros sem investir em infraestrutura de recarga, a Volvo vai usar a rede de carregadores que vem montando desde 2017 como argumento de venda. A partir de 10 de julho, quem tem carros elétricos ou híbridos plug-in da Volvo poderão recarregar de graça e quem não tem terá de pagar.

Só tem um detalhe: a Volvo venderá a energia mais cara do Brasil.

A cobrança para os carros elétricos de outros fabricantes será tabelada em R$ 4,00 por kWh, além de R$ 2,50 a título de taxa de conexão. Também haverá cobrança de uma taxa de ociosidade de R$5,00/minuto, caso o carro permaneça ocupando o carregador por mais de 15 minutos após a recarga completa nos eletropostos. Donos de Volvo também estarão sujeitos a essa cobrança.

Carregador Volvo
(Divulgação/Volvo)

Para efeito de comparação, o custo do kWh em outras redes de recarga costuma variar entre R$ 1,75 e R$ 2,50. A Audi, que também passou a cobrar pela recarga em seus carregadores, cobra R$ 3,50.

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Desta forma, se a recarga de um BYD Dolphin (bateria de 45 kWh) poderia custar R$ 78,75 em outros carregadores, na rede da Volvo custará R$ 180. Por menos que isso o custo de rodar com um carro a combustão já seria mais baixo, conforme já mostramos por aqui.

De acordo com a Volvo, apenas 24% dos usuários dos carregadores da Volvo têm, de fato, um carro da marca. Os demais têm carros da BYD (47%), GWM (13%) e de outras marcas (12%).

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Carregador Volvo
(Divulgação/Volvo)

A intenção da Volvo aparenta ser deixar seus carregadores desocupados para atender aos seus clientes. E, provavelmente, conseguirão isso e ainda tornar a infraestrutura um argumento de venda, especialmente para quem viaja com carro elétrico. Por outro lado, pode servir como estímulo a outros fabricantes para criarem sua própria infraestrutura.

A Volvo já tem alguns milhares de walboxes instalados em locais públicos e 52 eletropostos (carregadores rápidos) instalados em rodovias brasileiras formando 37 eletrovias estratégicas. De São Paulo (SP) para Belo Horizonte (MG), por exemplo, evitar os carregadores da Volvo deixaria a viagem bem mais demorada, por exemplo.

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A cobrança das recargas começarão em 10 de julho em todos os carregadores Volvo que estão conectados ao app da fabricante.

Em 2023, a Volvo anunciou um investimento de R$ 70 milhões para chegar aos 101 eletropostos rápidos em rodovias brasileiras com a instalação de 73 novos carregadores. Neste momento, já somam 52 eletropostos.

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