Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Volkswagen ID.Code antecipa família de elétricos só para o mercado chinês

SUV elétrico terá plataforma chinesa e funções e tecnologias pensados exclusivamente para concorrer com marcas locais, como a BYD

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 abr 2024, 11h51 - Publicado em 27 abr 2024, 10h00

No ano em que comemora seus 40 anos na China, a Volkswagen também sinaliza uma forte mudança na sua estratégia para o mercado local. Se no passado conquistou os chineses com o mesmo Santana vendido no Brasil e uma enorme oferta de sedãs, agora precisará apostar em tecnologias e projetos exclusivos para voltar a vender bem no mercado chinês.

Durante o Salão de Pequim, a Volkswagen anunciou o lançamento de uma nova submarca chamada ID. UX, que será dedicada a carros elétricos. Seu primeiro carro, por sinal, será o ID.Unix, derivado do Cupra Tavascan e que teve suas primeiras imagens divulgadas por imagens de registro do modelo junto ao governo chinês.

Volkswagen ID. Code
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Se os primeiros carros da ID. UX usarão a plataforma MEB, já conhecida dos elétricos da Volkswagen, até 2026 eles passarão a usar uma nova base que está sendo desenvolvida em conjunto com a fabricante chinesa Xpeng. Há dois carros médios previstos para essa plataforma, e o conceito ID. Code pode ser uma prévia de um deles.

Volkswagen ID. Code

(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Trata-se de um SUV elétrico com uma série de sistemas que a Volkswagen pretende oferecer no futuro para enfrentar fabricantes chinesas, como a BYD. A carroceria aerodinâmica e com poucos vincos é algo marcante do mercado local, mas o carro preserva a última coluna grossa, uma característica marcante dos VW.

Volkswagen ID. Code
(Divulgação/Volkswagen)

Algumas marcas chinesas já têm propostas para utilizar faróis e lanternas para o carro se comunicar com o mundo e o VW ID. Code propõe fazer o mesmo com seus faróis e lanternas e com as barras iluminadas que os interligam. Pode dar saudações de boas vindas, exibir a previsão do tempo e até mesmo usar a inteligência artificial para interagir com pessoas e outros veículos.

Volkswagen ID. Code
(Divulgação/Volkswagen)

Como foi criado pensando em sistemas autônomos de nível 4, que já permite que o motorista desvie sua atenção do trânsito, tem volante retrátil, bancos que giram 180° e têm posição que permite dormir, e ainda há uma tela que atravessa a parte superior do painel de ponta a ponta. A central multimídia funciona como uma extensão dela e pode ser usada para dar comandos.

Continua após a publicidade
Volkswagen ID. Code
(Divulgação/Volkswagen)

Não há maiores detalhes sobre a mecânica do Volkswagen ID. Code, mas sabe-se que será elétrico e que sua bateria poderá ser recarregada pela energia captada pelas células fotovoltaicas instaladas no seu teto solar panorâmico.

Volkswagen ID. Code

Mas o mais importante deste conceito está em antecipar o design dos futuros Volkswagen dedicados ao mercado chinês. O que é uma pena, pois parece mais interessante do que os atuais Volkswagen ID. vendidos no mundo inteiro e, também, na China.

Volkswagen ID. Code
(Divulgação/Volkswagen)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.