Volkswagen ID.3 GTX é Golf elétrico de 322 cv com ChatGPT a bordo
Novo modelo da marca chega baseado em conceito de 2021 da VW, mas com visual nada esportivo
![VW-ID.3-GTX-00002-1536x959](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00002-1536x959-1.webp?w=1280&h=720&crop=1)
Quarenta e nove anos depois da Volkswagen lançar o seu primeiro Golf com foco em desempenho, estamos entrando na era de esportividade elétrica da marca. A VW lança o ID.3 GTX, que é uma espécie de Golf GTI elétrico.
Ele foi apresentado lá em 2021, quando a VW lançou o seu conceito ID.X, embora o modelo de produção seja diferente em algumas áreas principais. O conceito estava equipado com dois motores elétricos e tração integral, diferentemente do GTX, que chega com apenas um motor elétrico que aciona as rodas traseiras.
![VW-ID.3-GTX-00001-1536×1020 VW-ID.3-GTX-00001-1536x1020](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00001-1536x1020-1.webp?&w=1024&crop=1)
Mas, desde 2021, a tecnologia de motores elétricos da marca evoluiu muito, tanto em potência quanto em desempenho. Portanto, faz sentido a VW anunciar seu mais novo modelo com esta configuração “menos atrativa”.
O ID.3 GTX é na verdade dois carros. Há modelos básicos, denominados apenas como GTX, que recebem um motor elétrico de 282 cv, o mesmo equipado no ID.4, que pode alcançar 100 km/h em apenas 6 segundos. Esse desempenho já o coloca a frente de carros a combustão como o recentemente reformado Golf GTI, que produz 262 cv de potência e tem um desempenho de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
![VW-ID.3-GTX-00003-1536×942 VW-ID.3-GTX-00003-1536x942](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00003-1536x942-1.webp?&w=1024&crop=1)
A outra versão mais completa e focada em esportividade é o GTX Performance. A variante mantém o mesmo número de torque do GTX básico, cerca de 55,5 kgfm, mas sua potência cresce deliberadamente, chegando a 322 cv. Nesta configuração, o modelo alcança 100 km/h em apenas 5,6 segundos, 0,4 segundos a menos que a versão básica. Essa versão tem um melhor desempenho comparado até ao modelo conceito bimotor apresentado pela VW em 2021.
Ambos modelos utilizam a mesma transmissão e recebem a mesma bateria de 79 kWh, que oferece até 600 km de autonomia e pode ser carrega a 175 kW de potência.
![VW-ID.3-GTX-00010-1536×1028 VW-ID.3-GTX-00010-1536x1028](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00010-1536x1028-1.webp?&w=1024&crop=1)
Visual diferente do conceito
Comparado ao ID.X, o ID.3 GTX e GTX Performance não trouxeram linhas de carrocerias invocadas e tão esportivas. O design do carro parece ter ficado um pouco mais “arredondado”.
![VW-ID.3-GTX-00004-1536×1037 VW-ID.3-GTX-00004-1536x1037](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00004-1536x1037-1.webp?&w=1024&crop=1)
O para-choque dianteiro foi redesenhado, os espelhos laterais e teto ganharam acabamento preto e um novo conjunto de rodas de liga leve de 20 polegadas foi colocado no hatch.
Na traseira há um novo difusor em preto brilhante, lanternas em LED e a escrita “GTX” no lugar do emblema do carro na versão ID.3 padrão.
![VW-ID.3-GTX-00005-1536×940 VW-ID.3-GTX-00005-1536x940](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00005-1536x940-1.webp?&w=1024&crop=1)
Por dentro a VW trouxe um pouco mais de esportividade colocando bancos esportivos em forma de concha e a escrita “GTX” embaixo do encosto de cabeça. Os assentos também são pretos e possuem costuras em vermelho para dar um toque final ao acabamento.
![VW-ID.3-GTX-00015-copy-2-1536×1024 VW-ID.3-GTX-00015-copy-2-1536x1024](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VW-ID.3-GTX-00015-copy-2-1536x1024-1.webp?&w=1024&crop=1)
No centro, há uma tela sensível ao toque de 12,9 polegadas que será padrão em todos os modelos ID.3 daqui para frente e uma tela de instrumentos digital. Para facilitar a vida do motorista, um assistente de voz com tecnologia ChatGPT está a bordo da cabine.
Valor e data de lançamento do novo hatch elétrico da Volkswagen ainda não foram divulgados.