Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Van elétrica com chassi de Hilux roda 200 km e mantém conta-giros

Com a filosofia de economizar ao máximo, o modelo (ainda conceitual) não troca nem mesmo o quadro de instrumentos original

Por Guilherme Fontana Atualizado em 31 mar 2022, 19h12 - Publicado em 1 abr 2022, 07h30

A joint-venture indonésia Toyota Astra Motor pode ter encontrado uma solução para a levar a eletrificação a mercados em desenvolvimento, onde a renda e a falta de investimentos tecnológicos são problemas. Uma versão elétrica da minivan Innova, sucesso de vendas na Ásia e na África, foi apresentada ainda em formato conceitual como a salvação.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Por enquanto construída em um único exemplar, exposto no salão do automóvel da Indonésia, a Toyota Kijang Innova EV Concept tem como base uma Innova que, por sua vez, é feita sobre o mesmo chassi de Hilux e SW4. A diferença fica para a tração, sempre dianteira na minivan.

Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept Divulgação/Toyota

Com 4,7 metros de comprimento, o modelo teve seus motores a combustão (um 2.0 a gasolina ou um 2.8 a diesel) substituídos por uma unidade elétrica. A empresa não divulgou dados de potência, torque e autonomia do conceito, porém, uma imagem da central multimídia mostra alcance de 134 km com 67% da bateria. Ou seja, a autonomia deve ficar por volta dos 200 km com carga completa.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept Divulgação/Toyota

A ideia é que todos os componentes sejam baratos e produzidos localmente, além da realização de mudanças mínimas para o modelo original a fim de conter custos. Um exemplo disso é o quadro de instrumentos da Innova EV, que mantém o conta-giros do modelo a combustão, sem nenhuma utilidade em um carro elétrico.

Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept Divulgação/Toyota

Os maiores investimentos foram feitos por fora. A Innova elétrica recebe uma peça fechada no lugar da tradicional grade, os faróis recebem faixas azuis e as lanternas ganham lentes brancas. Por dentro, além de acabamentos, a única diferença poderá estar na alavanca de câmbio, que não é possível visualizar nas imagens divulgadas.

A Innova elétrica ainda não está confirmada para produção – segundo a Toyota, o conceito será experimental para estudar o mercado local. De qualquer forma, ao menos uma versão híbrida já está garantida de forma oficial.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês