Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Van elétrica com chassi de Hilux roda 200 km e mantém conta-giros

Com a filosofia de economizar ao máximo, o modelo (ainda conceitual) não troca nem mesmo o quadro de instrumentos original

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 abr 2022, 07h30
Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A joint-venture indonésia Toyota Astra Motor pode ter encontrado uma solução para a levar a eletrificação a mercados em desenvolvimento, onde a renda e a falta de investimentos tecnológicos são problemas. Uma versão elétrica da minivan Innova, sucesso de vendas na Ásia e na África, foi apresentada ainda em formato conceitual como a salvação.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Por enquanto construída em um único exemplar, exposto no salão do automóvel da Indonésia, a Toyota Kijang Innova EV Concept tem como base uma Innova que, por sua vez, é feita sobre o mesmo chassi de Hilux e SW4. A diferença fica para a tração, sempre dianteira na minivan.

Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept (Divulgação/Toyota)

Com 4,7 metros de comprimento, o modelo teve seus motores a combustão (um 2.0 a gasolina ou um 2.8 a diesel) substituídos por uma unidade elétrica. A empresa não divulgou dados de potência, torque e autonomia do conceito, porém, uma imagem da central multimídia mostra alcance de 134 km com 67% da bateria. Ou seja, a autonomia deve ficar por volta dos 200 km com carga completa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept (Divulgação/Toyota)

A ideia é que todos os componentes sejam baratos e produzidos localmente, além da realização de mudanças mínimas para o modelo original a fim de conter custos. Um exemplo disso é o quadro de instrumentos da Innova EV, que mantém o conta-giros do modelo a combustão, sem nenhuma utilidade em um carro elétrico.

Toyota Innova EV Concept
Toyota Innova EV Concept (Divulgação/Toyota)

Os maiores investimentos foram feitos por fora. A Innova elétrica recebe uma peça fechada no lugar da tradicional grade, os faróis recebem faixas azuis e as lanternas ganham lentes brancas. Por dentro, além de acabamentos, a única diferença poderá estar na alavanca de câmbio, que não é possível visualizar nas imagens divulgadas.

A Innova elétrica ainda não está confirmada para produção – segundo a Toyota, o conceito será experimental para estudar o mercado local. De qualquer forma, ao menos uma versão híbrida já está garantida de forma oficial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.