Único BYD U9 Xtreme de 3.000 cv do Brasil será de dono de farmacêutica
Carro recordista em velocidade chega a 496,2 km/h, superando o Bugatti Chiron, e apenas 30 unidades produzidas para todo o mundo

Atual detentor do título de carro de produção mais rápido do mundo, o BYD Yangwang U9 Xtreme está confirmado para chegar ao Brasil. Porém, mesmo que você tenha milhões (ou bilhões) na conta, nem adianta abrir o aplicativo do banco para fazer o pix. Entre as 30 a serem produzidas no mundo, apenas uma rodará por aqui – e já tem dono.

O próprio executivo do alto escalão da BYD, Li Yunfei, revelou que mais de 20 pedidos de compra do U9 Xtreme foram feitos no Brasil. Mas o escolhido foi Leo Sanchez, piloto e empresário brasileiro do ramo farmacêutico. Mais do que sua posição empresarial, com direito a estar listado na Forbes, Sanchez foi selecionado por sua experiência no automobilismo e, segundo a marca, por já ter um interesse de longa data na linha Yangwang.
Não há informações, porém, sobre quando o modelo desembarcará por aqui e nem quanto o piloto brasileiro desembolsou por ele, mas é possível dizer que foram alguns milhões de reais.

O U9 Xtreme é o primeiro carro de produção com arquitetura de 1.200 V, e combina quatro motores elétricos (um para cada roda) que somam 3.019 cv. Ou seja, cerca de 1.600 cv a mais do que o visto no U9 convencional, que tem ainda uma arquitetura de 800 V.

Além da eletrônica e dos motores mais parrudos, há novos apêndices aerodinâmicos para deixar o hipercarro ainda mais “colado” ao chão, um sistema de freios de carbono-cerâmica com liga de titânio, pneus semi-slick exclusivos e atualizações de software e hardware que ajudam em eficiência e desempenho. Um sistema de resfriamento revisado, com dupla camada, promete aumentar a eficiência térmica em 133%.
Tudo isso levou o modelo a conquistar um recorde de velocidade, ultrapassando o Bugatti Chiron Super Sport 300+. O hipercarro elétrico chinês chegou aos 496,22 km/h, contra os 490,48 obtidos anteriormente pelo Chiron, em 2019. Os números foram registrados no oval de alta velocidade da ATP Papenburg, na Alemanha, com o piloto Marc Basseng.