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Toyota diz que híbridos leves como os de Fiat e Peugeot não são de verdade

Marca japonesa critica concorrentes por chamarem de híbridos sistemas híbridos leves que não rodam apenas com eletricidade

Por Cristiane Barreto
7 out 2025, 08h56
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Pioneira entre os carros híbridos com o Prius, a Toyota levantou uma polêmica. A fabricante japonesa diz acreditar que muitos consumidores estão sendo enganados pelos carros com motores híbridos leves (MHEV), como os sistemas oferecidos no Brasil por Fiat, Peugeot, Kia e Chery e nas marcas de luxo.

O discurso não é novo, mas ganhou força depois de declarações de Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota na Austrália. Ele critica abertamente a forma como os rivais estão rotulando seus modelos como híbridos, sugerindo que isso confunde o consumidor.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Um verdadeiro híbrido precisa ter um motor elétrico capaz de tracionar o veículo sem auxílio do motor a combustão. O resto é só marketing”, afirmou Sean Hanley. Essa afirmação também é contestável, pois há carros com sistemas híbridos mais robustos em que o motor elétrico é potente, trabalha com alta tensão, mas não atua sozinho, como nos Porsche 911 T-Hybrid e na Ferrari LaFerrari. 

Na prática, o sistema usado por Fiat e Peugeot é 12 V e o motor-gerador apenas assiste o motor a combustão em momentos específicos, como nas partidas e nas acelerações. Por isso, os ganhos em consumo e emissões são limitados, especialmente se comparados com os sistemas híbridos plenos (HEV) usados pela Toyota nos Corolla, Prius e RAV4. 

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Toyota Prius 2025 hev
Novo Toyota Prius HEV (Divulgação/Toyota)

Mas a própria Peugeot usa, na Europa, um sistema híbrido leve 48 V que é capaz de mover o carro por pequenas distâncias em modo elétrico e mesmo assim o ganho em consumo é limitado. Isso também demonstra que o simples fato de mover o carro em modo elétrico é um argumento limitado. 

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Para a Toyota, a questão é de honestidade com o consumidor. A empresa argumenta que os benefícios de um MHEV não se comparam aos de um HEV. Na prática, a diferença se traduz em um consumo de combustível muito menor nos híbridos plenos, que efetivamente alternam entre os motores elétrico e a combustão.

Toyota RAV4 2026
Toyota RAV4 2026 (Divulgação/Toyota)

Como prova de seu compromisso com a transparência, a Toyota decidiu não usar o selo “híbrido” em seus próprios modelos com tecnologia de 48V na Austrália. A picape Hilux e o SUV Land Cruiser Prado equipados com o sistema são identificados pela designação “V Active”, deixando a nomenclatura “hybrid” exclusivamente para os seus modelos HEV e PHEV.

A preocupação da marca é que a banalização da palavra acabe reduzindo o valor percebido de uma tecnologia que ela considera central em sua estratégia de eletrificação.

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