SUV cupê da Skoda é elétrico esportivo e busca inspiração no Tesla Model X
Com o modelo, a marca lança o seu primeiro elétrico esportivo com a assinatura da divisão RS. O desempenho, porém, não é tão empolgante assim
Assim com na marca “irmã” Audi, a Skoda, subsidiária do Grupo Volkswagen, também passou a diversificar sua linha de SUVs com versões convencionais e cupês. O mais recente é o Enyaq iV. O SUV elétrico passa a ter sua configuração cupê, mas que vai além das aparências: com ela, a marca lança também seu primeiro elétrico a ter uma versão esportiva assinada pela divisão RS.
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As maiores novidades visuais são vistas a partir da porta traseira, quando o Enyaq iV se rende ao formato de um cupê e parece se inspirar nas linhas do Tesla Model X. Assim como no elétrico americano, o tcheco adota janelas laterais com um bico no final, além do vinco que marca a extremidade da tampa do porta-malas e desce em direção às laterais. As lanternas também invadem a tampa traseira.
Na dianteira, como em todo Skoda, os traços são retilíneos e angulosos. A versão esportiva RS inclui apliques mais chamativos no para-choque, mas todas as configurações podem ter a grade superior (que é fechada) com iluminação. Ao todo, são necessários 131 leds para produzir o efeito chamado pela marca de Crystal Face. De lado, as rodas variam entre 19 e 21 polegadas, de acordo com a versão.
O parentesco com os primos da linha ID, da Volkswagen, aparecem no interior do Enyaq. O painel tem desenho semelhante ao dos ID, com traços fluidos, saídas de ar centrais em posição baixa e a central multimídia de 13” que parece encaixada no topo do painel, ao centro. O quadro de instrumentos também é familiar, representado por uma pequena tela de 5,3”.
Tecnologia e segurança
O Enyaq Coupé também quer se destacar pelo nível de tecnologia voltada ao conforto e à segurança. Entre os itens disponíveis há o pacote Travel Assist 2.5, que inclui piloto automático adaptativo, assistência para permanência em faixa, reconhecimento de faixas, assistente de tráfego e frenagem automática de emergência.
Há também faróis de LEDs matriciais com função alta automática, assistente de estacionamento para manobras semiautônomas, câmera de 360°, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e sistema de som com doze alto-falantes.
O sistema do modelo é atualizável de forma remota, pelo conhecido formato over-the-air (OTA). Isso permite que mapas e o software do veículo sejam atualizados, ou que novas funções possam ser inseridas pela internet, através de um chip instalado no sistema. Ou seja, isso dispensa idas à concessionária.
Quatro variantes de potência
O Enyaq Coupé oferece dois tamanhos diferentes de bateria, além de quatro opções de potência. Também há variação na tração.
A configuração de entrada do SUV cupê, a iV 60, entrega 179 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Por ter apenas um motor traseiro, ele tem tração traseira. A autonomia desta versão não foi revelada. Acima dela está a iV 80, de 204 cv e 31,6 kgfm, e tração traseira. Para esta, a autonomia é de até 545 km no ciclo WLTP.
Mais potente e com tração integral por ter dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro), a versão iV 80x rende até 265 cv e 43,3 kgfm. Assim como nas versões anteriores, a velocidade máxima do Enyaq iV 80x é de 160 km/h.
Por fim, o inédito elétrico esportivo, o Enyaq Coupé RS iV repete a tração nas quatro rodas da versão anterior, mas é ainda mais forte e potente: são 300 cv e 46,9 kgfm que permitem o SUV cupê chegar aos 100 km/h, a partir da inércia, em 6,5 segundos. A velocidade máxima deste sobe para 180 km/h.
Mesmo com um bom desempenho, fica claro que o SUV cupê da Skoda se inspira nos Tesla apenas no visual, já que o Model X, com seus mais de 1.000 cv, vai de 0 a 100 km/h em cerca de 2,5 segundos.