Sucessora da SsangYong vai reviver picape Musso com motor elétrico
Antiga SsangYong, KGM prepara o lançamento da picape Musso EV, primeira picape elétrica da Coreia do Sul, passando na frente de Kia e Hyundai

A coreana SsangYong ficou famosa na década de 1990, muito por conta dos seus SUVs e da picape Musso, que foi exportada para todo o mundo, inclusive o Brasil, equipado sempre com motores de origem Mercedes-Benz.
Atualmente, a montadora é chamada por outro nome: KG Motors (ou KGM). E o nome Musso vai sair da geladeira depois de 19 anos para se tornar a primeira picape elétrica do país, deixando as conterrâneas Hyundai e Kia para trás.

A KGM Musso EV é baseada na sua contraparte SUV, o Torres EVX. Além do visual, a picape também usará a mesma plataforma do ‘irmão’, adotando uma estrutura monobloco, assim como as picapes nacionais como a Fiat Toro, Strada, Ram Rampage e outras.

Na frente, os LEDs superiores são idênticos ao do Torres, compostos por duas linhas nas extremidades, e seis pontos na parte central. Os faróis também são parecidos, mas todo o resto é original.
A pseudo-grade não é dividida como no SUV, por isso aparenta ser maior. Já o para-choque é robusto e avança para a grade, dando um aspecto de carro aventureiro. O DNA off-road também aparece nos racks de teto e santantonio, porém, ela também estará disponível com uma capota, que fecha totalmente a caçamba.

Na traseira, o visual do para-choque se repete. A caçamba é estampada com o nome da marca em baixo relevo e as lanternas são verticais, com desenho interno em forma de X.

Outra diferença entre a dupla é que a picape teve seu entre-eixos esticado — embora a marca ainda não tenha revelado as medidas. O mesmo vale para a parte traseira, que também está maior para acomodar a caçamba.

Apesar do seu jeitão off-road, tudo indica que a picape não terá tração 4X4. A KGM ainda não confirmou todos os detalhes técnicos da Musso EV, mas ela deve ser equipada com o mesmo motor dianteiro de 207 cv do Torres. A bateria, por outro lado, será maior, tendo 80 kWh contra 73,4 kWh do SUV, e será feita pela BYD.
O lançamento da picape está marcado para março, é quando provavelmente teremos maiores detalhes sobre a Musso. No mês passado, a KGM mostrou alguns esboços de uma versão a combustão, porém, ainda não há maiores informações sobre o seu lançamento.