Renault cria protótipo retrofuturista para quebrar recorde de autonomia
Filante Record 2025 tem visual inspirado carros clássicos do século passado e servirá como laboratório para tecnologias dos próximos modelos da Renault

O novo protótipo elétrico da Renault tem um único objetivo: se tornar um recordista mundial de autonomia e deixa isso evidente até no nome. O Filante Record 2025 será como um “laboratório sobre rodas”, como a própria montadora se refere, e utiliza inovações e tecnologias que serão levadas aos futuros modelos da Renault.
A inspiração para o design vem de carros mais antigos, como 40 CV des Records (1925-1926), o Nervasport des Records (1934) e o Étoile Filante (1956).A carroceria faz jus a esse legado nas rodas traseiras separadas da carroceria e nos faróis arredondados, características que remetem aos carros de corrida mais antigos.

O monolugar feito em parceria com a Ligier Automotive mede 5,12 m de comprimento e apenas 1,19 m de altura. O peso total é 1.000 kg, sendo que 600 kg são só da bateria de 87 kWh, a mesma capacidade do Scénic E-Tech, e fica montada sob os pés do motorista.

Para reduzir o peso e, consequentemente, melhorar a autonomia, a Renault usou materiais leves como fibra de carbono e ligas de alumínio na carroceria e chassi. Já as peças mais complexas foram feitas em impressoras 3D. E para reduzir o número de peças mecânicas, o carro usa sistemas by-wire para a direção e freios.

A preocupação com o peso foi tão grande que a cabine é completamente futurista. Há poucos botões e o assento é apenas uma lona esticada em duas hastes de carbono — é como uma rede ou cadeira de praia —, mas tem o benefício de se adaptar melhor ao corpo do motorista.
O volante é pouco convencional, semelhante aos joysticks de videogame, sendo movimentado por duas manetes nas extremidades. A única tela fica no centro da peça e mostra apenas as informações mais necessárias. Inclusive, o volante sobe junto com a capota, para facilitar a entrada do motorista.

Os pneus foram especialmente projetados pela Michelin para ajudarem na missão principal do Filante Record. Se comparado às borrachas tradicionais, os do protótipo têm uma resistência de rolamento 40% menor.

Ele será potente? Possivelmente não muito, já que o objetivo é entregar muita autonomia. Até o momento a Renault não tem nenhuma informação sobre os motores do Filante.

Mas podemos tomar o Scénic E-Tech como parâmetro. Com uma bateria de mesma capacidade, o SUV entrega até 217 cv e pode percorrer até 619 km pelo ciclo WLTP.
A revelação oficial do Filante Record 2025 será no dia 5 de fevereiro, durante o Salão Rétromobile de Paris, na França. Já suas primeiras provas de autonomia acontecerão ainda no primeiro semestre de 2025, mas a Renault não estabeleceu nenhuma meta para o protótipo. Aguardaremos cenas dos próximos capítulos para saber do que ele é capaz.


