Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeto de lei propõe aulas de direção em carros automáticos e elétricos

O mesmo projeto também prevê a criação de um curso obrigatório sobre educação no trânsito

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2024, 19h11 - Publicado em 28 out 2024, 17h00
Renault Kwid E Tech
Renault Kwid E Tech (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

Um novo projeto de lei propõe a possibilidade de que carros automáticos e elétricos sejam utilizados em aulas prática de direção, no caso de um novo processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto também prevê a obrigatoriedade de um curso de educação no trânsito.

Em tramitação no Senado Federal, o projeto de lei (PL 3.688/2024) tem como autora a senadora Teresa Leitão (PT-PE). No primeiro caso, Teresa justifica que elétricos e automáticos possam ser utilizados nas aulas práticas por uma visão de mercado, já que a maioria dos carros novos oferecidos atualmente no Brasil são automáticos – e os elétricos entram nesta conta.

Assim, candidatos ao documento que terão maior contato com carros automáticos já poderiam realizar o aprendizado em um semelhante. “Atualmente não existe possibilidade de sua utilização para fins de aprendizagem, vez que até o presente momento não houve regulamentação pelo órgão máximo executivo de trânsito”, apontou a autora à Agência Senado.

alavanca de câmbio Prisma LTZ
Câmbio automático (Divulgação/Chevrolet)

Em outros pontos do PL, a autora propõe a criação de um curso de educação no trânsito obrigatório para a obtenção da CNH. Para ela, a educação no trânsito tem que ser “uma política de segurança pública que deve ser eficaz na proteção da integridade física do cidadão brasileiro” e “uma política pública eficiente para formação de cidadãos no exercício de sua cidadania”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O curso em questão deverá abordar, entre outros temas, legislação de trânsito, direção defensiva, instruções básicas de primeiros socorros, noções de cidadania e conceitos de proteção ao meio ambiente que tenham relação com o trânsito. Teresa Leitão justifica a proposta com o aumento nos sinistros de trânsito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.