Primeiro elétrico genuíno da Lexus é o ‘primo rico’ do Toyota bZ4X
Semelhante ao SUV da Toyota, o RZ 450e recebeu motorização mais potente e detalhes visuais únicos para se manter em alto padrão
Tudo bem que este não é o primeiro Lexus elétrico, esse título já pertence ao Ux 300e. Porém, o Lexus RZ 450e é o primeiro que nasceu para ser um EV, ao invés de ser uma adaptação de uma versão híbrida.
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Mesmo assim, ele não é 100% autêntico. Sua plataforma, a e-TNGA, também é usada pelo Toyota bZ4X e Subaru Solterra. Inclusive, podemos ver muito dos dois na silhueta SUV da Lexus.
Porém, o modelo de luxo têm suas particularidades. No design da carroceria, por exemplo, as linhas são bem mais acentuadas, o que dá uma aparência mais ‘esculpida’ ao Lexus RZ 450e. Na traseira, a lanterna única que atravessa toda a tampa do porta-malas, troca a linha vertical que desce em direção à roda no Toyota, por um vinco em cada lado.
Na dianteira é onde vemos a principal diferença estética. Os faróis, embora semelhantes, estão mais ‘pontudos’ e agressivos no Lexus RZ 450e. Além disso, a barra luminosa central do bZ4X foi retirada e a grade ganhou novo formato de “fuso”.
Já no tamanho, o RZ 450e é mais comprido, medindo 4,80 m contra 4,69 m do Toyota. Porém, os dois têm os mesmos 2,85 m de distância entre-eixos.
Como modelo de luxo, o RZ 450e é mais potente que os ‘colegas’ de plataforma. O motor dianteiro produz 204 cv e o traseiro 109 cv, totalizando 313 cv de potência combinada. Enquanto isso, o modelo da Toyota oferece somente 218 cv.
Todos os 44,3 kgfm de torque são entregues integralmente pelo novo sistema Direct4, capaz de mudar a distribuição de força entre os eixos de 0 a 100% em milissegundos. A bateria tem 96 células e 71,4 kWh.
Com essa configuração, o Lexus RZ 450e faz de 0 a 100 km/h em 5,6 s, porém, na configuração destinada à China, esse tempo cai para 5,3 segundos, de acordo com a marca. Já a velocidade será limitada em apenas 160 km/h.
Outra diferença entre o SUV da Lexus e da Toyota está no alcance. A marca de luxo declara uma autonomia de 450 km, embora no ciclo WLTP (utilizado na Europa) ela caia para 400 km. De qualquer forma, o alcance é menor que do bZ4X, que pode andar até 470 km com uma única carga, de acordo com o padrão europeu.
Por dentro, o painel de instrumentos precisou diminuir para alocar a generosa tela de 14’’ da central multimídia. Um destaque é o volante opicional “One-Motion Grip” — o famoso “inimigo das balizas”–, que graças a tecnologia steer-by-wire, substitui a coluna de direção por um sistema eletrônico mais avançado, que filtra as vibrações e diminuiu o esforço do motorista em determinados movimentos.
As portas inteligentes têm sensores que impedem que elas se abram caso algum veículo ou objeto esteja próximo. O teto solar panorâmico tem escurecimento automático, que ajuda a poupar energia da bateria. E para quem viaja na frente, aquecedores instalados na altura dos joelhos ajudam no conforto.
Na parte de segurança, o RZ 450e terá o Lexus Safety System+ 3.0, que inclui sistema de pré-colisão e controle de cruzeiro com radar dinâmico, que utiliza sensores para definir a velocidade ideal do veículo. A versão européia também terá Proactive Driving Assist, sistema que calcula o ângulo das curvas ajusta a direção para auxiliar o motorista.
O Lexus RZ 450e estará disponível na China, Europa, Estados Unidos e Japão e já é possível fazer as reservas online. Sem preço definido, é provável que ele custe mais do que a versão mais cara do Toyota bZ4X, que está saindo por U$ 48.780, ou cerca de R$ 225.300.