Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Lexus ROV é um quadriciclo off-road de luxo movido a hidrogênio

O modelo promete levar diversão a "qualquer lugar", sem emitir praticamente nenhum gás pelo escapamento

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 8 dez 2021, 22h12 - Publicado em 9 dez 2021, 01h30

A pandemia da Covid-19 fez com que atividades ao ar livre se tornassem o refúgio de muita gente. Com o público endinheirado não foi diferente. Percebendo o comportamento aventureiro de seus clientes, a Lexus criou o ROV, uma espécie de quadriciclo de luxo com motor abastecido a células de hidrogênio. Apesar disso, não há informações sobre sua comercialização.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O ROV (sigla para “veículo recreativo fora-da-estrada”, já na tradução para o português) é equipado com motor 1.0 movido a hidrogênio, emissões quase nulas e alta capacidade off-road.

Lexus ROV bronze visto 3/4 de frente
O modelo conta com um motor movido a hidrogênio Divulgação/Lexus

Sem dar detalhes sobre potência, torque e, portanto, o desempenho, a Lexus afirma que o modelo emite ruídos semelhantes aos de um motor a combustão, como uma proposta de reforçar o espírito de aventura e robustez.

O ROV possui um tanque de alta pressão para armazenar o hidrogênio comprimido. Além disso, as emissões são “quase nulas”, já que a quantidade de óleo queimado pelo motor é “insignificante”, segundo a marca. 

Lexus ROV bronze visto de frente
O visual é agressivo, como deve ser um off-road, mas conta com o requinte característico da marca Divulgação/Lexus

O modelo mescla características básicas de um off-road com o design clássico da Lexus. Os faróis, que lembram a letra “L”, remetem à iluminação dos carros de passeio da marca, que têm esta assinatura para a luz diurna. O formato de ampulheta da grade dos demais modelos também pode ser visto na carenagem do quadriciclo. 

A traseira, mais aberta, também nos faz lembrar dos SUVs e sedãs da nipônica, principalmente no formato das lanternas, que também repetem a iluminação principal dos modelos.

Continua após a publicidade

Lexus ROV bronze visto 3/4 de trás
A parte traseira conta com uma saída de escapamento e o nome da marca por extenso Divulgação/Lexus

No teto há uma barra de LEDs para ajudar na iluminação do caminho durante a noite e a “cabine” conta com uma gaiola para garantir maior segurança aos passageiros. 

Por falar em passageiros, apenas duas pessoas podem se divertir ao mesmo tempo a bordo do ROV, o que faz parte da proposta do modelo, mesmo que suas dimensões não sejam tão reduzidas assim. São 3,12 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,80 m de altura – maior do que um Smart ForTwo e menor do que um Fiat 500.

Interior do Lexus ROV bronze
O interior recebe um toque mais luxuoso da marca japonesa Divulgação/Lexus

Não pense, porém, que o visual agressivo não permite que o interior seja refinado. Dentro do ROV há um quadro de instrumentos que mescla elementos analógicos com uma tela. O volante é esportivo e envolto em material que imita couro, com aletas para troca de marcha. Os bancos (com molas para absorverem impactos) também têm material que simula couro e há fibra de carbono exposta em diversos pontos. 

Como um legítimo quadriciclo com forte aptidão off-road, o aventureiro da Lexus deixa todo o conjunto de suspensão à mostra, reforçando sua robustez. Para a marca, o ROV pode ir a “qualquer lugar” com uma direção dinâmica e confortável. Há ainda os grandes e lameiros pneus, e os para-lamas dianteiros, esculpidos de forma a evitar que pedras ou lama sejam projetados para a cabine.

Lexus ROV bronze visto 3/4 de frente
Apesar da divulgação das imagens. não se sabe se o modelo chegará a ser vendido Divulgação/Lexus

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

ou

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês