Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lexus ROV é um quadriciclo off-road de luxo movido a hidrogênio

O modelo promete levar diversão a "qualquer lugar", sem emitir praticamente nenhum gás pelo escapamento

Por Pedro Henrique Oliveira
9 dez 2021, 01h30
Lexus ROV bronze visto 3/4 de frente
O ROV, da Lexus, não tem qualquer previsão de lançamento (Divulgação/Lexus)
Continua após publicidade

A pandemia da Covid-19 fez com que atividades ao ar livre se tornassem o refúgio de muita gente. Com o público endinheirado não foi diferente. Percebendo o comportamento aventureiro de seus clientes, a Lexus criou o ROV, uma espécie de quadriciclo de luxo com motor abastecido a células de hidrogênio. Apesar disso, não há informações sobre sua comercialização.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O ROV (sigla para “veículo recreativo fora-da-estrada”, já na tradução para o português) é equipado com motor 1.0 movido a hidrogênio, emissões quase nulas e alta capacidade off-road.

Lexus ROV bronze visto 3/4 de frente
O modelo conta com um motor movido a hidrogênio (Divulgação/Lexus)

Sem dar detalhes sobre potência, torque e, portanto, o desempenho, a Lexus afirma que o modelo emite ruídos semelhantes aos de um motor a combustão, como uma proposta de reforçar o espírito de aventura e robustez.

O ROV possui um tanque de alta pressão para armazenar o hidrogênio comprimido. Além disso, as emissões são “quase nulas”, já que a quantidade de óleo queimado pelo motor é “insignificante”, segundo a marca. 

Continua após a publicidade
Lexus ROV bronze visto de frente
O visual é agressivo, como deve ser um off-road, mas conta com o requinte característico da marca (Divulgação/Lexus)

O modelo mescla características básicas de um off-road com o design clássico da Lexus. Os faróis, que lembram a letra “L”, remetem à iluminação dos carros de passeio da marca, que têm esta assinatura para a luz diurna. O formato de ampulheta da grade dos demais modelos também pode ser visto na carenagem do quadriciclo. 

A traseira, mais aberta, também nos faz lembrar dos SUVs e sedãs da nipônica, principalmente no formato das lanternas, que também repetem a iluminação principal dos modelos.

Continua após a publicidade
Lexus ROV bronze visto 3/4 de trás
A parte traseira conta com uma saída de escapamento e o nome da marca por extenso (Divulgação/Lexus)

No teto há uma barra de LEDs para ajudar na iluminação do caminho durante a noite e a “cabine” conta com uma gaiola para garantir maior segurança aos passageiros. 

Por falar em passageiros, apenas duas pessoas podem se divertir ao mesmo tempo a bordo do ROV, o que faz parte da proposta do modelo, mesmo que suas dimensões não sejam tão reduzidas assim. São 3,12 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,80 m de altura – maior do que um Smart ForTwo e menor do que um Fiat 500.

Continua após a publicidade
Interior do Lexus ROV bronze
O interior recebe um toque mais luxuoso da marca japonesa (Divulgação/Lexus)

Não pense, porém, que o visual agressivo não permite que o interior seja refinado. Dentro do ROV há um quadro de instrumentos que mescla elementos analógicos com uma tela. O volante é esportivo e envolto em material que imita couro, com aletas para troca de marcha. Os bancos (com molas para absorverem impactos) também têm material que simula couro e há fibra de carbono exposta em diversos pontos. 

Continua após a publicidade

Como um legítimo quadriciclo com forte aptidão off-road, o aventureiro da Lexus deixa todo o conjunto de suspensão à mostra, reforçando sua robustez. Para a marca, o ROV pode ir a “qualquer lugar” com uma direção dinâmica e confortável. Há ainda os grandes e lameiros pneus, e os para-lamas dianteiros, esculpidos de forma a evitar que pedras ou lama sejam projetados para a cabine.

Lexus ROV bronze visto 3/4 de frente
Apesar da divulgação das imagens. não se sabe se o modelo chegará a ser vendido (Divulgação/Lexus)

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.