Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porto de Vila Velha cria rota para importação de carros elétricos da China

Nova modalidade transporta os carros como carga, o que permite que os navios retornem à China com exportações do Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 set 2023, 12h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O aumento da importação de carros elétricos da China aumentou significativamente nos últimos meses, mas também criou um desafio logístico: os navios que trazem centenas de carros teriam que retornar à China com carga para otimizar os custos.

    Após meio ano funcionando em projeto piloto, o Terminal Portuário de Vila Velha oficializou uma nova rota comercial exclusiva para a China visando a importação de carros elétricos para o Brasil. Foram importados 8.000 carros entre dezembro de 2022 e junho e a intenção é dobrar o volume neste segundo semestre, informa a Log-In, administradora do porto capixaba.

    Flat rack vila velha brasil
    Cada flat rack pode transportar até três carros (Log-In/Divulgação)

    Para viabilizar isso, não são utilizados navios RoRo, dedicados a transporte de veículos. São, na verdade, enormes estacionamentos flutuantes de onde os carros entram e saem rodando. Nesta nova rota do porto de Vila Velha, feita em parceria com a Cosco, usam o modelo Flat Rack, que são pranchas onde os carros são estacionados para serem transportados.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade
    Flat rack vila velha brasil
    Após desembarcar carros no Brasil, o navio pode retornar à China com outras cargas de origem brasileira (Log-In/Divulgação)

    O embarque e desembarque é feito por içamento, como se faz com contêineres. Também é possível alocar os carros em contêineres tradicionais. Esse tipo de operação também ajuda a driblar a escassez de navios RoRo, especialmente em rotas a partir da China. Até então, na América do Sul, essa operação só existia no Chile e no Equador. 

    seres
    Carros da Seres em outro tipo de plataforma para transporte (SERES/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    “Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que já ocorre há mais de 10 anos. Desta forma, é possível explorar a operação de logística reversa, fomentando o comércio entre Brasil e China”, explica Gerente Comercial da Log-In, Marhmed Hashemj.

    BYD, GWM e Seres estão entre as marcas chinesas que já desembarcaram carros elétricos e híbridos importados da China com essa operação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.