O aumento da importação de carros elétricos da China aumentou significativamente nos últimos meses, mas também criou um desafio logístico: os navios que trazem centenas de carros teriam que retornar à China com carga para otimizar os custos.
Após meio ano funcionando em projeto piloto, o Terminal Portuário de Vila Velha oficializou uma nova rota comercial exclusiva para a China visando a importação de carros elétricos para o Brasil. Foram importados 8.000 carros entre dezembro de 2022 e junho e a intenção é dobrar o volume neste segundo semestre, informa a Log-In, administradora do porto capixaba.
Para viabilizar isso, não são utilizados navios RoRo, dedicados a transporte de veículos. São, na verdade, enormes estacionamentos flutuantes de onde os carros entram e saem rodando. Nesta nova rota do porto de Vila Velha, feita em parceria com a Cosco, usam o modelo Flat Rack, que são pranchas onde os carros são estacionados para serem transportados.
O embarque e desembarque é feito por içamento, como se faz com contêineres. Também é possível alocar os carros em contêineres tradicionais. Esse tipo de operação também ajuda a driblar a escassez de navios RoRo, especialmente em rotas a partir da China. Até então, na América do Sul, essa operação só existia no Chile e no Equador.
“Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que já ocorre há mais de 10 anos. Desta forma, é possível explorar a operação de logística reversa, fomentando o comércio entre Brasil e China”, explica Gerente Comercial da Log-In, Marhmed Hashemj.
BYD, GWM e Seres estão entre as marcas chinesas que já desembarcaram carros elétricos e híbridos importados da China com essa operação.