Por R$ 99.800, BYD Dolphin Mini é o primeiro elétrico para PCDs do Brasil
Montadora lança versão para público com deficiência nas versões de quatro e cinco lugares; com as reduções elétrico chega a custar tanto quanto Kwid elétrico
Além de ser o segundo elétrico mais vendido do Brasil, agora o BYD Dolphin Mini tem um título para chamar de seu: o de primeiro elétrico para PCDs.
A montadora anunciou a modalidade de venda com isençãototal de IPI e parcial do ICMS (até o teto de R$ 70.000), tanto para as versões de quatro lugares, quanto para a de cinco lugares. Para a BYD, essa ação faz “com que a eletrificação seja realmente abrangente para a população brasileira”.
Com as reduções, o BYD Dolphin Mini para PCDs de quatro lugares passa dos R$ 115.800 para R$ 99.800, mas apenas na cor preta. Enquanto isso, a versão de cinco lugares sai de R$ 119.800 por R$ 101.800 em todas as cores disponíveis.
Como parte do pacote, a BYD ainda oferece um carregador wallbox totalmente de grátis, para que o carro possa ser carregado em casa.
Na prática, o Dolphin Mini para PCDs custa apenas R$ 190 reais a mais que o Renault Kwid E-Tech, o atual elétrico mais barato do Brasil, ajudando o compacto a atingir um número ainda maior de vendas. Atualmente, ele só fica atrás do irmão Dolphin entre os elétricos mais vendidos do país, mas é algo que pode mudar a qualquer momento.
Em questão de equipamentos, é idêntico às versões para o público geral. Logo, na versão de quatro lugares você terá ajuste elétrico do banco do motorista, base de carregamento sem fio para smartphone, 6 airbags, ajuste de profundidade da coluna de direção, faróis de led, central multimídia giratória de 10,1’’ com Android Auto (sem fio) e Apple CarPlay (com fio), ar-condicionado digital, chave presencial, entre outros.
O Dolphin Mini para cinco passageiros é mais bem equipado e tem como exclusividade um jogo de câmeras com visão de 360º, graças a adição de uma câmera em cada retrovisor e outra na dianteira, que se somam à traseira, também encontrada na versão de quatro lugares.
O conjunto mecânico dos dois é o mesmo, com motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,6 kgfm, que permite chegar aos 100 km/h em 14,9 segundos e à velocidade máxima de 130 km/h. A bateria tem 38,8 kWh e oferece até 280 km de autonomia, segundo o Inmetro.