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Por R$ 99.800, BYD Dolphin Mini é o primeiro elétrico para PCDs do Brasil

Montadora lança versão para público com deficiência nas versões de quatro e cinco lugares; com as reduções elétrico chega a custar tanto quanto Kwid elétrico

Por João Vitor Ferreira
14 ago 2024, 11h00
BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini inaugura o segmento de carros elétricos para PCDs no Brasil  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Além de ser o segundo elétrico mais vendido do Brasil, agora o BYD Dolphin Mini tem um título para chamar de seu: o de primeiro elétrico para PCDs.

A montadora anunciou a modalidade de venda com isençãototal de IPI e parcial do ICMS (até o teto de R$ 70.000), tanto para as versões de quatro lugares, quanto para a de cinco lugares. Para a BYD, essa ação faz “com que a eletrificação seja realmente abrangente para a população brasileira”.

Com as reduções, o BYD Dolphin Mini para PCDs de quatro lugares passa dos R$ 115.800 para R$ 99.800, mas apenas na cor preta. Enquanto isso, a versão de cinco lugares sai de R$ 119.800 por R$ 101.800 em todas as cores disponíveis.

Como parte do pacote, a BYD ainda oferece um carregador wallbox totalmente de grátis, para que o carro possa ser carregado em casa.

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BYD Dolphin Mini
Versão adaptada está disponível para o Dolphin Mini de quatro e cinco lugares (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na prática, o Dolphin Mini para PCDs custa apenas R$ 190 reais a mais que o Renault Kwid E-Tech, o atual elétrico mais barato do Brasil, ajudando o compacto a atingir um número ainda maior de vendas. Atualmente, ele só fica atrás do irmão Dolphin entre os elétricos mais vendidos do país, mas é algo que pode mudar a qualquer momento.

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Em questão de equipamentos, é idêntico às versões para o público geral. Logo, na versão de quatro lugares você terá ajuste elétrico do banco do motorista, base de carregamento sem fio para smartphone, 6 airbags, ajuste de profundidade da coluna de direção, faróis de led, central multimídia giratória de 10,1’’ com Android Auto (sem fio) e Apple CarPlay (com fio), ar-condicionado digital, chave presencial, entre outros.

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Dolphin Mini
As versões terão o mesmo nível de acabamento e equipamentos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Dolphin Mini para cinco passageiros é mais bem equipado e tem como exclusividade um jogo de câmeras com visão de 360º, graças a adição de uma câmera em cada retrovisor e outra na dianteira, que se somam à traseira, também encontrada na versão de quatro lugares.

O conjunto mecânico dos dois é o mesmo, com motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,6 kgfm, que permite chegar aos 100 km/h em 14,9 segundos e à velocidade máxima de 130 km/h. A bateria tem 38,8 kWh e oferece até 280 km de autonomia, segundo o Inmetro.

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